As notícias de destaque nesta sexta-feira, 06/05.

Yanomâmi encontrados, Pacheco na presidência, som inédito de um buraco negro e mais.
por
José dos Santos
Letícia Coimbra
Luan Leão
Vitor Simas
|
06/05/2022 - 12h

Política

Pacheco assume a presidência. Comitiva de Lula sofre ataques em Campinas, às vésperas do lançamento da chapa Lula-Alckmin. 

Jefferson Rudy/Agência Senado
Jefferson Rudy/ Agência Senado

 

Presidente por um dia  

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG)  assumiu o comando da presidência da República por algumas horas nesta sexta-feira (6), devido a ida do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Georgetown, na Guiana, com retorno previsto ainda nesta sexta-feira (6). 

É a primeira vez de Pacheco exerce a função temporariamente. Como chefe do Senado, ele é o terceiro na linha sucessória do Palácio do Planalto, segundo a legislação, precisando assumir os deveres na ausência do presidente e vice da República, assim como o presidente da Câmara. Todos os três estão em viagem.   

Mourão está em Montevidéu, no Uruguai, desde quinta-feira (5) onde marcou encontro com a vice-presidente, Beatriz Argimón, nessa sexta-feira (6) e Arthur Lira (PP-AL) viajou para Nova York, nos Estados Unidos, mas não teve a agenda de compromissos divulgada. 

Bolsonaro foi a Georgetown, na Guiana, para se reunir com o presidente do país, Mohamed Irlaan Ali, para discutir a respeito da atualização da tabela de produtos com benefícios tarifários para a importação, que já foi firmada entre os países. 

  

Repúdio 

Na quinta-feira (5), a comitiva do ex-presidente Lula (PT) foi alvo de protestos enquanto deixava um condomínio fechado, onde ele esteve para participar de um almoço. Em vídeos compartilhados nas redes sociais é possível ver o grupo que, usando camisetas da seleção brasileira e segurando bandeiras do Brasil, proferiu ofensas contra o petista enquanto o veículo em que ele estava tentava passar.  

Nesta sexta-feira (6), Ciro Gomes (PDT), pré-candidato à presidência da República, se manifestou a respeito, afirmando que o incidente foi “produzido pela militância raivosa e autoritária de Bolsonaro”. Contudo, também teceu críticas ao petista, alegando que sabe “bem o que é isso, porque fui atacado por uma corja bolsonarista, em Ribeirão, e por um grupamento radical de prováveis lulistas, na [Avenida] Paulista”.  

A ex-senadora Marina Silva (REDE), também usou suas redes sociais para prestar apoio ao ex-presidente Lula, devido aos ataques ao carro em que ele era transportado na tarde desta quinta-feira (5), em Campinas, no interior de São Paulo. Sobre esse acontecimento, a líder do Rede Sustentabilidade disse ser “um ato de covardia” e aproveitou para chamar a atenção das “autoridades responsáveis pela segurança pública no país”, alegando que são encarregados dos cuidados com a “integridade física e a vida” dos pré-candidatos.  

  

 

Meio Ambiente

Yanomami são encontrados. Números do DETER sobre o desmatamento na Amazônia. 

Foto: divulgação/oglobo
Foto: divulgação/oglobo

 

Encontrados  

Em depoimento à Polícia Federal na quinta-feira (05) o líder indígena Junior Hekurari disse que o grupo de 25 Yanomamis desaparecidos após confronto com garimpeiros foram encontrados. 

Segundo o relato de Hekurari, os indígenas que moravam na comunidade de Aracaçá, se mudaram para outros locais e parte deles reside agora em uma comunidade chamada Palimiú. 

A tensão entre Yanomamis e garimpeiros em Roraima despontou, no final de abril, com a denúncia de que uma jovem indígena de 12 anos teria sido sequestrada, estuprada e assassinada 

"Esses indígenas foram coagidos e instruídos a não relatar qualquer ocorrência que tenha acontecido na região, dificultando a investigação da Polícia Federal e Ministério Público Federal", diz uma nota da entidade indígena. 

"Alguns indígenas relataram que não poderiam falar, pois teriam recebido 5 g de ouro dos garimpeiros para manter o silêncio", continua o documento. 

A região Aracaça tem longo histórico de conflitos. Um relatório da entidade Hutukara Associação Yanomami aponta ainda que a comunidade Aracaçá está "em vias de desaparecimento", e afirma que parte dos indígenas já não produzem a própria comida (o que os deixa à mercê da alimentação dos garimpeiros) e que a introdução de bebidas alcoólicas e doenças pelo garimpo é outra ameaça. 

  

Recorde de desmatamento 

Os alertas de desmatamento na Amazônia passaram de 1 mil km² em abril e bateram recorde para o período, liderando a lista dos cincos estados com maior área sob alertas de desmatamento em abril, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Deter, divulgados nesta sexta-feira (6). 

Na lista de estados sob maior impacto em abril estão o Amazonas, com 346.89 km², seguido do Pará, com 241.92 km², Mato Grosso, com 286.68 km² e Rondônia, com 107.86 km². Desde agosto do ano passado, os alertas vêm batendo recordes: em outubro, janeiro fevereiro e agora em abril, aponta o Observatório do Clima. 
 

Internacional

Explosão em Madri. 

Foto: Pierre-Philippe MARCOU / AFP
Foto: Pierre-Philippe MARCOU / AFP

 

Explosão em Madri teve duas vítimas fatais e 17 feridos 

Duas pessoas morreram e 17 ficaram feridas após explosão em um edifício de quatro andares na região central de Madri nesta sexta-feira (6). Segundo o prefeito da cidade, José Luis Martínez-Almeida, dois homens morreram por conta da forte explosão no prédio em reforma localizado no bairro de Salamanca. 

O motivo da explosão ainda é incerto, porém existe a hipótese de que foi um vazamento de gás na obra, mas segundo Martínez-Almeida, os bombeiros prefeririam não antecipar nenhuma hipótese ainda.  
 

Economia

Segundo ONU, Guerra na Ucrânia impede exportação de 25 toneladas de grãos do país. 

  

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

 

Comprometendo a exportação  

A agência alimentar da Organização das Nações Unidas afirmou, nesta sexta-feira (6), que a Ucrânia tem aproximadamente 25 toneladas de grãos pendentes para exportação. O país é um dos maiores exportadores de trigo no mundo, mas a guerra tem acarretado dificuldades nesse âmbito, bloqueando portos e estradas e causando problemas com a infraestrutura.   

Segundo a agência para Alimentação e Agricultura da ONU, a FAO, o bloqueio do acesso ao Mar Negro pelas tropas russas tem impedido a retirada dos produtos, o que auxilia no aumento da inflação, que bateu recor dem marçom e da insegurança alimentar, já que a Rússia e a Ucrânia respondem por 29% de toda a venda de trigo do planeta. 

“Os preços internacionais do grão romperam as máximas históricas em março, chegando a apresentar cotações 76% acima da média no mês de fevereiro de 2022, antes do início do conflito”, destacou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea),  em nota a respeito dos impactos da guerra nos preços de commodities agropecuárias.  

  

Saúde

Atualização dos dados da pandemia.  

  

Pandemia   

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 19.725 novos casos de COVID-19, e  195 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 97. No total, o país acumula 30.543.908 casos confirmados, e 664.091 óbitos por COVID-19.   

 

Cultura

NASA divulga som inédito de um buraco negro. Dica AGEMT: exposição “Cartas ao Mundo”, de Bia Lessa.  

Foto: Reprodução/Youtube/Nasa
Foto: Reprodução/Youtube/Nasa

 

Sons de um buraco negro  

Em vídeo postado em seu canal oficial, NASA mostra sons captados do buraco negro no centro do aglomerado de galaxias de Perseu. 

Os sons mostrados pela agência espacial norte- americana foram captados por um processo chamado sonificação, onde através de processos e programas de computador, os cientistas podem “traduzir” dados, nesse caso, ondas de pressão, em ondas sonoras audíveis para o ser humano.  

Em seu site, a NASA afirma que essa sonificação é diferente de todas as outras já feitas por ter sido traduzida a partir de ondas sonoras reais obtidas pelo observatório de raio-X Chandra, telescópio espacial lançado pela agência em 1999. 

Apesar de ondas sonoras não serem capazes de se propagar no vácuo do espaço, a situação é diferente em aglomerados de galáxias como o de Perseu, já que dentro desses sistemas há uma quantidade massiva de gases permeando as galáxias, permitindo que os instrumentos captem os sons. 

O som pode ser conferido neste vídeo.

 

Cartas ao Mundo 

Exposição-manifesto baseada na obra de Glauber Rocha que tem como ideia principal as semelhanças e diferenças entre distopia e utopia, e é feita a partir de três capítulos, com um design que muda durante a visita. 

“A intenção é participar de um movimento que diz em alto e bom som ASSIM NÃO. Não a uma cidade e a um país excludentes, que não consegue mais se ver”, afirma Bia Lessa, organizadora da mostra. 

Cartas ao Mundo tem origem a partir de três filmes, que contrastam e dialogam entre si: ‘Asfixia' ‘Mercadoria’, e ‘O Comum’, contando com colaboração de Guilherme Wisnik, de Vitor Garcez e de Ailton Krenak e diversos outros artistas e intelectuais. Infelizmente as performances presentes na exposição estão temporariamente canceladas. Porém os filmes seguem em exibição normalmente. 

A exposição é gratuita e está disponível no Sesc Av. Paulista, 119. A mostra fica no local até o dia 29/05. Para mais informações, acesse o site do Sesc .  

 
 

Esportes

Rodada do final de semana. Final da Superliga de vôlei: Minas e Cruzeiro, quem leva? 

 

Foto: Pedro Souza/Atlético
Foto: Pedro Souza/Atlético

 

Brasileirão

O final de semana de dia das mães será de muito futebol. Abrindo a 5ª rodada do Campeonato Brasileiro série A, no sábado (07), às 16h30, Atlético-MG e América-MG se enfrentam em Belo Horizonte. Mais tarde, às 20h30, o Athletico-PR, na primeira partida sem o técnico Fábio Carille, demitido no meio da semana, recebe o Ceará, na Arena da Baixada. 

No domingo de dia das mães, às 11h, o Flamengo duela com o Botafogo no clássico carioca que marca o encontro dos técnicos portugueses Paulo Sousa, dos rubro-negros, e Luis Castro, do Fogão.  

Às 16h, em São Paulo, o Palmeiras recebe o Fluminense que terá a estreia de Fernando Diniz no comando da equipe pelo Brasileirão. No mesmo horário acontece o clássico goiano entre Atlético-GO e Goiás.  

Dois jogos estão previstos para às 18h, RB Bragantino e Corinthians, que vale a liderança do campeonato, e Santos e Cuiabá. Às 19h, o Juventude recebe o Internacional, e o Fortaleza recebe o São Paulo.  

A rodada fecha com o jogo entre Avaí e Coritiba na segunda-feira (09). 
 

De domingo não passa! 

Depois de uma temporada com seis meses e 152 jogos, a Superliga Masculina de Vôlei vai conhecer o seu campeão neste domingo (08). O confronto entre Minas e Cruzeiro está em seu terceiro jogo, depois de ter tido uma vitória para cada lado nas partidas anteriores.  

A partida acontece em Uberlândia e começa às 10h, um programa e tanto para a prévia do almoço de dia das mães!  

Tags: