POLÍTICA
Bolsonaro volta a falar sobre contagem de votos nas eleições e ameaça o judiciário. Pesquisas eleitorais. O Deputado Daniel Silveira passa a noite na Câmara para não colocar tornozeleira eletrônica, Lira fala em “inviolabilidade” da Câmara. Rosa Weber nega arquivamento de inquérito sobre prevaricação de Bolsonaro no caso Covaxin.
"Até com o sacrifício da própria vida"
O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a afrontar a justiça eleitoral nesta quarta-feira (30), desta vez em discurso em Parnamirim, região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte. Bolsonaro voltou a falar que os votos serão contados, e que “não serão dois ou três a decidirão como serão contados”. Vale lembrar que no ano passado o Congresso rejeitou a proposta do voto impresso no plenário.
“Podem ter certeza que, por ocasião das eleições de 2022, os votos serão contados no Brasil. Não serão dois ou três que decidirão como serão contados esses votos”.
O presidente Bolsonaro também se disse defensor da democracia da liberdade e que faria de tudo para assegurar esses direitos. “Defendemos a democracia, a liberdade, e tudo faremos até com o sacrifício da nossa vida para que esses direitos sejam relevantes e cumpridos pelo nosso país”.
Bolsonaro ainda reforçou o discurso de o bem contra o mal. “Cada vez mais a população entende quem está do lado do bem e quem está do lado do mal. Não é de esquerda contra direita, é de bem contra o mal. E o bem sempre venceu. E o bem vencerá. O bem está ao lado da maioria da população brasileira".
Corrida presidencial
A pesquisa PoderData revelou hoje novos números sobre a disputa à presidência do Brasil. Realizada entre os dias 27 e 29 de março, a pesquisa ouviu, por telefone, 3.000 entrevistados em 275 municípios nos 26 estados mais Distrito Federal. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, o nível de confiança é de 95%.
Os números mostram que a corrida presidencial mantém o ex-presidente Lula (PT) na dianteira com 41% das intenções, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 32% das intenções. Em terceiro lugar aparece Ciro Gomes (PDT), com 7% das intenções de voto. Na quarta posição, aparece Sérgio Moro (Podemos), com 6%.
João Dória (PSDB) aparece com 3%, seguido por André Janones (AVANTE) com 2%, Simone Tebet (MDB) e Eduardo Leite (PSDB) ambos com 1%. A pesquisa considerou o impasse de Eduardo Leite entre PSDB e PSD, o governador do Rio Grande do Sul anunciou que ficará no PSDB, portanto, apenas concorrerá se João Dória desistir da candidatura.
No recorte por regiões, Lula vence Bolsonaro em quase todas as regiões, exceto no centro-oeste, e no norte, onde empatam. Veja os números:
Sudeste: Lula 40% X Bolsonaro 31%
Sul: Lula 34% X Bolsonaro 32%
Centro-Oeste: Lula 28% X Bolsonaro 46%
Norte: Lula 43% X Bolsonaro 43%
Nordeste: Lula 49% X Bolsonaro 26%
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 06661/2022.
Que papelão...
O deputado Daniel Silveira passou a noite de terça (29) para quarta (30) no seu gabinete. A escolha do parlamentar se deu para que não fosse cumprida a ordem do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que determinou o uso de tornozeleira eletrônica pelo parlamentar.
Daniel é réu no Supremo por estimular atos antidemocráticos e ameaçar as instituições. O deputado chegou a ser preso por um vídeo onde ameaçava ministros da Suprema Corte, mas foi solto em novembro do ano passado, com a condição de não se comunicar com outros investigados e se manter fora das redes sociais.
De acordo com a Procuradoria Geral da República, Silveira continua participando de atos antidemocráticos que atacam as instituições e os ministros do STF. A ordem para colocar a tornozeleira eletrônica foi dada para a Polícia Federal e para a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro (Seap-RJ).
O presidente da Câmara, Deputado Arthur Lira (PP-AL), disse em nota nesta quarta-feira (30), que a inviolabilidade da Casa deve ser preservada.
À noite, o Ministro Alexandre de Moraes deu ordem para que o presidente da Câmara determine dia e hora para a colocação da tornozeleira eletrônica em Silveira. Moraes também estipulou multa diária de R$ 15 mil em caso de descumprimento, a ser paga pelo parlamentar. As contas bancárias de Daniel Silveira foram bloqueadas pelo STF, que também determinou o desconto da multa dos vencimentos pagos pela Câmara ao réu.
Não vai arquivar
A Ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quarta-feira (30) o pedido de arquivamento do inquérito sobre a conduta do presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso Covaxin, feito pela Procuradoria Geral da República (PGR).
A denúncia é embasada no depoimento do deputado Luis Miranda (Republicanos-DF) à Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPI da Covid), no ano passado. Segundo Miranda, o presidente teria sido avisado sobre suspeitas na compra da vacina indiana Covaxin.
De acordo com a Ministra, se comunicado de um possível crime, o presidente da República não tem “direito à letargia”. Para a Ministra, ao ser informado de um suposto crime, o presidente tem o dever de comunicar aos órgãos de controle.
A PGR entende que a decisão de Rosa Weber vai contra o modelo acusatório no país, e entende que o plenário deverá derrubar a decisão da ministra.
MEIO AMBIENTE
STF coloca em pauta 7 ações contra políticas ambientais de Bolsonaro.
"Pacote verde"
O Supremo Tribunal Federal (STF) deu início nesta quarta-feira (30) ao julgamento do conjunto de sete processos movidos desde junho de 2019 contra graves violações dos direitos humanos e irreparáveis danos ecológicos, conduzido pelo governo de Jair Bolsonaro (PL).
O principal item da pauta é a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF-760), que pede a retomada do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia (PPCDAm) pelo governo federal.
O chamado “Pacote verde” tem três categorias diferentes: Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) e Ação Direta por Inconstitucionalidade (ADI). A iniciativa da análise em conjunto das pautas foi das Ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber, que definiram a mudança de pauta junto ao presidente da Corte, Ministro Luiz Fux, após visita de um grupo de artistas a Brasília, no Ato pela Terra, em 9 de março.
INTERNACIONAL
Guerra na Ucrânia: Número de Ucranianos que deixaram o país já soma 4 milhões. Cessar-fogo em torno de Kiev, porta-voz do Kremlin diz que conversas não foram promissoras. ONU pede que El Salvador respeite os direitos humanos em medidas contra a violência. Governo alemão fala sobre possível escassez de gás natural após Rússia falar em pagamento em rublos.
Fuga da Ucrânia
O número de ucranianos que deixaram o país desde o início da invasão russa já passa de 4 milhões, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). É o maior fluxo de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
Mais de 2,3 milhões de cidadãos ucranianos fugiram para a Polônia, e o restante foi em sua maioria para países vizinhos, como Romênia, Hungria e Moldávia.
“Acabei de chegar à Ucrânia. Em Lviv, discutirei com as autoridades, a ONU e outros parceiros maneiras de aumentar nosso apoio às pessoas afetadas e deslocadas por esta guerra sem sentido”, Filippo Grandi, alto comissário da ONU para refugiados, postou em seu Twitter nesta quarta (30).
Longe do fim
O porta-voz do Kremlin disse nesta quarta-feira (30) que as propostas ucranianas para um acordo de paz não foram muito promissoras.
Durante a conversa que ocorreu na terça-feira (29), na Turquia, representantes do governo de Volodymyr Zelensky defenderam a entrada da Ucrânia na União Europeia e pediram para que fosse feita uma análise sobre a situação da Crimeia.
Já a desescalada das tropas militares russas em Kiev, não necessariamente significam um cessar-fogo. “Isto não é um cessar–fogo, mas esta é a nossa aspiração, chegar gradualmente a uma desescalada do conflito, pelo menos nestas frentes”, disse Vladimir Medinsky, negociador russo em entrevista à agência de notícias Tass.
Violência em El Salvador
O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que "vê com preocupação o aumento da violência em El Salvador no fim de semana e expressa sua solidariedade aos salvadorenhos nessa conjuntura difícil", disse seu porta-voz, Stéphane Dujarric, na terça-feira (29).
Os membros dos principais grupos criminosos considerados responsáveis por 87 homicídios nos últimos três dias estão submetidos desde domingo a um estado de emergência estrito nas prisões.
Entre as medidas adotadas pelo presidente Nayib Bukele, estão a suspensão dos direitos constitucionais, incluindo a liberdade de associação e o direito à defesa patrocinada pelo Estado no tribunal por 30 dias para melhor atingir os grupos criminosos, de acordo com o decreto.
Aviso antecipado
A Alemanha emitiu nesta quarta-feira (30) um aviso sobre uma possível escassez de gás natural no país, depois que o governo da Rússia ameaçou cortar o fornecimento caso não fosse paga em rublos.
O ministro de Assuntos Econômicos e Proteção Climática alemão, Robert Habeck, pediu às empresas e consumidores que utilizem o gás com moderação, já que ainda não há escassez de fato, contudo, o país quer estar preparado para qualquer decisão da Rússia.
Vale lembrar que a Alemanha é o país que mais consome o gás russo. Habeck descreveu a situação como uma “chantagem” e disse que “o pagamento com rublos não é aceitável”.
ECONOMIA
Dados do IGP-M. Correntista resgata R$1,65 milhão em cotas de consórcio “esquecidas”. Reajuste no preço dos remédios.
IGP-M
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou nesta quarta-feira (30) o número do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), que ficou em 1,74% em março. Com o resultado, o IGP-M já acumula uma alta de 5,49% no ano, e 14,77% nos últimos 12 meses, contra 16,12% dos 12 meses anteriores.
Em março de 2021, o índice havia subido 2,94% e acumulava alta de 31,10% em 12 meses. O IGP-M é conhecido como 'inflação do aluguel' por servir de parâmetro para o reajuste de diversos contratos, como os de locação de imóveis. A “inflação do aluguel" fechou 2021 com alta de 17,78%.
Sorte de milhões
Você já acessou o site do Banco Central para saber se tem valores a receber ? Muitos brasileiros têm quantias que mal chegam a R$1, mas um correntista resgatou R$1,65 milhão que estavam esquecidos em cotas de consórcio.
O diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão do BC, Maurício Moura, revelou esse fato inusitado na terça-feira (29). “Essa pessoa não sabia que tinha R$1,65 milhão em nome dela no sistema financeiro e, graças ao sistema Valores a Receber, recuperou esse dinheiro. Imagino que ela tenha ficado bastante feliz”, disse o diretor do BC.
Mais um aumento
O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) anunciou nesta quarta-feira (30) que os preços dos medicamentos terão um reajuste de 10,89%. Esse percentual é o valor máximo que pode ser aplicado por fabricantes e já deve entrar em vigor no final de semana.
O aumento leva em consideração a inflação, que em 2021 foi de 10,06%, e o fator Y, divulgado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), que calcula os gastos de produção não captados pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), como variação cambial, tarifas de eletricidade e variação dos preços de insumos.
O reajuste precisa ser aprovado pelo governo federal, mas o Sindusfarma argumenta que pela lei, a recomposição anual de preços poderá ser aplicada a partir desta quinta-feira (31).
SAÚDE
Ministério da Saúde diz que não pode decretar o fim da pandemia. Atualização dos dados da Pandemia. 4ª dose em SP. Vacinação da gripe.
Não acabou
Em coletiva nesta quarta-feira (30) o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e técnicos da pasta concederam uma entrevista coletiva e disseram que o Ministério não tem competência para decretar o "fim da Pandemia".
De acordo com Queiroga, o que pode ocorrer é o fim da "emergência em saúde pública". Mas, segundo o Ministro, para isso acontecer é preciso avaliar o cenário epidemiológico, a estrutura do sistema hospitalar e o acesso a medicamentos eficazes contra a COVID-19 na fase inicial.
"Não pode ser interrompida nenhuma política pública que seja importante e fundamental ao combate da COVID-19" - Marcelo Queiroga
Pandemia
O Brasil registrou 263 mortes por COVID-19 nas últimas 24 horas, segundo o CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). No mesmo período, foram registrados 33.937 novos casos. No total, já foram registrados 29.916.334 casos de coronavírus no país. Ainda segundo o Conass, o país já soma 659.504 óbitos pela doença desde o começo da pandemia.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já aplicou 352.047.311 doses de vacina contra o coronavírus. O Ministério afirma que 151.280.529 estão com o esquema vacinal completo.
4ª dose em SP
No último domingo (27), o governador João Dória anunciou a 4ª dose da vacinação contra a Covid-19 para a população acima de 60 anos, por recomendação do Comitê Científico de São Paulo.
O reforço vacinal começa a ser aplicado no dia 05 de abril, em todo o Estado de São Paulo. Estarão aptos a receber a dose todos os cidadãos que já tomaram a 3ª dose com intervalo de quatro meses.
Proteção em dobro
A campanha de vacinação contra o vírus Influenza começou no ultimo domingo (27), no Estado de São Paulo, com prioridade para idosos acima de 80 anos.
O calendário foi adiantado em uma semana para que a vacinação contra a Gripe e contra a Covid-19 possam ser feitas concomitantemente, para a população adulta.
CULTURA
Foo Fighters cancela turnê de 2022. Bruce Willis anuncia aposentadoria precoce.
Cancelada
A banda Foo Fighters anunciou na terça-feira (29) o cancelamento de toda a turnê de shows de 2022 por conta da morte do baterista da banda, Taylor Hawkins. A turnê tinha shows nos EUA, na Europa e na Oceania.
"É com muita tristeza que confirmamos o cancelamento de todas as futuras datas da turnê à luz da assombrosa perda de nosso irmão Taylor Hawkins", disse a banda em comunicado.
Aposentadoria precoce
A família de Bruce Willis anunciou em comunicado nesta quarta-feira (30) que o ator está se aposentando de sua carreira devido a afasia, um distúrbio de linguagem ocorrido por lesão cerebral que afeta a comunicação. O texto foi assinado pelas filhas do astro, sua atual esposa, Emma Heming, e sua ex-mulher, a atriz Demi Moore.
O ator, de 67 anos e pai de cinco filhos, é famoso pela sequência de filmes “Duro de Matar”, e também é ganhador de dois Prêmios Emmys e um Globo de Ouro.
ESPORTES
Finais dos campeonatos estaduais. Classificados para a Copa do Mundo; prévia do sorteio dos grupos na sexta-feira (01). Lançada a bola da Copa do Mundo 2022.
Dia de decisão
A quarta-feira (30) será de jogos decisivos nos campeonatos estaduais. No Morumbi, São Paulo e Palmeiras começam a decidir a final do Campeonato Paulista às 21h40. O segundo jogo está marcado para domingo (03), às 16h, no Allianz Parque.
No Rio de Janeiro, Flamengo e Fluminense se enfrentam, também às 21h40, no Maracanã. Às 20h30, em Santa Catarina, Camboriú e Concórdia duelam pelo primeiro jogo da final do Catarinense.
Rumo ao Catar!
Na terça-feira (29), Portugal e Polônia confirmaram suas vagas para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Portugal bateu a Macedônia do Norte por 2 a 0, enquanto a Polônia venceu a Suécia. Na África, Gana e Senegal também confirmaram suas participações na Copa deste ano. Além das duas seleções, Camarões, Marrocos e Tunísia também se classificaram.
Na América do Sul, o Peru garantiu vaga na repescagem do mundial e deve enfrentar Emirados Árabes ou Austrália. Na América Central, Estados Unidos, México e Costa Rica brigam pelas últimas duas vagas diretas para a Copa, e uma delas vai disputar a repescagem com um adversário da Oceania - vale lembrar que o Canadá já está classificado.
O sorteio dos grupos para a Copa do Mundo acontece na sexta-feira (01), às 13h horário de Brasília. O Brasil é um dos cabeças de chave junto com Catar, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal.
La pelota!
Nesta quarta-feira (30) o mundo conheceu a bola da Copa do Mundo 2022. A Adidas, marca fabricante, promete que a Al Rihla será a bola “mais rápida das copas”, e garante que o material permitirá maior precisão nos chutes. A Adidas é responsável pela fabricação das bolas das Copas do Mundo desde a edição de 1970.