As notícias de destaque nesta segunda-feira, 29/8

Anitta vence categoria de melhor clipe de música latina no VMA, pesquisa Datafolha sobre o primeiro debate entre os presidenciáveis e mais
por
Ana Beatriz Villela
Letícia Coimbra
|
29/08/2022 - 12h

Segunda-feira, 29 de agosto de 2022, veja os destaques do Resumo AGEMT:

  • Segundo Datafolha, Simone Tebet (MDB) teve o melhor desempenho no debate realizado no domingo (28), na opinião dos eleitores indecisos ou que votariam em branco ou nulo;
  • Criação de empregos com carteira assinada diminuiu em julho;
  • Clérigo xiita Muqtada al-Sadr, um dos políticos mais influentes do Iraque, anuncia retirada da vida pública e apoadores invadem o palácio do governo;
  • Anitta vence o VMA de melhor clipe de música latina;
  • Média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 136.

 

Foto: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP
Foto: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP

Saldo do debate

Pesquisa realizada pelo Datafolha mostra que Simone Tebet (MDB) foi a candidata à presidência da República com melhor desempenho no debate realizado pela TV Bandeirantes, TV Cultura, Folha e UOL neste domingo (28). Por outro lado, Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, teve o pior desempenho. A pesquisa foi feita com eleitores indecisos ou que pretendem votar em branco ou nulo no pleito deste ano.

Segundo os entrevistados, o pedetista Ciro Gomes ficou em segundo lugar, com metade da pontuação da senadora, seguido pelo ex-presidente Lula e Bolsonaro, que ficaram empatados. Felipe d’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) foram citados por último.

Para a pesquisa qualitativa foram reunidas 64 pessoas:

  • 30 eleitores indecisos entre Lula, Ciro Gomes e Bolsonaro
  • 14 indecisos entre outros candidatos
  • 20 que pretendem votar nulo ou branco

Para 67% deles, o debate mudou sua intenção de voto, enquanto 80% assumiu a importância dele para sua decisão.

De acordo com a última pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 16 e 18 de agosto, 6% dos eleitores pretendem votar em branco ou nulo, e 2% não sabem em quem votar ainda.

 

Foto: Jorge Júnior/Rede Amazônica
Foto: Jorge Júnior/Rede Amazônica

Abaixo do esperado

Dados divulgados nesta segunda-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Previdência mostram que apesar do Brasil ter criado 218,9 mil empregos com carteira assinada em julho de 2022, o número é menor que o esperado por analistas do mercado financeiro. Além disso, é uma quantidade menor que a de julho de 2021, mês no qual foram criados 306.477 novos empregos com carteira assinada, 87.575 vagas a mais.

Desde o início deste ano foram criadas 1,56 milhão de vagas de emprego formal, 200 mil a menos que no mesmo período do ano passado.

No entanto, todos os setores tiveram saldo positivo.

 

Setor Vagas
Serviços 81.873
Indústria geral 50.503
Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas 38.574
Construção 32.082 
Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura 15.870

 

 

líder xiita
Foto: Reprodução/Twitter

"Retirada"

Nesta segunda-feira (29), o clérigo xiita Muqtada al-Sadr, um dos políticos mais influentes do Iraque, afirmou que vai abandonar a vida política no país. “Eu anuncio minha retirada final”, disse o líder da milícia através de um comunicado no Twitter. A decisão foi tomada porque não conseguiu formar maioria no Parlamento para governar.

Como reação, manifestantes invadiram o palácio presidencial do governo iraquiano. De acordo com informações da agência de notícias AFP, 12 pessoas foram mortas durante conflito entre apoiadores de Al-Sadr e grupos ligados ao Teerã.

De acordo com a imprensa local, o controle sobre o palácio foi retomado e ficou definido um toque de recolher.

 

Pandemia 

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 12.458 novos casos de COVID-19, e 128 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 136. No total, o país acumula 34.397.205 casos confirmados, e 683.622 óbitos por COVID-19. 

 

Foto: REUTERS/Brendan McDermid
Foto: REUTERS/Brendan McDermid

Melhor clipe de música latina

Neste domingo (28), aconteceu o Video Music Awards, premiação da MTV dos EUA e a cantora Anitta levou o prêmio de melhor clipe de música latina com o hit “Envolver”. 

Essa foi a primeira vez que uma produção brasileira venceu uma das categorias na premiação. Entre os concorrentes da cantora estavam grandes nomes da música latina da atualidade como Bad Bunny, que levou o prêmio de artista do ano, Daddy Yankee e J Balvin.

Anitta também foi a primeira cantora brasileira a se apresentar nos palcos do VMA, sua apresentação contou com a campeã “Envolver” e outros sucessos como Vai, Malandra" e "Movimento da Sanfoninha".

Em seu discurso, relembrou a criminalização do funk e agradeceu aos fãs: "Meu Deus, eu não esperava isso. Acho que vou chorar. Só quero dizer, para quem não sabe, hoje é história. É a primeira vez do Brasil aqui. É a primeira vez que meu país ganha esse prêmio. Eu quero agradecer: obrigado à minha família e aos meus fãs. Hoje eu cantei aqui um ritmo que, por muitos anos no meu país, foi considerado crime. Eu nasci no gueto do Brasil e, para quem nasceu lá, a gente nunca pensou que isso fosse possível. Então muito obrigada."

 

Tags: