As notícias de destaque nesta segunda-feira, 19/09

Ex-presidenciáveis declaram apoio a Lula em evento, Bolsonaro participa do funeral da Rainha Elizabeth II, diminuição do preço do Diesel, e mais.
por
Ana Beatriz Villela
Letícia Coimbra
Sônia Xavier
|
19/09/2022 - 12h

Segunda-feira, 19 de setembro de 2022, veja os destaques do resumo AGEMT

  • Ex-presidenciáveis declaram apoio a Lula em evento
  • Bolsonaro participa do funeral da Rainha Elizabeth II
  • Caixão da Rainha é sepultado em Windsor
  • Petrobras anuncia que Diesel irá diminuir 5,8%
  • Post Malone cai em show, lesiona costelas e volta ao palco após atendimento médico
  • Atualização dos dados da pandemia
Candidatos a presidente em eleições passadas reunidos com Lula em São Paulo - Foto: Reprodução/YouTube Lula
Candidatos a presidente em eleições passadas reunidos com Lula em São Paulo - Foto: Reprodução/YouTube Lula

"Frente antifascista"

Nesta segunda-feira (19), o ex-presidente Lula (PT) se reuniu com diversos ex-presidenciaveis em um encontro, onde declararam apoio à candidatura do petista.

Na reunião, que foi feita em um hotel em São Paulo, estavam presentes:

Guilherme Boulos (PSOL), que concorreu em 2018;

Luciana Genro (PSOL), que concorreu em 2014;

Marina Silva (Rede), que concorreu em 2010, 2014 e 2018;

Fernando Haddad (PT), que concorreu em 2018;

João Vicente Goulart (PCB), que concorreu em 2018;

Henrique Meirelles (União Brasil), que concorreu em 2018;

Cristovam Buarque (Cidadania), que concorreu em 2006;

Geraldo Alckmin (PSB), atual candidato a vice de Lula, que concorreu em 2006 e 2018.

Dos presentes, Boulos e Marina Silva já haviam declarado apoio ao candidato. A ex-senadora se manifestou na última semana, após pedir medidas relacionadas à pauta ambiental em seu possível governo.

Em sua declaração, Luciana Genro, que já foi filiada ao PT, defendeu o que chamou de “frente antifascista” e afirmou que apenas Lula tem a possibilidade de fazer o país “respirar novamente para poder lutar por uma verdadeira democracia”.

Já Buarque, chamou atenção para a credcente tensão entre os apoiadores de Lula e Bolsonaro: “Será uma tragédia termos o segundo turno. Eu não tenho dúvida de que ele [Lula] ganhará no segundo turno, se houver segundo turno. Mas serão quatro semanas imprevisíveis do ponto de vista de violência nas ruas, do ponto de vista de 'fake news' para todos os lados."

CHIP SOMODEVILLA / POOL / AFP
Foto: CHIP SOMODEVILLA / POOL / AFP

"Juízo final"

Nesta segunda-feira (19), o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a primeira-dama Michelle Bolsonaro participaram do funeral da Rainha Elizabeth II em Londres. No domingo (18), ambos foram recepcionados pelo rei Charles III no Palácio de Buckingham. A cerimônia, que contou com a presença de mais de cem chefes de Estado, fez parte do cronograma do funeral da rainha.

Ao deixar a residência oficial do embaixador do Brasil em Londres, o presidente foi questionado sobre a presença no funeral de Elizabeth II. Bolsonaro afirmou que "todo mundo vai ter um ponto final". E acrescentou que, na hora do juízo final, não vai ter ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para "descondenar uma pessoa e torná-la elegível", referindo-se à decisão do STF que anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decorrentes da Operação Lava Jato.

Depois de quatro dias de velório, o corpo da Rainha Elizabeth II foi sepultado no Castelo de Windsor. A própria rainha, segundo o Palácio de Buckingham, ajudou nos preparativos da cerimônia. Entre seus pedidos, está a execução de uma música por seu gaiteiro de fole oficial, após o encerramento do funeral na Abadia de Westminster.

Após o serviço religioso, o caixão de Elizabeth II percorreu as ruas de Londres em um cortejo fúnebre que terminou no Wellington Arch, no Hyde Park, em seguida, partiu para Windsor.

O sepultamento ocorreu às 19h30 (15h30 de Brasília). À medida que o caixão for colocado no repouso definitivo, o arcebispo de Canterbury vai ler uma bênção e o gaiteiro toca outra música. O joalheiro da monarquia, então, vai recolher a coroa do caixão e devolvê-la à Torre de Londres.

O dia do funeral foi declarado feriado no Reino Unido, e os eventos foram planejados de maneira meticulosa durante anos, seguindo um cronograma com horários precisos.

diesel
Foto: Reprodução

Diesel mais barato

A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira (19), queda no preço do Diesel vendido às suas distribuidoras. O litro sairá de R $5,19 para R $4,89, a partir desta terça-feira (20), nas refinarias da estatal. Esta é a terceira redução no preço do combustível em 46 dias, as anteriores foram em 04 e 11 de agosto.

Segundo a Petrobras, com a adição obrigatória de 10% de biodiesel ao diesel vendido nos postos, o preço final será, em média, de 4,40 por litro na bomba.

post malone
Reprodução: Twitter

Acidente

Post Malone sofreu uma queda em uma abertura no palco de sua apresentação na cidade de St. Louis, nos Estados Unidos, no último sábado (17). O rapper machucou as costelas e precisou de ajuda de médicos para deixar o local, mas voltou a se apresentar após cerca de 15 minutos.

Uma pessoa que estava no show contou ao site TMZ que uma das pernas do cantor ficou tremendo incontrolavelmente. Após ser retirado, ele pediu para o público aguardar enquanto tentava se recuperar.

No domingo (18), em publicação no Twitter, Post Malone explicou que o buraco é uma estrutura onde guarda o violão após a parte acústica do show:  "Tem esse buraco gigante, então eu tentei dar a volta, virei no canto e arrebentei meu traseiro. Me tirou o ar de jeito. Me pegou de jeito.”

 

Tags: