As notícias de destaque nesta sexta-feira, 20/05

Encontro de Bolsonaro com Elon Musk, alegação de Mourão contra Moraes, atualização da Guerra na Ucrânia e mais
por
Letícia Coimbra
Luan Leão
Sônia Xavier
Vitor Simas
|
20/05/2022 - 12h

Política 

Encontro entre Jair Bolsonaro e Elon Musk, no interior de SP; Musk anuncia projeto para 19 mil escolas na Amazônia. Eleições: Lula e Bolsonaro seguem na frente; Dória e Tebet crescem 1 ponto. Mourão sai em defesa de Bolsonaro contra Alexandre de Moraes.  

Elon Musk foi condecorado durante o evento em Porto Feliz (SP) com uma medalha de honra ao mérito - Foto: Ciro Nogueira/Twitter/Reprodução
Elon Musk foi condecorado durante o evento em Porto Feliz (SP) com uma medalha de honra ao mérito - Foto: Ciro Nogueira/Twitter/Reprodução

  

Musk no Brasil  

Nesta sexta-feira (20) o presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontrou com o bilionário sul-africano Elon Musk durante um evento em Porto Feliz, no interior de São Paulo. Foi anunciada uma parceria com a Starlink, rede de satélites que integra a SpaceX, companhia espacial de Musk, e que disponibiliza internet banda larga. De acordo com uma publicação na conta do Twitter do empresário, que disse estar “animado por estar no Brasil”, ela será utilizada no monitoramento da floresta amazônica e fornecerá internet para 19 mil escolas em áreas rurais.   

A informação foi confirmada atráves de um comunicado de imprensa emitido pelo Ministério das Comunicações, afirmando que será usada "tecnologia avançada para a preservação da floresta amazônica, com monitoramento de desmatamentos e incêndios ilegais". Detalhes como o modo de funcionamento e os valores ainda não foram divulgados.   

Durante o evento, Musk foi condecorado com uma medalha de honra ao mérito.  Durante discurso, Bolsonaro elogiou Musk e o chamou de "mito da liberdade”. Ao se referir a compra da rede social Twitter pelo empresário, Bolsonaro disse que trouxe um "sopro de esperança" para o país.

Apesar disso, especialistas que acompanham o enfrentamento ao desmatamento no Brasil ouvidos pelo G1 não receberam bem a notícia. De acordo com Márcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE) é "uma referência de monitoramento de florestas tropicais no mundo" e também tem a "tecnologia mais avançada para fazer isso".   

"Monitoramento a gente tem e é de qualidade. O que a gente não tem é governo. Não adianta a gente ter a informação e não ter quem aja, tome ações em cima da informação", alega.  

  

Lula (continua) na frente 

Nesta sexta-feira (20) foi divulgado o resultado da pesquisa eleitoral realizada pela XP/Ipespe onde o ex-presidente Lula (PT) se mantém estável, com 44% das intenções de votos, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que ainda conta com 32%. Em terceiro lugar está o cearense Ciro Gomes (PDT), com 8%, mesma porcentagem do último levantamento.   

O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) segue em quarto lugar, seguido pela senadora Simone Tebet (MDB). Ambos subiram um ponto percentual na última semana, ficando com 2%. O deputado federal André Janones (Avante) continuou com 2%.  

Felipe D’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Eymael (Democracia Cristã) obtiveram menos de 1% das intenções. Luciano Bivar (União Brasil) não pontuou.  

As entrevistas foram feitas por telefone do dia 16 ao dia 18 de maio, contando com 1.000 participantes do Brasil inteiro. A maior margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.  
 

“O presidente utilizou os instrumentos que tinha à disposição” 

Nesta sexta-feira (20) o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), afirmou concordar com a ação do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes por suposto abuso de autoridade.  Segundo o general, Moraes age de forma parcial e  Bolsonaro “usa armas que a Justiça dá”. 

Aos jornalistas no Planalto, ele disse: “Eu considero [parcial]. Acho que está havendo uma certa disruptura nisso eu aí tudo, né? E então eu concordo que o presidente [Bolsonaro] utilizou os instrumentos que tinha à disposição”.  

O presidente solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) após o ministro Dias Toffoli, do STF, rejeitar o pedido de investigação apresentado nesta terça-feira (17) contra o magistrado. Na decisão, Toffoli destacou que não existem “indícios mínimos” de quaisquer crimes na atuação de Moraes e que o estado democrático de direito impõe a todos deveres e obrigações e que um juiz não pode ser transformado em réu “pelo simples fato de ser juiz”.   
 

Meio Ambiente 

Madrugada mais fria do ano em SP. Audiência pública debate impactos do mercúrio na bacia do Tapajós. 

Foto: Maria Flor Torres/Reprodução
Foto: Maria Flor Torres/Reprodução

 

Garimpo ilegal  

Cerca de 300km dos garimpos ilegais do rio Tapajós, mais da metade dos moradores da zona urbana de Santarém apresentam níveis de contaminação por mercúrio até quatro vezes superior ao limite recomendado pela OMS. Entre os ribeirinhos, a contaminação chega a 90%. A pesquisa foi realizada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em parceria com a Fiocruz e o WWF Brasil 

O auditório Wilson Fonseca, na unidade (Ufopa) às 14h, foi palco de audiência pública que o Ministério Público promoveu para debater os impactos ambientais da contaminação. 

 

Recorde de temperatura mínima  

São Paulo registrou temperatura de 6,3° C na madrugada desta sexta-feira, (20),segundo estações meteorológicas automáticas do Centro de Emergências da Prefeitura de São Paulo, batendo o recorde de 7° C de média mínima alcançado na quarta-feira (18) nesta mesma semana. A temperatura é a menor registrada em 2022 e, também,  para o mês de maio desde 1990.  

  

Internacional

Guerra na Ucrânia: Zelensky diz que “Rússia transformou o Donbass num inferno”; Rússia anuncia corte no fornecimento de gás à Finlândia.

Foto: Presidência da Ucrânia
Foto: Presidência da Ucrânia

 

Guerra da Ucrânia  

Durante pronuciamento por vídeo na noite desta quinta-feira (19), Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, declarou que a região do Donbass virou um "inferno", acusando Moscou de cometer genocídio do povo ucraniano.  

Apesar de não terem conseguido tomar Kiev, a capital, a Rússia têm feito a maior parte dos ataques no sul e leste da Ucrânia, onde ficam situados Donetsk e Luhanks, que Putin reivindica em favor dos separatistas.  

"Em Donbass, os invasores estão tentando aumentar a pressão. Está um inferno lá, e não é exagero", afirmou o líder ucraniano. Segundo Zelensky, "Donbass está completamente destruído”, e completa “tudo isso não tem e não pode ter qualquer explicação militar para a Rússia". 

O presidente ucraniano condenou um ataque com mísseis na vila de Desna, no nordeste, no qual muitos moradores foram mortos, como outro exemplo de tentativa de “genocídio” pela Rússia. “É uma tentativa consciente e criminosa de matar o maior número possível de ucranianos, destruir mais casas, locais públicos, empresas”, disse Zelensky.  

"Isso é o que será qualificado como o genocídio do povo ucraniano e pelo qual os ocupantes serão definitivamente levados à Justiça", completou, depois de listar ataques que já deixaram "vários" mortos.  

De acordo com autoridades locais, pelo menos 12 pessoas foram mortas e dezenas de casas destruídas na cidade de Severodonetsk após bombardeios russos.  Zelensky se referiu ao ataque como “brutal e absolutamente inútil”. A cidade vizinha de Lysychansk também virou alvo recentemente.  

  

Reação russa 

Em outra ofensiva da Rússia, nesta sexta-feira (20) a operadora de gás natural estatal da Finlândia, Gasum, disse que a russa Gazprom informou que interromperia o fornecimento para a empresa finlandesa a partir de sábado (21).  

O presidente-executivo da Gasum, Mika Wiljanen, disse aos clientes que a empresa “se preparou cuidadosamente para essa situação” e deve ser capaz de manter os oleodutos funcionando “pelos próximos meses”.  

O corte ocorre apenas alguns dias depois que Helsinque apresentou seu pedido de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte, uma medida que encerra décadas de não alinhamento militar oficial e incendeia Moscou. No mês passado, a Gazprom também interrompeu o fornecimento para a Polônia e a Bulgária por se recusarem a pagar o gás em rublos, o que ajudaria a sustentar a sitiada moeda russa, em vez de dólares ou euros especificados no contrato.   
 

Saúde

Atualização dos dados da Pandemia.

 

Pandemia 

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Brasil registrou 10.187 novos casos de COVID-19, e 60 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 102. No total, o país acumula 30.762.413 casos confirmados, e 665.493 óbitos por COVID-19.  

 

 

Cultura

Dica AGEMT.

Foto: topensandoemviajar.com
Foto: Tô Pensando em Viajar

 

A Tensão, de Leandro Erlich 

A exposição com nome sonoramente ambíguo (“a tensão” ou “atenção”) abarca um conjunto de 16 obras repletas de sentidos e ilusões de ótica desconcertantes que exploram espaços que estamos acostumados a ver, mas deslocados da normalidade. O ambiente conta com um barco e elevador flutuantes, janelas para jardins imaginários, uma piscina em que o visitante pode ficar submerso sem medo de se afogar e inúmeras outras obras.  

Segundo o curador, Marcello Dantas, “a obra de Leandro Erlich é estruturada no mecanismo da dúvida. O que nossos olhos veem está em desacordo com o que nossa mente conhece”. 

A mostra tem classificação indicativa livre, entrada gratuita e está sendo exibida no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, está em exposição desde o dia 13 de abril e segue até 20 de junho. 

Para obter os ingressos, é necessário acessar o site.  

OBS: Os ingressos são liberados às sextas-feiras, mas apenas para a semana seguinte, portanto é necessário planejamento. 

 

Esportes

Prévia da rodada do campeonato brasileiro série A. NBA: Jogos das finais das Conferências Leste e Oeste. Fórmula 1: GP da Espanha.

Partida entre Atlético-GO e Coritiba em 2021 - Foto: Heber Gomes-ACG
Partida entre Atlético-GO e Coritiba em 2021 - Foto: Heber Gomes-ACG

 

Brasileirão  

O final de semana será de jogos pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro série A. Abrindo a rodada, no sábado (21), às 16h30, o Atlético-GO, reestreando o técnico Jorginho,  recebe o Coritiba, no Antônio Accioly, em Goiânia. No mesmo horário, no Maracanã, o Flamengo recebe o Goiás.  

Às 18h30, o Santos joga contra o Ceará na Vila Belmiro. Às 19h, em Caxias do Sul, o Juventude enfrenta o Palmeiras. Mais tarde, às 21h teremos dois jogos: na Arena Pantanal, Cuiabá e Internacional se enfrentam. No Horto, o América-MG joga contra o Botafogo. 

No domingo (22), às 16h, o Corinthians recebe o São Paulo na Arena NeoQuimica, em jogo que vale a liderança do campeonato. Ainda às 16h, no Castelão, o Fortaleza enfrenta o Fluminense. Fechando a rodada, às 19h, na Arena da Baixada, o Athletico-PR enfrenta o Avaí.  

O Brasileirão tem o Corinthians como líder com 13 pontos, em segundo lugar tem o Atlético-MG com 12 pontos, logo atrás estão São Paulo e Botafogo com 11 pontos. Fechando o G-6, estão Santos e Coritiba, ambos com 10 pontos. Na outra ponta da tabela, no Z-4, estão em 17° o Juventude com 6 pontos, em 18° o Ceará com 4 pontos, em 19° o Atlético-GO com 3 pontos e na lanterna o Fortaleza com 1 ponto.  

 

NBA 

O final de semana marca o jogo 3 da final da Conferência Leste da NBA, liga de basquete americana. Em casa, o Boston Celtics enfrenta o Miami Heat, no sábado (21), às 21h30 (horário de Brasília). No primeiro jogo, em casa, o Miami Heat venceu por 118 a 107, já na segunda partida, ainda na casa do Miami, os Celtics atropelaram e venceram por 127 a 102.  

A Conferência Oeste terá o seu segundo jogo de finais nesta sexta-feira (20). Em casa, o Golden State Warriors enfrenta o Dallas Mavericks. Na primeira partida, também em casa, a vitória inquestionável foi dos Warriors, aplicando 112 a 87.  
 

GP da Espanha  

No domingo (22), Barcelona é a sede da 6ª etapa da Fórmula 1. O GP da Espanha é conhecido por testar os pilotos, devido às suas curvas e também a longa reta. Os maiores vencedores do circuito da Catalunha são ninguém mais e ninguém menos que Lewis Hamilton com a Mercedes e Michael Schumacher com a Ferrari. 

A classificação está marcada para o sábado (21), das 11h às 12h (horário de Brasília). A corrida está prevista para o domingo (21), com largada às 10h (horário de Brasília).  

Atualmente, Charles Leclerc da Ferrari é o líder do campeonato com 104 pontos, seguido por Max Verstappen da Rede Bull com 85 pontos, e Sergio Perez, também da Red Bull, com 66 pontos.  

 
 
 
 

Tags: