As notícias de destaque nesta terça-feira, 24/05.

Moro se torna réu em ação do PT, críticas de Lula a Bolsonaro, atualização da Guerra na Ucrânia e mais.
por
Ana Beatriz Vilela
José dos Santos
Letícia Coimbra
Vitor Simas
|
24/05/2022 - 12h

Política

Mais uma troca de presidente na Petrobras; ex-presidente Lula (PT) diz que falta “coragem” a Bolsonaro para mudar política de preços da empresa. Moro vira réu em ação do PT por prejuízo ao país.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

 

“O que ele tem que ter é coragem”

Nesta terça-feira (24), em entrevista à Rádio Mais Brasil News, o ex-presidente Lula (PT) criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que ele tem “rabo preso” e falta “coragem” para mudar a política de preços da Petrobras, que tem sido um alvo constante de suas críticas. 

De acordo com o pré-candidato do PT à Presidência da República, deveria ao menos tentar dialogar com a estatal para que pare de comercializar os combustíveis no Brasil com base na cotação internacional ao invés de trocar o presidente da empresa. 

“Não é trocando o presidente [da Petrobras], não. Se a Petrobras é tão importante, assuma ele a presidência da Petrobras. O que ele tem que ter é coragem. Porque, na verdade, o que ele tem é o rabo preso aos preços internacionais”, disse o petista. “Traga o conselho da Petrobras e decida que o preço não será dolarizado, que nós não vamos pagar o preço internacional”, sugeriu. 

Parte da crítica de Lula se refere à troca do presidente da Petrobras feita nesta segunda-feira (24), a terceira desde o início do governo em 2019. José Mauro Ferreira Coelho foi demitido do cargo após apenas 40 dias e será substituído por Caio Mário Paes de Andrade, atual secretário de Desburocratização do Ministério da Economia. 

A troca acontece em mais uma tentativa de Bolsonaro, que está sofrendo desgaste devido ao forte impacto da alta dos combustíveis na inflação, amenizar sua rejeição entre o eleitorado.

 

Moro réu  

O ex-juiz Sérgio Moro virou réu em uma ação em que deputados do Partido os Trabalhadores (PT) pedem o ressarcimento dos cofres públicos pelo ex-ministro devido aos supostos prejuízos causados por sua atuação nos processos da Lava Jato na Petrobrás e na economia brasileira.  

O processo foi aceito pela 2ª Vara Cível de Brasília pelo juiz federal Charles Renaud Frazão de Morais, que determinou: “Cite-se o réu”. Apesar disso, o valor da indenização ainda não foi estipulado em caso de condenação.  

A ação é movida pelos dos deputados Erika Kokay (PT-DF), Rui Falcão (PT-SP), José Guimarães (PT-CE), Natália Bonavides (PT-RN) e Paulo Pimenta (PT-RS), que são representados pelos advogados Marco Aurélio de Carvalho, Fabiano Silva dos Santos e Marco Antônio Riechelmann Jr. do Grupo Prerrogativas.  

No documento, afirmam que "o ex-juiz Sérgio Moro manipulou a maior empresa brasileira, a Petrobrás, como mero instrumento útil ao acobertamento dos seus interesses pessoais". 

Em sua conta no Twitter, Moro acusou a proposta de “risível” e afirmou: “A decisão do juiz de citar-me não envolve qualquer juízo de valor sobre a ação”.  

 

Economia

IBGE: IPCA-15 desacelera e fica em 0,59% em maio.

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

 

Queda do IPCA 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (24) que a prévia da inflação desacelerou para 0,59% em maio, em comparação com o mês de abril, quando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) atingiu 1,73%. Esse é o maior índice para o mês desde 2016 (0,86%) 

No ano, o IPCA-15 aumentou 4,93%. Já em 12 meses, a taxa é de 12,2% em maio, maior que os 12,03% registrados em abril.

De acordo com o IBGE, o preço de todos os serviços apresentou aumento, exceto habitação (-3,85%), que foi influenciada pela queda de 14,09% na energia elétrica. Entre os produtos que mais impactaram estão: 

  • Produtos farmacêuticos (+5,24) 

  • Passagem aérea (+18,4) 

  • Gasolina (+1,24) 

  • Etanol (+7,79) 

 

Internacional

Guerra da Ucrânia: 200 corpos são encontrados em porão na cidade de Mariupol; Conselheiro russo na ONU pede demissão. Ataque coordenado mata 11 pessoas no México. Partygate: novas fotos reacendem polêmica com Boris Johnson em festas durante a pandemia. 

Foto: Organização das Nações Unidas
Foto: Organização das Nações Unidas

Guerra da Ucrânia

Petro Andryushchenko, assessor do prefeito de Mariupol, na Ucrânia, denunciou nesta terça-feira (24) que foram encontrados cerca de 200 corpos em estado de decomposição no que sobrou de um "bunker". 

“Durante a retirada de escombros de um prédio de vários andares, foram encontrados no porão 200 corpos em alto grau de decomposição", informou o representante do governo municipal, em mensagem veiculada no Telegram, conforme publica a agência ucraniana de notícias Unian.

O chefe da missão russa na Organização das Nações Unidas (ONU), o diplomata Boris Bondarev renunciou ao cargo com uma carta aberta com diversas críticas ao governo do presidente Vladimir Putin.

Bondarev, disse que nunca teve tanta vergonha do seu país como no dia da invasão da Ucrânia: “Em 20 anos de carreira diplomática, vi diferentes reviravoltas na nossa política externa, mas nunca tive tanta vergonha do meu país como a 24 de fevereiro deste ano”, em referência a data da invasão.

 

Tiroteio no México

Nesta segunda-feira (23), cerca de 15 homens armados atiraram em dois bares na cidade de Celaya, no México e mataram pelo menos 11 pessoas em um suposto tiroteio entre gangues, segundo autoridades e a imprensa local.

Pedaços de papelão com mensagens em referência a um grupo criminoso foram encontrados no local, segundo o comunicado da polícia de Celaya.

 

Partygate

Imagens do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, bebendo junto com colaboradores em sua residência, durante o lockdown de 2020, trouxeram novamente a tona o escândalo chamado de "partygate" no Reino Unido.

As fotografias foram divulgadas nesta segunda-feira (23) à noite pelo canal ITV News, e foram feitas durante a festa de despedida do diretor de comunicação Lee Cain em 13 de novembro de 2020, poucos dias após o anúncio de um segundo confinamento na Inglaterra devido à pandemia de Covid-19.

A despedida foi alvo de uma investigação policial, assim como outras festas em dependências governamentais durante a pandemia.

 

Saúde

Atualização dos dados da Pandemia.

 

Pandemia

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 32.820 novos casos de COVID-19, e 239 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 98. No total, o país acumula 30.836.815 casos confirmados, e 665.905 óbitos por COVID-19. 

 

Cultura

“Thor: Amor e Trovão” ganha novo trailer.

Foto: Reprodução/ Marvel Studios
Foto: Reprodução/ Marvel Studios

 

Thor e o Carniceiro dos Deuses

A Marvel divulgou um novo trailer do quarto filme do Deus do Trovão. O filme traz Chris Hemsworth como o próprio Thor, Natalie Portman como Jane Foster, ex-par romântica e agora a Thor e Christian Bale como Gorr, o Carniceiro dos Deuses. 

Gorr é um vilão de Thor, apresentado na série em quadrinhos, Thor, o Deus do Trovão e o Carniceiro dos Deuses. Além deles o filme conta com a participação dos Guardiões da Galáxia e é dirigido por Taika Waititi. O longa chega aos cinemas brasileiros no dia 7 de julho.

Confira o Trailer:

Tags: