As notícias de destaque nesta sexta-feira, 9/9

Primeiro discurso de Charles III, nova pesquisa Datafolha e mais
por
Ana Beatriz Villela
Letícia Coimbra
Luan Leão
|
10/09/2022 - 12h

 

Sexta-feira, 9 de setembro de 2022, veja os destaques do Resumo AGEMT:

  • Lula segue estável, com 45% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro avançou 2 pontos percentuais;

  • Inflação em 12 meses fica abaixo de dois dígitos;

  • Charles III discursa à nação pela primeira vez;

  • Média móvel de óbitos por covid-19 nos últimos 7 dias diminui para 79;

  • Convocação da Seleção Brasileira para os amistosos de setembro;

  • Rodada do Brasileirão. São Paulo vence nos pênaltis e está na final da Sul-Americana.


 

Foto: Adriano Machado/Reuters, Silvio Avila/AFP, Andre Penner/AP e Carla Carniel/Reuters
Foto: Adriano Machado/Reuters, Silvio Avila/AFP, Andre Penner/AP e Carla Carniel/Reuters

Bolsonaro avança, mas realização de segundo turno segue imprevisível

Nesta sexta-feira (9) foi divulgado o resultado da pesquisa eleitoral realizada pelo Datafolha, onde o ex-presidente Lula (PT) tem 45% das intenções de votos e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 34%, diminuindo em 2% as diferenças entre os dois, que agora é de 12 pontos percentuais. Se considerados apenas os votos válidos, Lula possui 48%, enquanto o atual presidente possui 36%.

Em terceiro lugar está o cearense Ciro Gomes (PDT), com 7%, seguido por Simone Tebet (MDB), que conta com 5%.Soraya Thronicke (União Brasil) segue com 1%.  

3% dos eleitores não souberam responder, já votos brancos e nulos somam 4%.

As entrevistas foram feitas nos dias 8 e 9 de setembro, contando com 2.676 participantes em 191 cidades, por encomenda da  Folha de SP e pela TV Globo sob o número BR-07422/2022 no Tribunal Superior Eleitoral. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi feita após as comemorações de 7 de setembro, quando o atual presidente usou a data em prol de sua campanha, fazendo discurso com tom eleitoral.

 

Foto: Edu Garcia
Foto: Edu Garcia

Inflação 

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, registrou deflação pelo segundo mês seguido. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (09), o IPCA ficou em -0,36% no mês de agosto. 

No ano o IPCA acumula alta de 4,39%, e nos últimos 12 meses, o índice está em 8,73%. Apesar da melhora no resultado, a inflação segue acima da meta estipulada pelo Banco Central para este ano. Segundo o BC, a meta é 3,5%, com tolerância de 1,5% para mais ou menos. Ou seja, a meta estará cumprida se ficar entre 2% e 5%.

Vilão no bolso dos brasileiros, os combustíveis, no grupo de transportes, foram os que mais impactaram no resultado do IPCA. No total os combustíveis tiveram queda de -10,82%. Em agosto, quatro combustíveis que compõem o índice registraram queda: gasolina (-11,64%), etanol (-8,67%), óleo diesel (-3,76%) e o gás veicular (-2,12%).

Sete dos nove grupos pesquisados pelo IBGE registraram alta no último mês. Apenas transportes (-3,37%) e comunicação (-1,10%) registraram deflação. O grupo de alimentos e bebidas desacelerou em comparação com julho (0,24% ante 1,3%), porém, itens importantes para a alimentação das famílias tiveram altas significativas. O frango em pedaços subiu 2,87%; o queijo teve alta de 2,58% e as frutas subiram 1,35%. 

Diferente do mês passado, o leite longa vida teve queda de -1,78%, representando um alívio sutil para o bolso dos brasileiros, o óleo de soja (-5,56%) e o tomate (-11,25%) também registraram queda.

 

Foto: Yui Mok/Pool via REUTERS
Foto: Yui Mok/Pool via REUTERS

Um novo reinado

Um dia após a morte da Rainha Elizabeth II, seu filho, Charles III, fez seu primeiro discurso como rei nesta sexta-feira (9), a fala durou cerca de 10 minutos. O discurso do novo rei é um dos primeiros eventos que marcam a ascensão do novo monarca.

No sábado (10), haverá um encontro de dirigentes de um grupo conhecido como conselho de acesso. Eles irão proclamar formalmente que Charles III será o novo rei.

Em seu discurso, Charles III prometeu se inspirar em sua mãe e disse que "a majestade foi uma inspiração e um exemplo para mim e para minha família. Devemos a ela a maior dívida, que todas as famílias devem à mãe: amor, compreensão e exemplo.”

O rei também afirmou que irá se dedicar ao máximo ao povo do Reino Unido e que respeitará os princípios constitucionais no “coração do Reino Unido”: "Eu vou tentar te servir com lealdade, respeito e amor", disse aos súditos.
 

Foto: Adriano Vizoni/Folhapress
Foto: Adriano Vizoni/Folhapress

Rock in Rio 2022

Após uma pausa de três dias, o segundo final de semana de Rock in Rio teve início nesta quinta-feira (8), com shows de Guns N’Roses, Maneskin e CPM 22 no Palco Mundo e Jessie J, Duda Beat e Gloria Groove no Palco Sunset.

O evento está marcado para domingo (11) e a programação ainda conta com grandes nomes da música nacional e internacional. Confira abaixo quem canta e toca no festival durante os próximos dias:

9/9 - Sexta-Feira 

Palco Mundo

18h: Capital Inicial

20h10: Billy Idol

22h20: Fall Out Boy

00h10: Green Day

Palco Sunset

15h30: Di Ferrero + Vitor Kley

16h55: Jão + convidado

19h05 - 1985: A homenagem

21h15: Avril Lavigne

 

10/9 - Sábado

Palco Mundo

18h: Djavan

20h10: Bastille

22h20: Camila Cabello

00h10: Coldplay

Palco Sunset

15h30: Bala Desejo + convidado

16h55: Gilsons + convidado

19h05: Maria Rita + convidado

21h15: CeeLo Green

 

11/9 - Domingo

Palco Mundo

18h: Ivete Sangalo

20h10: Rita Ora

22h20: Megan Thee Stallion

00h10: Dua Lipa

Palco Sunset

15h30: Liniker + Luedji Luna

16h55: Power! Elza Vive, um show em homenagem a Elza Soares

19h05: Macy Gray

21h15: Ludmilla

 

Pandemia 

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou  12.710 novos casos de COVID-19, e 91 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 79. No total, o país acumula 34.516.739 casos confirmados, e 684.813 óbitos por COVID-19.
 

Foto: Bruno Cassucci
Foto: Bruno Cassucci

Convoca, Tite

A 72 dias da Copa do Mundo no Catar, o técnico da seleção brasileira convocou 26 jogadores para os amistosos contra Gana e Tunísia, previstos para acontecer nos dias 23 e 27 de setembro, respectivamente. 

Dos nomes anunciados por Tite, duas ausências e três retornos marcaram a convocação. Ficaram de fora da lista o meio-campo Philippe Coutinho (Aston Villa) e o atacante Gabriel Jesus (Arsenal). Por outro lado, Everton Ribeiro (Flamengo), Roberto Firmino (Liverpool) e Pedro (Flamengo) retornaram às convocações. 

O sistema defensivo também contou com novidades, Ibanes (Roma) e Bremer (Juventus) foram convocados pela primeira vez, enquanto o lateral-direito Daniel Alves (Pumas) ficou de fora. 

Veja a lista:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)

Laterais: Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus) e Alex Telles (Sevilla)

Zagueiros: Bremer (Juventus), Éder Militão (Real Madrid), Marquinhos (Paris Saint-Germain), Ibanez (Roma) e Thiago Silva (Chelsea)

Meias: Bruno Guimarães (Newcastle Utd.), Casemiro (Manchester United), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United) e Lucas Paquetá (West Ham)

Atacantes: Antony (Manchester United), Matheus Cunha (Atlético de Madrid), Neymar (Paris Saint-Germain), Pedro (Flamengo), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Roberto Firmino (Liverpool), Rodrygo (Real Madrid) e Vinícius Júnior (Real Madrid).

 

Brasileirão

O final de semana será de continuidade para a 26ª rodada do Campeonato Brasileiro série A. A rodada teve início na quarta-feira (07), com o jogo entre Atlético-MG e RB Bragantino, que terminou empatado em 1 a 1 no Mineirão. No sábado (10), Internacional e Cuiabá abrem os trabalhos às 16h30, no Beira-Rio. No mesmo horário a bola rola para Ceará e Santos, no Castelão.

Mais tarde, às 19h, o Fluminense recebe o Fortaleza no Maracanã. Fechando os jogos da noite, o líder Palmeiras recebe o lanterna Juventude, no Allianz Parque. 

Na manhã do domingo (11), dois jogos acontecem às 11h. Na Ressacada o Avaí recebe o Atheltico-PR; enquanto o América-MG vai visitar o Botafogo no estádio Nilton Santos. Às 16h, é hora do clássico Majestoso, São Paulo e Corinthians se enfrentam no Morumbi. No mesmo horário, o Coritiba recebe o Atlético-GO no Couto Pereira. Fechando a rodada jogam Flamengo e Goiás, no Maracanã. 
 

Partiu Córdoba! 

Foi com emoção, com direito a suspense e pitadas de drama, mas o São Paulo venceu o Atlético-GO e está na final da Copa Sul-Americana de 2022. O jogo da volta entre as duas equipes ocorreu em um Morumbi lotado, com cerca de 53 mil ingressos vendidos. No campo, o São Paulo precisava de no mínimo 2 a 0, e conseguiu. 

Jogando melhor e sem dar chances ao adversário, o tricolor paulista amassou a equipe goianiense durante os 90 minutos regulamentares. O meio-campo Patrick foi o destaque da partida, sendo o autor dos dois gols da equipe paulista. O resultado de 2 a 0 levou a disputa para os pênaltis. 

Na série de cinco cobranças o tricolor viu Luciano, destaque do time nas últimas partidas, desperdiçar a sua cobrança parando no goleiro Renan, do Atlético-GO. Mas contou com a colaboração de Baralhas, que isolou, e Léo Pereira, que bateu na trave. Coube a Galoppo, meio-campo recém chegado, bater o pênalti decisivo. E ele guardou! Vitória do São Paulo nos pênaltis por 4 a 2, e passaporte carimbado para a final em Córdoba, na Argentina, no dia 01 de outubro. 

Tags: