As notícias de destaque nesta terça-feira, 23/8

Busca e apreensão contra empresários bolsonaristas que defenderam golpe de Estado, beneficiários do Auxílio Brasil se mostram otimistas com o cenário econômico e mais
por
Ana Beatriz Villela
Letícia Coimbra
Luan Leão
|
23/08/2022 - 12h

Terça-feira, 23 de agosto de 2022, veja os destaques do Resumo AGEMT:

  • Brasília estremecida com operação da Polícia Federal ordenada pelo Ministro Alexandre de Moraes, contra empresários que defenderam um golpe em caso de derrota de Jair Bolsonaro; celulares apreendidos mostram conversas entre os empresários e o Procurador-Geral da República, Augusto Aras. 

  • Datafolha mostra que beneficiários do Auxílio Brasil estão otimistas com uma retomada econômica. 

  • Donald Trump levou documentos sigilosos ao deixar a presidência dos EUA, de acordo com o jornal NYT. 

  • O Brasil é o 3° pais no mundo com mais casos da nova varíola.

 

Bolsonaro e Luciano Hang, dono da Havan, em uma live
Presidente Jair Bolsonaro e Luciano Hang, dono da Havan, em uma live do Facebook - Foto: Reprodução/Facebook Jair B

Ameaça a democracia 

Nesta terça-feira (23), o ministro Alexandre de Moraes determinou busca e apreensão contra o grupo de empresários que defenderam um golpe de Estado em um cenário de vitória do candidato do PT (Partido dos Trabalhadores) à presidência, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no pleito deste ano. Moraes também autorizou que a Polícia Federal (PF) ouça os empresários, a quebra de sigilos bancários e o bloqueio de suas respectivas redes sociais. As mensagens foram divulgadas com exclusividade pelo site Metrópoles na última quarta-feira (17).

Segundo informações obtidas pelo site JOTA, os celulares apreendidos mostram troca de mensagens entre o procurador-geral da República e procurador-geral-eleitoral, Augusto Aras, com os alvos da operação. Segundo o jornal, fontes da PF alegaram ter encontrado críticas ao trabalho de Moraes e declarações sobre a candidatura à reeleição de Bolsonaro.

Dentre o grupo alvo de investigação estão empresários como Luciano Hang ( Havan), Afrânio Barreira Filho (Coco Bambu) e Marco Aurelio Raymundo (Mormaii).

As buscas aprovadas pelo ministro são baseadas em um pedido da PF que busca atingir uma suposta organização criminosa responsável pela disseminação de fake news e ataque às instituições. 

 

pessoas em uma rua movimentada
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Confiantes 

De acordo com pesquisa Datafolha, os beneficiários do Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família, estão mais otimistas em relação ao futuro da economia brasileira que o restante da população. 

De acordo com o relatório, 53% dos eleitores que recebem o benefício acreditam na melhoria da situação econômica do país nos próximos meses. Por outro lado, dentre os eleitores que não recebem o auxílio, a parcela é de 47%.

Os que acreditam na piora da economia representam 16% entre os beneficiários e 29% entre os que não recebem.

Para a pesquisa, que foi feita entre os dias 16 e 18 de agosto, o Datafolha entrevistou 5.744 eleitores em 281 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
 

Donald Trump, ex-presidente dos EUA
Reprodução: EFE/EPA/CHRIS KLEPONIS / POOL

Mais polêmica 

Após sua saída da Casa Branca, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump levou cerca de 300 documentos secretos para sua residência oficial, em Mar-a-lago, de acordo com o “The New York Times”. Segundo a publicação, entre os papéis levados indevidamente estão materiais da CIA (agência central de inteligência dos EUA), do FBI, e da Agência Nacional de Segurança. 

Nos meses de janeiro e junho parte das documentações foram devolvidas, após negociações com os assessores do ex-presidente.

No dia 12 de agosto, o Tribunal Distrital dos Estados Unidos na Flórida disponibilizou acesso público ao mandado de busca e apreensão na casa de Trump. Uma parte dos documentos secretos foram recolhidos pelo FBI. O documento ainda revelou que ele é investigado por possível obstrução de Justiça e potencial violação da Lei de Espionagem.

Nesta segunda-feira (22), Donald Trump apresentou à Justiça um pedido para que o FBI não tenha acesso aos documentos recolhidos em sua residência de Mar-a-Lago. 
 

Tubos de ensaio com rótulos sobre varíola dos macacos
Foto: Reuters/Dado Ruvic

Nova varíola 

O Brasil assumiu a terceira posição de país com mais casos de varíola dos macacos no mundo depois da atualização do Ministério da Saúde na segunda-feira (22). De acordo com o Ministério, o Brasil confirmou 3.788 casos. Até agora, o país registrou apenas uma morte, em junho.

Um ranking organizado pelo Our World in Data, instituto digital especializado em ciência, o Brasil fica atrás apenas de Estados Unidos, com 14.050 casos, e Espanha, com 5.792 casos confirmados. Entre os estados da federação, São Paulo e Rio de Janeiro são os que confirmaram mais casos da nova varíola, tendo 2.506 e 422, respectivamente.
 

Pandemia 

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 20.241 novos casos de COVID-19, e 203 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 159. No total, o país acumula 34.311.323 casos confirmados, e 682.874 óbitos por COVID-19. 

Tags: