As notícias em destaque nesta segunda-feira, 12/09

Rose Weber assume a presidência do STF. Marina Silva declara apoio à candidatura de Lula. Rei Charles III fala ao parlamento. Destaques do último final de semana do Rock in Rio, e mais
por
Ana Beatriz Vilela
Letícia Coimbra
Luan Leão
Sônia Xavier
|
12/09/2022 - 12h

Segunda-feira, 12 de setembro de 2022, veja os destaques do Resumo AGEMT:

  • Marina Silva anuncia apoio à candidatura de Lula;

  • Eleições 2022: Militares vão fazer apuração paralela; TSE nega ter havido acordo para concessão de dados;

  • Ministra Rosa Weber assume a presidência do Supremo Tribunal Federal; Weber é a terceira mulher a ocupar o cargo;

  • Reino Unido: Charles III fala ao Parlamento; Bolsonaro confirma presença no funeral da Rainha;

  • Último final de semana de shows no Rock in Rio 2022

  • Brasileirão: Palmeiras vence e aumenta vantagem na liderança. US Open: Alcaraz conquista título aos 19 anos

Marina Silva declara apoio a Lula
Ex-ministra do Meio Ambiente declara apoio a candidatura de Lula. Foto: Reprodução / Instagram

Deixando de lado os entretantos…

Nesta segunda-feira (12), a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva anunciou apoio à candidatura do petista Luiz Inácio Lula da Silva. O discurso foi feito durante encontro em São Paulo. Na justificativa, Marina destacou a necessidade de união contra o que, segundo ela, ameaça a democracia brasileira, a “semente maléfica do bolsonarismo”.

Ao lado de Lula, antes de afirmar apoio, ela declarou:

"Compreendo que, neste momento crucial da nossa história, quem reúne as maiores e melhores condições para derrotar Bolsonaro e a semente maléfica do bolsonarismo que está se implementando no seio da nossa sociedade, agredindo irmãos brasileiros, ceifando vida de pessoas por pensarem, é a sua candidatura”.

Apesar da ex-senadora ter anunciado agora, seu partido, o Rede Sustentabilidade, já o havia feito em abril. Na época, porém, a sigla declarou aprovação da maioria dos filiados e anunciou que os membros do partido eram livres para escolher apoiar outros candidatos.


 

Apuração paralela

De acordo com informações reveladas pela Folha de SP neste domingo (11), as Forças Armadas farão uma contagem de votos paralela à apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as eleições deste ano. Segundo o jornal, eles distribuiriam militares em seções eleitorais pelo país, enviando fotos do QR Code de 385 boletins de urnas eletrônicas para o Comando de Defesa Cibernética do Exército, em Brasília, onde os votos serão contados.

 

Segundo os militares, este número de urnas garantirá uma eficiência de 95% na apuração. Desde a redemocratização do Brasil, a ação nunca aconteceu.

 

Em nota, nesta segunda-feira (12), o TSE informou que não houve acordo com as Forças Armadas para a concessão do acesso aos dados coletados durante a eleição.


 

Nova presidente

A ministra Rosa Weber assumiu nesta segunda-feira (12) a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) no lugar de Luiz Fux, que comandou o Tribunal por 2 anos. A magistrada foi indicada à Corte pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2011. Sua gestão terá apenas um ano, já que completará 75 anos em outubro de 2023, quando se aposenta compulsoriamente. Seu vice será o ministro Roberto Barroso, indicado em 2013 também pela ex-presidente. 

 

Charle III fala ao parlamento
Charles III fala ao Parlamento pela primeira vez. Foto: Henry Nicholls / AP

Pela primeira vez

 

O rei Charles III realizou nesta segunda-feira (12), seu primeiro discurso no parlamento britânico. Diante da Câmara dos Comuns e da Câmara dos Lordes, o monarca afirmou que “não posso deixar de sentir o peso da história que nos cerca e que nos lembra das tradições parlamentares vitais a que os membros das duas Câmaras se dedicam com tanto compromisso”. 

 

Charles III afirmou que irá seguir o exemplo de sua mãe, a rainha Elizabeth II, e manter os “preciosos princípios do governo constitucional que estão no coração de nossa nação”.

 

Após o pronunciamento, o rei seguiu para a Escócia, onde acompanhará, ao lado de outros membros da família real, um cortejo fúnebre do corpo de Elizabeth II até a catedral de Saint Giles.

 

Para inglês ver

O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou presença no funeral da Rainha Elizabeth II em Londres, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores. "O convite à cerimônia foi encaminhado, na noite do sábado (10), à Embaixada do Brasil em Londres. Consultado na manhã do domingo (11), o senhor presidente da República orientou o Itamaraty a responder positivamente ao convite", informou o órgão. Bolsonaro viajará ao lado de sua esposa, Michelle Bolsonaro. 

 

Após o anúncio da morte da rainha, Bolsonaro escreveu uma nota de pesar à Família Real: "É com grande pesar e comoção que o Brasil recebe a notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, uma mulher extraordinária e singular, cujo exemplo de liderança, de humildade e de amor à pátria seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos", dizia parte do texto.

 

Último final de semana de shows do Rock in Rio
Coldplay em apresentação no Rock in Rio 2022. Foto: Rock in Rio / Divulgação

Rock in Rio 

 

No sábado, a banda britânica Coldplay foi headliner do Palco Mundo, que contou também com apresentações de Djavan, Bastille e Camila Cabello. No Palco Sunset contou com nomes como Gilsons e CeeLo Green.

 

O último dia do festival teve destaque pela grande presença feminina, no Palco Mundo, as cantoras brasileiras que se apresentaram foram Ivete Sangalo e Rita Ora. O headline da última noite foi Dua Lipa, um dos shows mais aguardados da edição. 

 

No Palco Sunset teve a apresentação de “Power! Elza Vive, um show em Homenagem a Elza Soares”, com participação de Majur, Agnes Nunes, Caio Prado, Mart’nália, Gaby Amarantos e Larissa Luz, a cantora Ludmilla também se apresentou nesse último dia de festival.

 

 

Pandemia 

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou  8.060 novos casos de COVID-19, e 38 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 68. No total, o país acumula 34.533.957 casos confirmados, e 684.898 óbitos por COVID-19.


 

Palmeiras vence e se mantém na liderança
Rony comemora gol que iniciou a vitória do líder Palmeiras. Foto: Palmeiras / Divulgação

Brasileirão



A 26ª rodada do Campeonato Brasileiro série A terminou com mudança na vice-liderança, e viu o seu líder aumentar a vantagem na ponta. Jogando no Castelão, o Ceará venceu o Santos por 2 a 1; nesta segunda-feira (12) a equipe paulista anunciou a demissão do técnico Lisca. No Beira-Rio, o Internacional venceu o Cuiabá por 1 a 0; a vitória levou a equipe gaúcha para a vice-liderança do campeonato.

Em casa, após uma eliminação no meio da semana passada, o Palmeiras venceu o Juventude por 2 a 1 e ampliou sua vantagem na liderança; agora o Verdão tem oito pontos de diferença para o segundo colocado. Jogando em casa, o Fluminense venceu o Fortaleza por 2 a 1. No Nilton Santos, Botafogo e América-MG empataram sem gols. Na Ressacada, Avaí e Athletico-PR ficaram no 1 a 1.
 

O clássico majestoso entre São Paulo e Corinthians terminou empatado em 1 a 1. Na luta contra o rebaixamento, o Coritiba venceu o Atlético-GO por 2 a 0. Fora de casa, o Flamengo empatou contra o Goiás e caiu da segunda para a terceira colocação, ficando a nove pontos do líder.




Histórico
 

O espanhol Carlos Alcaraz venceu o norueguês Casper Ruud e venceu o US Open. Com a vitória por 3 sets a 1, o espanhol que tem apenas 19 anos chegou ao posto de número 1 do mundo na modalidade, sendo o mais jovem da história. A final foi parelha, quem vencesse subiria ao posto mais alto do ranking, a derrota deixou Ruud com a segunda colação.

A final realizada em Nova York teve parciais de 6/4, 2/6, 7/6 (1) e 6/3. Essa foi a primeira final de Grand Slam de Alcaraz, que há um ano era o número 55 do mundo. “Ganhar um Grand Slam e ser o melhor do mundo foi algo que sempre sonhei. Eu só tenho 19 anos e todas as decisões difíceis eu deixo com a minha equipe (risos). Pensei na minha mãe que não está aqui e no meu avô. Muitas pessoas vieram da Espanha para torcer para mim. Desde a primeira rodada, estavam torcendo para mim. Foi a melhor atmosfera num torneio na minha vida”, disse o jovem espanhol ao final da partida. 

Tags: