Política
Bolsonaro diz que emendas parlamentares ajudam a acalmar o Congresso. Quase vice: Bolsonaro diz que há “90%” de chance de Braga Netto ser seu vice.
Apenas o que eles querem
Em entrevista ao podcast “Irmãos Dias” divulgada nesta segunda-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que as verbas das emendas de relator, que privilegia aliados do governo e está no centro da discussão sobre corrupção no governo, ajudam a acalmar os congressistas.
“Ajuda a acalmar o Parlamento. O que eles querem, no final das contas, é mandar recursos para a sua cidade”, disse Bolsonaro.
“Quando se fala em ‘orçamento secreto’, é mau-caráter, falta caráter por parte da imprensa, é publicado no Diário Oficial da União. Eles têm acesso ao que é feito”, acrescentou.
Além disso, o presidente teceu críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e afirmou que Edson Fachin, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), trabalha na tentativa de eleger o ex-presidente Lula (PT).
“Fachin tirou ele da cadeia, tornou elegível e está presidindo o TSE. Se depender do Fachin ou do voto do Fachin, ele (Lula) será presidente da República”.
Quase vice
O presidente Bolsonaro disse nesta segunda-feira (11), em entrevista ao portal O liberal, que há “90%” de chance de que Braga Netto, ex-ministro da Defesa e atual assessor-especial do gabinete pessoal do presidente, seja seu vice na chapa que irá concorrer pela reeleição.
“Já adiantei que tem 99% de chance de ser mineiro. É o que posso falar até agora. Então, diminui bastante esse setor. Não é por ser mineiro, não é por ser nordestino. Isso aí é consequência, é segundo plano, mas ajuda. Você prestigia grandes concentrações de eleitores e ajuda na campanha”, acrescentou.
Em seguida, quando questionado se existe "99% de chance" do vice indicado ser Braga Netto, o presidente respondeu: "90% Braga Netto, pronto, fechou. 90% Braga Netto, está fechado aí”.
O presidente ainda elogiou a “tremenda experiência de administração” das pastas cuidadas pelo general.
Meio Ambiente
Segundo relatório, Garimpeiros exigem sexo com meninas yanomami em troca de comida. Relatório da Comissão Pastoral da Terra.
Abusos do garimpo
Um relatório divulgado pela Hutukara Associação Yanomami (Hay) denuncia que garimpeiros exigiam sexo com meninas e mulheres indígenas como moeda de troca por comida na Terra Yanomami.
Os relatos de indígenas, pesquisadores e antropólogos contidos no documento revelam que ao menos três adolescentes de até 13 anos ficaram doentes e morreram em 2020 após os abusos praticados pelos garimpeiros.
"Elas eram novas, tendo apenas tido a primeira menstruação. Após os garimpeiros terem provocado a morte dessas moças, os ianomâmis protestaram contra os garimpeiros, que se afastaram um pouco. As lideranças disseram para eles [garimpeiros] que estando tão próximos, se comportam muito mal.”, diz o relato de uma pesquisadora indígena após conversa com uma mulher Yanomami.
Assassinatos no campo
Segundo dados do Centro de Documentação da Comissão Pastoral da Terra (Cedoc-CPT) o número de assassinatos em conflitos de campo na região Norte do Brasil aumentou em 75% entre 2020 e 2021. A região mais afetada é a terra indígena Yanomami: foram 101 mortes, a maioria em decorrência da ação de garimpeiros, segundo o relatório.
A maioria dos casos são crimes cometidos por ação de garimpeiros: 11 assassinatos ocorreram no estado de Rondônia; Três indígenas Moxihatëtëa foram assassinados em Roraima. Além disso, o número de resgatados por trabalho escravo mais que dobrou no último ano: os casos aumentaram 76%.
Por enquanto, os dados são preliminares, mas já contabiliza, no total, 144 óbitos por assassinatos (35) e conflitos (109). O documento completo será divulgado pela CPT na próxima segunda-feira (18).
Economia
Turismo e exportação puxam retomada de empregos formais pós-pandemia, segundo CNC. A conta de luz deve ficar sem taxa extra até o final do ano, diz ONS. Roberto Campos Neto, presidente do BC, se disse “surpreso” com a inflação de março. Morre Eduardo Guardia, ex-Ministro da Fazenda.
Mais empregos formais
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou nesta segunda-feira (11) dados que mostram que o turismo e os setores de exportações foram os que se recuperaram mais rápido pós-pandemia.
Baseado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a CNC constatou que as 20 cidades com maior avanço na abertura líquida de postos de trabalho têm ligação com a exportação agrícola ou turismo. Nesses dois setores, de junho de 2020 até fevereiro de 2022 já foi registrado um saldo de 4,4 milhões de vagas de trabalhos criadas. Isso representa um aumento de 12% no número de trabalhadores formais registrados, em relação ao primeiro semestre de 2020.
Segundo dados do novo Caged, a indústria extrativista foi o setor industrial que apresentou maior variação relativa da área, com crescimento de 0,80%.
Bandeira verde
Nesta segunda-feira (11) o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Luiz Carlos Ciocchi, afirmou que as expectativas é de que a conta de luz permaneça, até o final do ano, na bandeira verde, que é quando não há taxa extra de cobrança. A decisão de qual bandeira tarifária aplicar é da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
No sistema criado existem três cores de bandeira: verde, amarela e vermelha, porém, desde setembro de 2021 está em vigor a bandeira de “crise hídrica”, que aumenta a conta de luz R$14,20 a mais por cada 100 quilowatts/hora (kWh) consumido.
A bandeira verde entra em vigor a partir deste próximo sábado (16).
“Surpresa”
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse durante uma palestra nesta segunda-feira (11), que recebeu com surpresa os números da inflação no mês passado, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o IBGE, a inflação acelerou 1,62%, e foi a maior para o período desde 1994, antes do plano real.
“Foi uma surpresa que, curiosamente, se deu em vários países. Vamos analisar os fatores que estão gerando essas surpresas inflacionárias e vamos comunicar isso no momento mais apropriado”
Morre Eduardo Guardia
Morreu nesta segunda-feira (11), aos 56 anos de idade, o ex-Ministro da Fazenda e ex-Secretário do Tesouro Nacional Eduardo Guardia.
Guardia foi secretário do Tesouro Nacional em 2002, no último ano de governo de Fernando Henrique Cardoso. Também foi secretário-executivo do Ministério da Fazenda de 2016 a 2018, no governo de Michel Temer, quando assumiu como Ministro da Fazenda, substituindo Henrique Meirelles.
A assessoria confirmou a morte mas não deu detalhes. Guardia não tinha filhos, ele deixa sua esposa Maria Lúcia.
Internacional
Eleições na França: Macron e Le Pen no segundo turno. Tensão política no Paquistão. Guerra na Ucrânia: Aeroporto de Dnipro foi bombardeado pelos russos, diz Ucrânia.
Macron vs Le Pen
O primeiro turno das eleições francesas foi marcado pela menor participação dos cidadãos nas urnas desde 2017. A disputa será decidida em segundo turno entre o atual presidente da França, Emmanuel Macron, que obteve 27,6% dos votos, e a candidata de extrema-direita Marine Le Pen, que conquistou 23% dos votos.
Macron e Le Pen terão à frente duas semanas decisivas para o segundo turno das eleições, marcado para o dia 24 de abril.
Em um discurso feito aos apoiadores, o atual presidente prometeu trabalhar para convencer todos os eleitores a votarem nele. “Nada está decidido, e a batalha que travaremos nos próximos 15 dias será decisiva para a França e a Europa”, disse.
Já Le Pen, disse que irá solucionar as divisões presentes no país, caso seja eleita presidente. “Pretendo sem espera costurar as lágrimas que uma França dilacerada sofre e que agora o poder foi capaz de fazer”.
Até o momento, todos os candidatos que disputaram no primeiro turno se opuseram à Le Pen, com exceção de Eric Zemmour, também da extrema-direita.
“A proximidade histórica (da extrema-direita Marine Le Pen) com Vladimir Putin a desacredita de defender os interesses de nosso país nestes tempos trágicos. Sua eleição significaria que a França se tornaria irrelevante no cenário europeu e internacional”, afirmou Valérie Pécresse, candidata do partido Republicano.
Apesar de reconhecer diferenças com Le Pen, Zemmour afirmou que não tem “dúvidas de quem é o adversário. Por isso peço aos meus apoiadores que votem em Marine Le Pen”.
Paquistão: Tensão política
Após uma votação na Assembleia Nacional, Shehbaz Sharif, presidente interino da Câmara, foi eleito novo primeiro-ministro do Paquistão. Foram 174 votos a favor dos 342 parlamentares, o suficiente para que Sharif fosse eleito. O novo premiê substituirá Khan, que foi destituído no último sábado (9), em uma moção de censura parlamentar depois de várias semanas de crise política no país.
A Suprema Corte ordenou que o Parlamento votasse uma moção de censura após Khan tentar permanecer no poder através da dissolução da Câmara e convocando novas eleições em três meses alegando “interferência estrangeira”.
Após tentar impedir a votação, o presidente da Assembleia e seu vice, que eram aliados de Khan, foram obrigados a renunciar.
Bombardeio no aeroporto de Dnipro
Segundo o governador da região de Dnipropetrovsk, Valentin Reznichenko, o aeroporto da cidade de Dnipro foi bombardeado neste domingo (10) pela Rússia, ficando “destruído”.
No Telegram, Reznichenko afirmou que o número de vítimas ainda não estava definido. “Novo ataque contra o aeroporto de Dnipro. Não resta mais nada. O próprio aeroporto e as infraestruturas próximas foram destruídos. E os mísseis continuam voando”, escreveu.
Apesar de ter sido, até então, relativamente pouco afetada pelas forças russas, o aeroporto da cidade já havia sido bombardeado em 15 de março, deixando o terminal danificado e a pista destruída.
Saúde
Atualização dos dados da pandemia. 21 países não vacinaram nem 10% de sua população, diz OMS.
Pandemia
De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 8.803 novos casos de COVID-19, e 69 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 145. No total, o país acumula 30.161.205 casos confirmados, e 661.327 óbitos por COVID-19.
Baixa vacinação
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta segunda-feira (11) que em 21 países a cobertura vacinal está abaixo de 10% da população. Segundo o órgão, ao todo, 68 países ainda não atingiram a marca de 40% da população imunizada.
Coreia do Norte, Burundi e Eritreia aparecem com 0% da população vacinada. Dos 21 países que não tem sequer 10% da população vacinada, 16 estão no continente Africano.
A OMS chamou a atenção, também, para o atraso causado pela pandemia em outras campanhas de vacinação, como a da pólio e a do HPV, responsável pela maioria dos casos de câncer de colo de útero.
Cultura
Bilheteria nacional: “Sonic 2” lidera em semana de estreia. Brie Larson confirma que estará em novo filme da franquia “Velozes e Furiosos”. “Oscar da Fotografia” para Lalo de Almeida. Britney Spears grávida.
Sonic 2
O filme Sonic 2 foi o mais visto nos cinemas brasileiros, assim como nos Estados Unidos. A adaptação do jogo de videogame teve 816 mil ingressos vendidos e arrecadou R$15,8 milhões no último final de semana. O montante representa 68% de toda a movimentação do período, que teve 1,2 milhão de espectadores nos cinemas.
Capitã Marvel em Velozes e Furiosos
Brie Larson, a atriz de Capitã Marvel, estará no elenco de “Velozes e Furiosos 10”. Quem divulgou a presença de Larson na franquia foi Vin Diesel em seu Instagram. “Você vê esse anjo nos meus ombros me fazendo gargalhar, e pensa consigo mesmo, ‘essa é a Capitã Marvel’. Claramente há amor e risada nessa foto. O que você não vê, no entanto, é o personagem que conhecerá em Velozes e Furiosos 10”, escreveu o ator.
A previsão de estreia do filme é maio de 2023. Entre outros nomes confirmados, estão Michelle Rodriguez, Nathalie Emmanuel, Ludacris, Sung Kang e Jason Momoa.
“Oscar da Fotografia”
Lalo de Almeida, fotógrafo brasileiro, venceu o “Oscar da Fotografia”, na categoria “Longa Duração”, do World Press Photo, a mais prestigiada premiação de fotojornalismo do mundo.
A série fotográfica, “Distopia Amazônica” documenta a ameaça à floresta amazônica pelo desmatamento, mineração, desenvolvimento de infraestrutura e exploração de recursos naturais. Parte das imagens foi publicada na série "Amazônia sob Bolsonaro".
"Este projeto retrata algo que não tem apenas efeitos negativos na comunidade local, mas também globalmente, pois gera uma reação em cadeia", disse a presidente do júri do WPP, Rena Effendi.
Britney grávida do terceiro filho
A cantora Britney Spears anunciou nesta segunda-feira (11) que está grávida de seu terceiro filho, o primeiro com seu atual noivo, Sam Asghari.
Durante sua batalha judicial para se livrar da tutela do pai, Britney expressou seu desejo de ser mãe mais uma vez, mas disse que era impedida por Jamie Spears, que não deixava os médicos removerem seu DIU (Dispositivo Intrauterino).
Em seu Instagram, Britney publicou: "Eu perdi tanto peso antes da minha viagem a Maui, e depois ganhei tudo de novo. Eu pensei 'nossa, o que aconteceu com a minha barriga?', e meu marido disse: 'não, bobinha, você só comeu demais'. Então eu fiz um teste de gravidez... Bem... Vou ter um bebê.”
Esportes
1ª rodada do campeonato Brasileiro. Amistoso seleção feminina de futebol. “Obrigado, Sheilla”: A despedida das quadras da bicampeã olímpica. GP da Austrália.
Ele voltou!
Depois de três meses com os estaduais, o Campeonato Brasileiro voltou no último final de semana, com direito a muitos gols, polêmicas, e até demissões de técnicos. Abrindo a rodada, no Maracanã, Fluminense e Santos empataram em 0 a 0. Em Goiânia, Atlético-GO e Flamengo empataram em 1 a 1.
Em um jogo cheio de polêmicas de arbitragem, o Palmeiras perdeu para o Ceará por 3 a 2, no Allianz Parque. No Paraná, o Coritiba aplicou 3 a 0 no Goiás. Na estreia do técnico Luís Castro, o Botafogo perdeu por 3 a 1 no Engenhão. O atual campeão Atlético-MG venceu o Internacional por 2 a 0, em Belo Horizonte.
No Castelão, o Fortaleza perdeu para o Cuiabá por 1 a 0. Em Santa Catarina, vitória do Avaí contra o América-MG por 1 a 0, o resultado custou o cargo do técnico Marquinhos Santos, que anunciou o desligamento do clube em comum acordo. No Morumbi, o São Paulo aplicou sonoros 4 a 0 no Athletico-PR, destaque para o atacante Jonathan Calleri que marcou três gols. O resultado também ocasionou na saída do técnico Alberto Valentim do comando da equipe paranaense.
Preparação para a Copa América
Na série de amistosos de preparação para a Copa América, nesta segunda-feira (11) a seleção brasileira feminina de futebol jogou contra a Hungria. As comandadas de Pia Sundhage levaram a melhor, deu Brasil por 3 a 1. Destaque para a atacante Gabi Nunes, do Corinthians, que marcou 2 gols.
O último amistoso de preparação é no dia 28 de junho, contra a Suécia em Estocolmo. O Brasil estreia na Copa América no dia 09 de julho, às 21h, contra a Argentina. A Copa América vai de 8 a 30 de julho, e será sediada na Colômbia.
“Obrigado, Sheilla”
O mundo do vôlei assistiu a aposentadoria de uma de suas melhores atletas. Aos 38 anos de idade, Sheilla Tavares de Castro anunciou sua aposentadoria no último sábado (9). Na carreira vitoriosa, a oposta foi bicampeã olímpica com a seleção brasileira, sete vezes campeã do Grand Prix de vôlei com a seleção, e tem outros inúmeros títulos e momentos marcantes com a camisa não apenas da seleção mas também dos clubes que defendeu.
Diversas atletas publicaram homenagens para Sheilla. A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) também homenageou a atleta. Em suas redes sociais a jogadora falou sobre a aposentadoria.
Fim de semana perfeito
Charles Leclerc não apenas venceu o Grande Prêmio da Austrália como deu show neste final de semana. O piloto da Ferrari fez um “Grand Chelem”, que é quando um piloto faz a pole, vence a corrida de ponta a ponta (liderando todas as voltas) e ainda anota a volta mais rápida. Um piloto da Ferrari não fazia um Grand Chelem desde 2010, quando Fernando Alonso fez no GP de Singapura.
Além de Leclerc, subiram ao pódio Sérgio Perez, da RBR, e George Russel, da Mercedes. Lewis Hamilton foi o quarto colocado, e mais uma vez, Max Verstappen precisou abandonar a prova.