As notícias de destaque nesta sexta-feira, 3/6

Inclusão de identidade de gênero e orientação sexual no IBGE, ONU alerta risco de crise de fome na Ucrânia e no mundo, atualização das chuvas em Pernambuco
por
Ana Beatriz Villela
Letícia Coimbra
Luan Leão
Vitor Simas
|
03/06/2022 - 12h

Política

Justiça determina inclusão de identidade de gênero e orientação sexual no IBGE. Eleições: Nova pesquisa mostra cenário estável e liderança do ex-presidente Lula. PT aciona STF contra devolução do mandato do deputado bolsonarista Valdevan Noventa (PL-SE).

Deputado Valdevan Noventa (PSL-PE) - Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação
Deputado Valdevan Noventa (PSL-PE) - Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação

 

LGBTQIA+ no censo

Nesta sexta-feira (3), a Justiça Federal do Acre acatou um pedido do Ministério Público Federal, ordenando que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inclua dados sobre orientação sexual e identidade de gênero no Censo 2022. 

A ação tem validade em todo o território nacional. O instituto tem 30 dias para informar à Justiça as medidas tomadas para o cumprimento da determinação. Segundo a decisão, ele poderá utilizar a metodologia que julgar adequada. 

“A omissão que o Estado brasileiro, historicamente, tem usado em desfavor da população LGBTQIA+ é relevante e precisa ser corrigida”, escreveu o magistrado. “Ignorando-os, o Brasil não se volta às pessoas LGBTQIA+ com o aparato estatal que garante, minimamente, dignidade. Nega-se até mesmo a própria personalidade dessas pessoas".

Como uma das justificativas, o documento aponta a necessidade de dados que permitam a criação de políticas públicas em favor da população LGBTQIA+.

É importante destacar que a orientação sexual se refere à inclinação afetiva e sexual de uma pessoa, enquanto a identidade de gênero está relacionada ao gênero com o qual ela se reconhece.

 

Ação no STF

Nesta sexta-feira (3) o Partido dos Trabalhadores recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do ministro Kassio Nunes Marques, que devolveu o mandato ao deputado federal Valdevan Noventa (PL-SE), que havia sido cassado por abuso de poder econômico. A solicitação foi encaminhada ao ministro Luiz Fux, o presidente do STF. 

Devido a ação de Nunes Marques, o deputado que tomou posse no lugar de Valdevan, Marcio Macedo (PT-SE), deve perder seu mandato. Segundo os relatores, a medida do magistrado “violou a competência do Tribunal Superior Eleitoral”.

"A supressão de instância, no presente caso, viola a ordem pública, motivo pelo qual a decisão liminar do ministro Nunes Marques deve ser cassada e representa uma afronta às regras processuais impostas, além de violar a competência do Tribunal Superior Eleitoral e o princípio da segurança jurídica", diz o documento do PT.

O deputado bolsonarista é acusado de ter gastado R$ 551 mil durante a campanha eleitoral de 2018, dos quais apenas 353 teriam sido declarados. De acordo com as investigações, ele recebeu R$ 85 mil de pessoas físicas sem origem identificada.

Porém, segundo Nunes Marques, a defesa de Valdevan foi impedida de recorrer à decisão do colegiado devido ao TSE não ter publicado ainda os termos gerais do julgamento que o condenou, tratando-se de um “cerceamento de defesa”. 

“Não é razoável que o requerente seja penalizado pela execução da decisão colegiada sem que se lhe oportunize o instrumento recursal constitucionalmente assegurado”, argumentou o ministro.

  

Estável

Nesta sexta-feira (3) foi divulgado o resultado do levantamento eleitoral realizado pela XP/Ipespe. Na pesquisa estimulada, na qual os eleitores recebem uma lista com os nomes dos candidatos, o ex-presidente Lula (PT) se mantém estável, com 45% das intenções de votos, com vantagem de 21% sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), que conta com 34%. 

Em terceiro lugar está o cearense Ciro Gomes (PDT), que ganhou 1 ponto e marcou 9%, seguido pela senadora Simone Tebet (MDB), que manteve os 3%. O deputado federal André Janones (Avante),  Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (PROS) ficaram com 1%. Os demais candidatos não pontuaram, 7% dos eleitores não escolheram nenhum.

Em um possível segundo turno entre o ex-presidente e o atual, Lula marcou 53%, enquanto Bolsonaro ficou com 35%.

Já na pesquisa espontânea, quando os eleitores já têm um nome em mente sem necessitar consultar a lista, o petista pontuou 39% e o atual chefe do Executivo 29%.

Além disso, o governo de Jair Bolsonaro foi avaliado como ruim ou péssimo por 50% dos participantes, regular por 18% e boa ou ótima por 31%. Os eleitores também classificaram as características mais importantes para o próximo governante:

  • Honestidade - 81%

  • Preocupação com as pessoas - 77%

  • Competência - 72%

  • Inteligência - 66%

  • Equilíbrio - 65%

  • Pulso firme - 60%

  • Ideias novas e modernas - 59%

  • Experiência - 59%

As entrevistas foram feitas por telefone nos dias 30 e 31 de maio, contando com 1.000 participantes do Brasil inteiro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. 
 

Clima

Região metropolitana de Recife volta a ter chuva forte, e a previsão até domingo é de mais chuvas; até o momento o governo informou 128 mortes. 

Chuvas no Recife - Foto: Sergio Maranhão/AFP
Chuvas no Recife - Foto: Sergio Maranhão/AFP

Mais chuva à caminho

Considerada a 2ª maior tragédia climática da história de Pernambuco. Subiu para 128 o número de mortos e 9.302 de pessoas desabrigadas por conta das fortes chuvas que estão ocorrendo no estado. Os sobreviventes estão abrigados em 111 instituições, como escolas e entidades públicas. A nova atualização foi divulgada pelo governo estadual.

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) prevê que o acumulado de chuvas esperado para junho de 2022 deve ultrapassar a média histórica para o mês. A maior apreensão é se as chuvas serão dispersadas ao longo de Junho ou concentrada como aconteceu no final do mês de Maio.

 

Economia

IBGE: Indústria cresce mas segue abaixo de período pré-pandemia.

Foto: Arquino ANPr
Foto: Arquino ANPr

 

Desaceleração 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (03) números sobre o crescimento da indústria no mês de abril. Em comparação com março, quando registrou 0,6%, o setor desacelerou para 0,1%, na série com ajuste sazonal. 

Se comparado com abril de 2021, houve uma queda de 0,5%, sendo o nono resultado negativo consecutivo, quando feito essa comparação. No acumulado do ano, ainda em comparação com 2021, a indústria apresentou uma desaceleração de 3,4%. 

O compilado dos últimos 12 meses recuou 0,3% no último mês, marcando o primeiro resultado negativo desde março de 2021, quando registrou -3,1%. O resultado mantém a tendência de queda iniciada em agosto de 2021 (7,2%).

O levantamento mostrou que houve alta em 16 dos 26 ramos da pesquisa. Entre os puxadores das altas estão os produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4,6%), bebidas (5,2%) e outros produtos químicos (2,8%). Na contramão, bens de consumos duráveis (-13,2%) e bens de capital (-5,1%) frearam o crescimento do setor em abril.

 

Internacional

Boris Johnson é vaiado na chegada à missa em comemoração ao Jubileu do reinado de Elizabeth II, na Igreja St. Paul. Guerra da Ucrânia: No centésimo dia da invasão russa, autoridades da ONU alertam para risco de fome no mundo. 

Foto: Hannah McKay/Reuters
Foto: Hannah McKay/Reuters

 

Sob vaias 

Em meio à pressão por conta dos escândalos envolvendo festas privadas durante os períodos mais intensos da Pandemia, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson foi recebido com vaias ao chegar à Catedral de St. Paul nesta sexta-feira (03), em missa de celebração ao Jubileu de platina do reinado de Elizabeth II. A rainha assistiu à missa de casa, no Castelo de Windsor, devido a "problemas de mobilidade episódica", segundo informou a assessoria do Palácio de Buckingham.

O premiê britânico e sua esposa, Carrie Johnson, subiram a escadaria do lado de fora da igreja, diante dos principais membros das Forças Armadas e da igreja, sob vaias de parte da multidão reunida na parte externa do evento. Alguns apoiadores presentes ensaiaram palmas e gritos em favor de Johnson. 

A pressão sobre o mandatário se intensificou nas últimas semanas, e há até membros do Partido Conservador, do qual faz parte, cobrando a renúncia do político. O escândalo nomeado como "Partygate", envolve a realização de festas na residência oficial do primeiro-ministro, com a participação de Johnson e funcionários de Downing Street. 

Os ex-Primeiros-ministros, entre eles Tony Blair e David Cameron, foram recebidos sob aplausos discretos. 

Quem também chegou à cerimônia em um misto de vaias e aplausos foi o príncipe Harry e sua esposa, a duquesa de Sussex, Meghan Markle. Além deles, compareceram à celebração o príncipe Charles e sua esposa, duquesa Camilla, e o príncipe William e sua esposa, duquesa Kate. 

 

100 dias 

Nesta sexta-feira (3), data que marca o centésimo dia desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, autoridades da Organização das Nações Unidas (ONU) alertaram para as consequências de um conflito prolongado não apenas para os países envolvidos como para o mundo.

Segundo Amin Award, coordenador de crise da ONU, ao menos 15,7 milhões de pessoas precisam de assistência e proteção com urgência na Ucrânia, e o número cresce com o passar dos dias. 

"100 dias de guerra, 100 dias de sofrimento, devastação, destruição em grande escala… as vidas de milhões foram destruídas" - Amin Award, coordenador de crise da ONU 

Ainda de acordo com Award, um terço da população ucraniana, cerca de 14 milhões de pessoas, foram forçadas a fugir da guerra. Entre 15 e 16 milhões de pessoas ficaram em casas mas perderam suas formas de se manter (trabalho, alimentos e etc). 

Rússia e Ucrânia respondem a um terço da oferta global do trigo. Os russos também são importantes exportadores de fertilizantes, enquanto os ucranianos fornecem milho e óleo de girassol. A guerra vem aumentando o nível dos preços de grãos, óleo de cozinha, combustível e fertilizantes em todo o mundo.

A ONU tenta destravar um acordo para desbloquear as exportações de grãos na Ucrânia. O presidente russo, Vladimir Putin, se disse disposto a negociar desde que as sanções contra o país fossem aliviadas. Para Matthew Hollingworth, funcionário do Programa Mundial de Alimentos, a solução para essa crise passa pela liberação dos portos do Mar Negro.
 

Saúde

Atualização dos dados da Pandemia.
 

Pandemia 

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Brasil registrou 39.659 novos casos de COVID-19, e 41 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 93. No total, o país acumula 31.137.479 casos confirmados, e 666.971 óbitos por COVID-19

 

Cultura

Encerramento da SPFW. Dica AGEMT: Festival Pinheiros. 

Meninos Rei, do Projeto Sankofa, abrindo o desfile do SPFW - Foto: Glamour
Meninos Rei, do Projeto Sankofa, abrindo o desfile do SPFW - Foto: Glamour

 

SPFW

A SPFW termina neste sábado (4), com o tema IN-PACTOS, a semana começou com um único desfile da marca À La Garçonne, na terça-feira (31). Já o encerramento ficará com a grife Isaac Silva, uma marca jovem ativista, que desafia o preconceito racial através de criações repletas de referências afro-brasileiras e indígenas . A edição contou com desfiles que levantaram debates sobre sustentabilidade, inclusão e política. 

"É um chamado para que novos pactos possam surgir em torno do compromisso com as mudanças urgentes que precisam acontecer para criarmos um ambiente mais humano e saudável para todos”, disse Paulo Borges, criador da SPFW. 

Os desfiles estão acontecendo no Senac Lapa e no Komplexo Tempo. A ideia de realizá-los no Senac, é que os estudantes de moda possam participar dos bastidores da semana de moda e auxiliar na produção. Já o Komplexo Tempo, é um espaço recém-inaugurado na Mooca, e homenageia o bairro pioneiro na indústria têxtil da cidade. 

 

Festival Pinheiros

Acontecerá neste próximo domingo (5) o Festival Pinheiros, uma grande festa ao ar livre produzida pelo projeto Ponto da Música, que começa às 9h e termina às 19h. 12 atrações locais farão apresentações, se revezando em 3 palcos. 

Também haverá feiras de produtores locais, que estimulam a economia local e o consumo consciente, com setores de acessórios, arte, design, gastronomia, artesanato, papelaria e muito mais. Além disso, no local estarão funcionando restaurantes, bares, lojas de pets e boutiques.

Para as crianças serão promovidas brincadeiras de rua, que incentivam a interação entre a família com momentos de muita diversão. Os pets também não ficam fora da programação, que conta com uma “cãominhada” logo pela manhã.

Para quem quer deixar a carteirinha de vacinação em dia, no evento terá uma tenda de vacinação, sendo necessário levar apenas um documento com foto e a carteira de vacinação.

Endereço: Rua dos Pinheiros - Pinheiros, São Paulo 
 

Esportes

Rodada do Campeonato Brasileiro. NBA: Celtics vence o primeiro jogo das finais. Liga das Nações de vôlei feminino. 

Na NBA, o Boston Celtics venceu o Golden State Warriors por 120 a 108 - Foto: Reprodução/Instagram @celtics
Na NBA, o Boston Celtics venceu o Golden State Warriors por 120 a 108 - Foto: Reprodução/Instagram @celtics

 

Brasileirão

O final de semana será recheado de jogos válidos pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro série A. Abrindo a rodada no sábado (04), América-MG e Cuiabá se enfrentam no Independência, às 16h30. Mais tarde, às 19h, o Atheltico-PR recebe o Santos, na Arena da Baixada; o Ceará joga contra o Coritiba, no Castelão; e o Avaí joga contra o São Paulo, na Ressacada. Às 20h30, o Corinthians visita o Atlético-GO, no estádio Antônio Acioly, de olho na liderança. 

No domingo (05), às 11h, o Juventude mede forças com o Fluminense, no Alfredo Jaconi. Às 16h, para o que você estiver fazendo, é jogaço entre líder e vice-líder, é Palmeiras e Atlético-MG, no Allianz Parque. A partida vale a liderança do torneio, atualmente, os dois times estão empatados em 15 pontos, e a equipe alviverde lidera a competição pelos critérios de desempate. No mesmo horário, o Fortaleza vai ao Maracanã enfrentar o Flamengo, em busca da primeira vitória no campeonato.

ncerrando a noite de domingo (05), às 19h, o RB Bragantino recebe o Internacional, no Nabi Abi Chedid. Na segunda-feira (06), fechando a rodada, o Botafogo joga contra o Goiás, às 20h, no estádio Nilton Santos. 

 

Finais da NBA 

A noite de quinta-feira (02) marcou o início das finais da NBA, a liga de basquete americana, e com um jogão entre Golden State Warriors e Boston Celtics. Jogando em casa por ter tido a melhor campanha na temporada regular, os Warriors foram surpreendidos pelos Celtics, que tiveram um último quarto perfeito e venceram por 120 a 108. 

Essa foi a primeira derrota do Golden State durante os playoffs, antes o time acumulava nove vitórias. Os Celtics contaram com atuações inspiradas de Al Horford, com 26 pontos, Jaylen Brown, com 24 pontos e Derrick White com 21 pontos. Jayson Tatum foi o garçom do time com 13 assistências. Pelos Warriors, Stephen Curry anotou 34 pontos, cinco assistências e seis rebotes; enquanto Andrew Wiggins marcou 20 pontos e cinco rebotes, Klay Thompson fez 15 pontos. 

Com a derrota o time de São Francisco perdeu a vantagem do mando de quadra. Antes de viajar para Boston, os Warriors ainda jogam a partida 2, no domingo (05), às 21h (horário de Brasília), em seus domínios. 
 

Vôlei feminino 

Nesta sexta-feira (03) a seleção feminina de vôlei joga contra a República Dominicana, às 19h (horário de Brasília), em jogo válido pela terceira rodada da Liga das Nações Feminina de Vôlei, nos Estados Unidos. Na quinta-feira (02), o Brasil venceu a seleção da Polônia por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/21 e 25/22. Na terça-feira (31), a seleção já havia vencido a Alemanha por 3 a 1.

Com o resultado, a seleção assumiu provisoriamente a liderança do grupo, com 6 pontos, tendo duas vitórias em dois jogos. 

Tags: