As notícias de destaque nesta segunda-feira, 5/9

População chilena rejeita proposta de nova constituição, nova primeira-ministra e mais
por
Ana Beatriz Villela
Letícia Coimbra
Luan Leão
Sônia Xavier
|
06/09/2022 - 12h

Segunda-feira, 5 de setembro de 2022, veja os destaques do Resumo AGEMT:

  • Fachin restringe regras sobre armas;

  • Mercado prevê diminuição da inflação e alta do PIB;

  • População chilena rejeita proposta de nova constituição; presidente Boric se reúne com partidos nesta segunda-feira (05). 

  • Liz Truss é a nova Primeira-Ministra do Reino Unido. 

  • Média móvel de óbitos por covid-19 nos últimos 7 dias diminui para 115;

  • Brasileirão: Palmeiras empata diante do Bragantino e mantém distância dos rivais em rodada com muitos empates no pelotão da frente

 

Foto: Sergio Lima/AFP
Foto: Sergio Lima/AFP

Restrição de aquisição de armas

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), restringiu nesta segunda-feira (5) as regras para aquisição de armas por CACs (caçadores, atiradores e colecionadores), diminuindo a quantidade de munições que podem ser obtidas por eles. A ação foi motivada pelo risco de violência política na campanha eleitoral, atendendo a três ações: duas do PSB e uma do PT, contra trechos de decretos e portarias do governo Jair Bolsonaro (PL) que flexibilizaram essa possibilidade. Ele é o relator desses processos.

Os pedidos foram analisados devido à urgência das eleições e destacou: 

“Passado mais de um ano em razão dos recentes e lamentáveis episódios de violência política. Noutras palavras, o risco de violência política torna de extrema e excepcional urgência a necessidade de se conceder o provimento cautelar”.
 

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Foto: Vinícius Schmidt/Metropoles

Queda da inflação

Segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, o mercado espera um crescimento de 0,47% para o país.

A previsão é que o Produto Interno Bruto (PIB)  chegue a 2,26% frente a 2,10 % da semana anterior. Já para a inflação, o mercado espera uma queda para 6,61%, na semana passada o número registrado era de 6,70%. O indicador da taxa básica de juros, SELIC, provavelmente se manterá em 13,75%.

A projeção para a inflação de 2023 foi de 5,27%, a terceira queda consecutiva no índice, que na semana passada registrou 6,70%. Este número se aproxima da meta do ministério da Economia, de 4,5% .

 

Foto: Javier Torres/AFP
Foto: Javier Torres/AFP

Constituição rejeitada

A população do Chile rejeitou neste domingo (4) o projeto de uma nova constituição. A opção “rejeito” prevaleceu sobre a aprovação do texto apresentado. O projeto visava mudar um modelo ultraliberal herdado da ditadura de Augusto Pinochet para estabelecer mais direitos sociais.

Os eleitores foram chamados para responder à seguinte pergunta: “você aprova o texto da Nova Constituição proposto pela Convenção Constitucional?”. As escolhas possíveis foram: “aprovo” ou "rejeito''. A votação era obrigatória e ocorreu entre 8h e 18h (pelo horário local). Segundo estimativa das autoridades chilenas, cerca de 15 milhões de pessoas estavam aptas a votar. 61% dos eleitores votaram na opção “rejeito”.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, que defendeu a aprovação, convocou todos os partidos para dar continuidade ao "processo constituinte" a partir desta segunda-feira (5). 

 

 

Nova primeira-ministra

Elizabeth “Liz” Truss venceu as eleições do Partido Conservador britânico nesta segunda-feira (5) para ser a nova primeira-ministra do Reino Unido. 

No pleito final, ela obteve mais de 81 mil votos e derrotou Rishi Sunak, ex-ministro da Economia do Reino Unido que obteve pouco mais de 60 mil votos.

Nesta terça-feira (6), Liz Truss e Boris Johnson irão se reunir com a rainha Elizabeth II, em Balmoral, na Escócia, cumprindo o protocolo para a confirmação da renúncia de Johnson e a posse da nova primeira-ministra.

Truss é a terceira mulher a chefiar o governo do Reino Unido e ficará à frente do país até as próximas eleições, que estão previstas para 2024. 

 

Pandemia 

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou  6.763 novos casos de COVID-19, e 56 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 115. No total, o país acumula 34.477.539 casos confirmados, e 684.425 óbitos por COVID-19.
 

Fabio Menotti
Foto: Fabio Menotti

Brasileirão 

A 25ª rodada do Brasileirão foi cheia de empates no pelotão de cima da tabela. O líder Palmeiras foi a Bragança Paulista e empatou em 2 a 2 contra o RB Bragantino. O resultado manteve a equipe alviverde na liderança, e a 6 pontos do vice-líder Flamengo, que também empatou, dessa vez em 1 a 1, contra o Ceará. Com o empate, o Rubro-negro perdeu a chance de diminuir para 5 pontos a vantagem da equipe paulista. 

Outro empate na ponta de cima da tabela foi entre Corinthians e Internacional por 2 a 2, na Arena NeoQuimica. O resultado deixou as equipes na terceira e quarta colocação, respectivamente. Ainda na linha dos empates, Juventude e Avaí empataram em 1 a 1, e seguem com problemas na luta contra o rebaixamento. 

O Athletico-PR venceu o Fluminense por 1 a 0, e seguiu firme na luta pelo G-6. O América-MG engatou a sexta vitória nesse returno e venceu o Coritiba por 2 a 0. Quem não manteve a invencibilidade foi o Fortaleza, que perdeu por 3 a 1 para o Botafogo. 

No jogo dos Atléticos quem se deu melhor foi o Mineiro, que venceu o Goianiense por 2 a 0, fora de casa. Na Arena Pantanal, o Cuiabá saiu na frente e viu o São Paulo empatar, dando números finais ao jogo, 1 a 1. 

Nesta segunda-feira (05), encerrando a rodada, Santos e Goiás se enfrentam às 20h, na Vila Belmiro. 

Tags: