As notícias de destaque nesta segunda-feira, 13/06

Mulher de Dom Phillips diz que PF disse ter encontrados os corpos, Michelle Bachelet, alta Comissária de Direitos Humanos da ONU, relata preocupação com ameaças a ambientalistas e indígenas no Brasil, Terceiro caso de varíola dos macacos no país e mais
por
Ana Beatriz Villela
Letícia Coimbra
Luan Leão
Vitor Simas
|
13/06/2022 - 12h

 

Política

Fachin defende diálogo entre TSE e Forças Armadas. 

 

Ministro Luiz Edson Fachin, presidente do TSE - Foto: Reprodução/TV Justiça
Ministro Luiz Edson Fachin, presidente do TSE - Foto: Reprodução/TV Justiça

 

“Em prol do fortalecimento da democracia brasileira”

Nesta segunda-feira (13) o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, enviou um ofício ao Ministério da Defesa. No documento, o magistrado defendeu o diálogo com as Forças Armadas e disse ter “elevada consideração” pela organização. Fachin reforçou informações sobre processos de fiscalização e auditoria das urnas eletrônicas, que foram alvos de críticas do ministério. 

"Renovo [...] os nossos respeitosos cumprimentos a vossa excelência [ministro da Defesa], igualmente expressando nossa elevada consideração às Forças Armadas e a todas as instituições do estado democrático de direito no Brasil", afirmou Fachin no ofício.

Na última sexta-feira (10), o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira enviou um ofício ao ministro Fachin a respeito das sugestões feitas pelas Forças Armadas ao processo eleitoral, afirmando que a organização não se sente devidamente prestigiada pelo TSE. 

No ofício, Fachin agradeceu as contribuições que as Forças Armadas tiveram e destacou que o processo eleitoral brasileiro conta com participação de vários atores políticos nas fases de auditoria e afirmou que entidades poderão fiscalizar o sistema eletrônico no pleito deste ano.

 

Meio Ambiente

Segundo a mulher de Dom Phillips, foram encontrados os corpos do jornalista e do indigenista Bruno Pereira; autoridades ainda não confirmam. Bolsonaro diz que indícios "levam a crer que fizeram alguma maldade" com Dom e Bruno. 

Indigenista Bruno Pereira, à esquerda, e jornalista inglês Dom Phillips, à direita, estão desaparecidos desde o dia 5 - Foto: Reprodução
Indigenista Bruno Pereira, à esquerda, e jornalista inglês Dom Phillips, à direita, estão desaparecidos desde o dia 5 - Foto: Reprodução

 

 

Nada confirmado

Na manhã desta segunda-feira (13) a mulher do jornalista britânico Dom Phillips, Alessandra Sampaio, disse ter sido informada de que os corpos de seu marido e do indigenista Bruno Pereira, que estão desaparecidos há mais de uma semana na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas, haviam sido encontrados.

Segundo Alessandra, a Polícia Federal telefonou informando a localização de dois corpos, afirmando ainda a necessidade de serem periciados para a confirmação da identidade.

Em nota, a PF informou a Agência Maurício Tragtenberg que não procede as informações divulgadas pela imprensa de que os corpos foram encontrados. A instituição afirmou que foram encontrados materiais biológicos que serão periciados e que, assim que for encontrado os corpos, a família e a imprensa serão comunicados.

No final de semana, o Comitê de crise, coordenado pela PF do Amazonas, disse que foram percorridos 25 quilômetros pela selva em trilhas existentes na região, áreas de igapós, e furos do Rio Itaquaí. Nessas buscas foram encontrados objetos pessoais dos desaparecidos, sendo um cartão de saúde e roupas pertencentes ao indigenista, e botas, roupas e uma mochila com roupas de Dom. De acordo com as autoridades, os objetos estavam próximos da casa de Amarildo Costa de Oliveira, suspeito de envolvimento no desaparecimento.

 

“Vai ser muito difícil encontrá-los com vida”

Nesta segunda-feira (13) o presidente Jair Bolsonaro afirmou que “indícios levam a crer que fizeram alguma maldade” com o jornalista inglês Tom Phillips e o indigenista Bruno Pereira, que desapareceram há mais de uma semana na Terra Inidígena Vale do Javari, no Amazonas. A declaração foi feita em entrevista à rádio CBN de Recife (PE).

O presidente afirmou ainda acreditar ser difícil encontrá-los com vida devido ao tempo passado. "Já temos hoje oito dias, indo para o nono dia que isso tudo aconteceu, vai ser muito difícil encontrá-los com vida… Foram encontradas vísceras humanas, que já estão aqui em Brasília para fazer o [exame de] DNA”, disse o presidente. “Eu peço a Deus que isso aconteça, que os encontremos com vida, mas os informes, os indícios levam para o contrário no momento”.

Durante a entrevista, Bolsonaro seguiu com o que havia dito na Cúpula das Américas, alegando que o governo federal reagiu imediatamente após o desaparecimento, mas diversas entidades locais discordam e afirmam que, na verdade, houve demora nas buscas. Na sexta-feira (10) a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) apresentou uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) relatando que o governo não estava fazendo o suficiente para localizar os desaparecidos.

 

 

Internacional

Michelle Bachelet, alta Comissária de Direitos Humanos da ONU, relata preocupação com ameaças a ambientalistas e indígenas no Brasil. Guerra da Ucrânia: Russos expulsam tropas ucranianas da região de Severodonetsk. 

Foto: Reprodução/ ONU
Foto: Reprodução/ ONU

"Alarmada"

 

Durante a abertura do Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra, nesta segunda-feira (13),  a Alta Comissária de Direitos Humanos, Michelle Bachelet, disse estar preocupada com as ameaças constantes a ambientalistas e indígenas no Brasil.

"No Brasil, estou alarmada por ameaças contra defensores dos Direitos Humanos e ambientais e contra indígenas, incluindo a contaminação pela exposição ao minério ilegal de ouro", declarou Bachelet. "Peço às autoridades que garantam o respeito aos direitos fundamentais e instituições independentes".

Bachelet também falou sobre ameaças de ataques a legisladores e candidatos que participarão das eleições do Brasil, particularmente negros, mulheres e membros da comunidade LGBTQIA+. Também chamou atenção para "casos recentes de violência policial e racismo estrutural" no Brasil. 

 

Guerra da Ucrânia

O exército da Ucrânia revelou nesta segunda-feira (13) que as tropas russas expulsaram soldados ucranianos do centro de Severodonetsk, cidade estratégica do leste da Ucrânia e cenário de combates há várias semanas.

"Com o apoio da artilharia, o inimigo executou um ataque a Severodonetsk, com um triunfo parcial e expulsou nossas unidades do centro da cidade. Os combates continuam", informou o exército em um comunicado no Facebook.

 

 

Saúde

Atualização dos dados da pandemia. Brasil tem terceiro caso de varíola dos macacos. 

Foto: iStock
Foto: iStock

 

Pandemia 

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 40.173 novos casos de COVID-19, e 70 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 163. No total, o país acumula 31.479.038 casos confirmados, e 668.180 óbitos por COVID-19. 

 

Terceiro caso 

Mais um caso de varíola foi confirmado no Brasil, o diagnóstico foi notificado na noite do domingo (12), pelo Instituto Adolf Lutz de São Paulo. Trata-se de um paciente residente em Porto Alegre, do sexo masculino, 51 anos, que viajou para Portugal, com retorno ao Brasil no dia 10 deste mês.

“O paciente está em isolamento domiciliar, junto com os seus contatos, apresenta quadro clínico estável, sem complicações e está sendo monitorado pelas secretarias de Saúde do estado e do município”, diz nota do Ministério da Saúde.

Até o momento, o Brasil registra três casos confirmados, sendo dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. Estão em investigação seis casos suspeitos. Todos seguem isolados e em monitoramento.

 

Esportes

Brasileirão: Rodada é movimentada para times que disputam o G-6. NBA: Celtics e Warriors disputam o jogo 5.

Foto: Cesar Greco/Divulgação
O Palmeiras venceu o Coritiba por 2 a 0 neste sábado, garantindo a liderança - Foto: Cesar Greco/Divulgação

Brasileirão 

Para fechar a 11ª rodada do Campeonato Brasileiro série A, nesta segunda-feira (13), às 20h, o Botafogo joga contra o Avaí no estádio Nilton Santos. Ambas as equipes tentam se recuperar dos resultados ruins obtidos recentemente. Na última rodada, o Botafogo foi goleado por 4 a 0 pelo Palmeiras, enquanto o Avaí perdeu para o Atlético-GO por 2 a 1. 

Por falar no Palmeiras, a equipe alviverde recuperou a ponta da tabela ao vencer o Coritiba por 2 a 0, no Couto Pereira. No sábado (11), o Corinthians havia vencido o Juventude, na Arena NeoQuimica, por 2 a 0 e assumido a liderança, com a vitória do rival Palmeiras, a equipe caiu para a segunda colocação. 

Quem também venceu e se recuperou nesta rodada foi o São Paulo, com um placar magro de 1 a 0 contra o América-MG, no Morumbi. O Atlético-MG até saiu na frente, mas viu o Santos, com um jogador a menos, empatar, deixando o jogo em 1 a 1, no Mineirão. No Maracanã, o Fluminense foi surpreendido pelo Atlético-GO e perdeu por 2 a 0.

Jogando fora de casa, o RB Bragantino ficou no 1 a 1 contra o Cuiabá. No Beira-Rio, o Internacional venceu o Flamengo por 3 a 1, na estreia de Dorival Júnior sob o comando da equipe carioca. Jogando em casa, na Serrinha, o Goiás empatou em 1 a 1 contra o Ceará. No Castelão, o Fortaleza empatou sem gols com o Athletico-PR. 

Com os resultados, o Palmeiras segue em 1° com 22 pontos, o Corinthians é o 2° com 21, seguido pelo São Paulo em 3° com 18 pontos, o Internacional é o 4° também com 18 pontos. Fechando o G-6 estão Athletico-PR em 5° e Atlético-MG em 6°, ambos com 17 pontos. Na outra ponta da tabela, o Cuiabá abre a zona de rebaixamento na 17ª posição com 12 pontos, o Avaí é o 18° com 11 pontos, logo atrás vem o Juventude em 19° com 10 pontos e na lanterninha do campeonato está o Fortaleza com 7 pontos.


 

Finais da NBA 

As finais da NBA, liga de basquete americana, estão de volta a São Francisco, casa do Golden State Warriors. Depois de dois jogos em Boston, com uma vitória para cada lado, as finais voltam a ter mando dos Warriors no jogo 5, nesta segunda-feira (13), em partida prevista para às 22h (horário de Brasília).

A série melhor de 7 jogos está empatada em 2 a 2, com direito a virada emocionante do Golden State no último quarto do jogo 4. Quem vencer a partida desta segunda-feira (13) terá a chance de se sagrar campeão já no próximo jogo, marcado para a quinta-feira (16), no TD Garden, casa do Boston Celtics. É emoção até o fim na NBA! 







 

 

Tags: