As notícias de destaque nesta segunda-feira, 04/04

Eduardo Bolsonaro debocha de tortura sofrida pela jornalista Miriam Leitão durante a ditadura, chuvas no sul do RJ, execuções em Bucha e mais
por
Ana Beatriz Villela
Bruno Scaciotti
Letícia Coimbra
Luan Leão
Vitor Simas
|
04/04/2022 - 12h

 

Política

Eduardo Bolsonaro debocha de tortura sofrida pela jornalista Miriam Leitão durante a ditadura. Saldo da janela partidária.

Greve de servidores do BC  Em greve desde a última sexta-feira (1), o sindicato que representa os funcionários do Banco Central anunciaram nesta segunda-feira (4) que foi marcada para amanhã uma reunião entre os representante do Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central) e o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, Leonardo Sultani.   Os servidores reivindicam reestruturação de carreira e recomposição salarial de 26,3%. A reunião está marcada para às 10h30, e de acordo com o sindicato, caso não haja acordo, a paralisação irá se intensificar.
Foto: Reprodução

“Covarde”

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está sendo acionado no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, após publicar uma resposta a um artigo compartilhado pela jornalista Miriam Leitão na tarde do último domingo (3). A ação foi apresentada pelo PSOL, PT, Rede e PC do B, que alegam quebra de “decoro parlamentar”. O presidente do PSOL, Juliano Medeiros, afirmou que o partido pedirá a cassação do parlamentar.

Na resposta, o filho do presidente Jair Bolsonaro fez referência a um dos métodos utilizados pelos torturadores durante a ditadura contra a jornalista, e disse: “Ainda com pena da (emoji de cobra)”.  Quando foi presa em 1972, ainda grávida, após diversas agressões físicas, Miriam Leitão foi trancada em uma sala sem roupas, e com uma jibóia.

Pelas redes sociais, diversos jornalistas manifestaram seu apoio à colega. Nomes como Natuza Nery, Gerson Camarotti, Guga Chacra e Giuliana Morrone repudiaram as falas do deputado e o chamaram de “covarde”. O jornal O Globo classificou a fala de Eduardo Bolsonaro como “repugnante”.

Políticos de diferentes correntes partidárias como o ex-presidente Lula, o ex-ministro Ciro Gomes, o ex-juiz Sérgio Moro e o deputado André Janones, prestaram solidariedade à jornalista e repudiaram os ataques.

 

AGEMT Explica: Janela partidária    

Criada em 2015 visando a mudança de parlamentares de partidos sem perder o mandato, a janela partidária se dá em todo ano eleitoral, dura 30 dias e acontece a 6 meses da eleição. Para as eleições de 2022, a janela de transferência começou no dia 3 de março, e se encerrou na última sexta-feira (1). A movimentação foi intensa durante o período de trocas neste ano, e o saldo foi o fortalecimento de partidos do chamado “centrão”.

O Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro, foi o que mais cresceu e é hoje a maior bancada da Câmara dos Deputados. Antes da janela, o partido tinha 43 deputados em sua bancada. Agora, ao final das transferências, a sigla soma 75 deputados na bancada. O Progressistas (PP), também da base aliada do governo, recebeu 17 parlamentares, e passou de 42 para 59 deputados, se tornando a segunda maior bancada da Câmara.

Ainda na base do governo, o Republicanos, do vice-presidente Hamilton Mourão, filiou 15 parlamentares e foi de 31 para 46 deputados em sua bancada, se tornando a quarta maior bancada da Casa.

Na oposição, o Partido dos Trabalhadores (PT), que em 2018 era a maior bancada com 53 parlamentares, hoje tem 55 deputados, e é a terceira maior bancada da Câmara.

O União Brasil, resultado da fusão entre DEM e PSL, somava 81 deputados e perdeu 36 parlamentares na janela, ficando com 45 deputados. O resultado foi considerado abaixo do esperado, a sigla esperava seduzir mais parlamentares pelo tamanho do partido e pela verba que terá disponível no pleito deste ano. No apagar das luzes, o partido recebeu a filiação de Sérgio Moro, porém é incerto qual será o cargo que o ex-juiz disputará.

 

Cotidiano

Chuva no sul do Rio de Janeiro.

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

 

A região sul do estado do Rio de Janeiro foi castigada pelas chuvas no último final de semana. O governo federal decretou estado de emergência na cidade de Angra dos Reis no domingo (3), a portaria foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União”, e teve a assinatura do secretário nacional de Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alexandre Lucas Alves. A medida visa acelerar a resposta do governo federal com a liberação de recursos emergenciais. 

De acordo com a prefeitura de Angra, essa é a pior chuva da história. Na cidade, já são registradas 10 mortes por quedas de barreira no bairro Monsuaba. Ao todo, são aproximadamente 314 moradores em pontos de apoio disponibilizados pela prefeitura.

Além de Angra, Nova Iguaçu, Paraty e Mangaratiba também já decretaram estado de emergência desde a sexta-feira (1).

No total, o estado do Rio de Janeiro já soma 18 óbitos. Além dos 10 confirmados em Angra dos Reis, são sete mortos em Paraty, onde uma mulher e seus seis filhos morreram soterrados, e uma morte em Mesquita, onde um homem morreu eletrocutado ao tentar ajudar uma pessoa.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a possibilidade de chuvas no estado. De acordo com o Inmet, para esta segunda-feira (4) estavam previstos cerca de 100 milímetros no acumulado de chuvas em 24 horas.

 

Economia

Elon Musk compra 9,2% das ações do Twitter. BC não divulga Boletim Focus por greve dos servidores

Imagem: Showmetech
Foto: Showmetech

 


Greve de servidores do BC

 

Em greve desde a última sexta-feira (1), o sindicato que representa os funcionários do Banco Central anunciaram nesta segunda-feira (4) que foi marcada para amanhã uma reunião entre os representante do Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central) e o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, Leonardo Sultani.

 

Os servidores reivindicam reestruturação de carreira e recomposição salarial de 26,3%. A reunião está marcada para às 10h30, e de acordo com o sindicato, caso não haja acordo, a paralisação irá se intensificar.

Valorizado 

Após documentos revelarem que Elon Musk, fundador da Space X e da Tesla, comprou 9,2% das ações da rede social Twitter, houve um disparo de 26% das ações da empresa nas negociações de pré-mercado – que antecedem a comercialização. A compra das ações foi efetivada no dia 14 de março, mas comunicada somente nesta segunda-feira (4). O propósito da compra das ações  de Elon Musk ainda  é desconhecido.

 

Internacional

Guerra na Ucrânia: Zelensky fala em genocídio em Bucha, Rússia nega. Viktor Orban vence na Hungria, e vai para o quinto mandato consecutivo. Eleições na Sérvia. 

Corpo com as mãos atadas atrás das costas - Foto: Ronaldo Schemidt / AFP
Corpo de civil com as mãos atadas atrás das costas - Foto: Ronaldo Schemidt / AFP

 

Execuções em Bucha

O presidente Volodymyr Zelensky declarou nesta segunda-feira (4), que os cenários encontrados em Bucha, cidade a noroeste de Kiev, devem “ser reconhecidos pelo mundo como um genocídio”. De acordo com autoridades ucranianas, ao menos 280 corpos de cidadãos ucranianos foram encontrados mortos nas ruas da cidade com indícios de execução. Zelensky também alegou obstáculos para uma possível negociação de paz.

"É muito difícil conversar quando se vê o que fizeram aqui. Quanto mais a Rússia arrastar essa guerra, pior será para eles e para esta guerra”.

Ainda no domingo (3), em entrevista ao programa norte-americano Face The Nation, Zelensky havia afirmado que, para os soldados russos, matar não é o suficiente, e segundo ele, eram criminosos que praticavam tortura enquanto matavam.

O Ministério da Defesa da Rússia negou que tenha ocorrido assassinato de civis em Bucha, defendendo que os corpos encontrados são “outra produção do regime de Kiev para os meios de comunicação ocidentais”.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov,  ressaltou o parecer russo nesta segunda-feira (4). “Rejeitamos categoricamente todas as acusações”, disse ele.

 

Mais quatro anos

O atual primeiro-ministro húngaro, e candidato da extrema-direita Viktor Orban, foi reeleito neste domingo (3), para o seu quinto mandato, acumulando 16 anos consecutivos no poder, o que representa um dos mais longos da Europa. O partido do premiê, o Fidesz, garantiu 135 das 199 cadeiras, obtendo dois terços do Parlamento, o que equivale ao necessário para a aprovação de mudanças na Constituição sem a necessidade de alianças com outros partidos.

"Nós tivemos uma enorme vitória. Tão grande que pode ser vista até da lua, e certamente pode ser vista de Bruxelas", afirmou o populista de ultradireita, comemorando a conquista, com apoiadores em Budapeste, capital húngara. Na fala, Orban fez referência à sede da União Europeia, bloco econômico com o qual acumula diferenças, apesar de ser integrante.

Além da proximidade com Vladimir Putin e o governo russo, o primeiro-ministro também é conhecido por tomar medidas anti-imigração, anti-LGBTQIA+ e contra a liberdade de imprensa.

 

À direita

Também neste domingo (4), na Sérvia, foi eleito outro candidato alinhado às ideias do presidente russo Vladimir Putin. Aleksandar Vucic, do Partido Progressista, foi eleito com aproximadamente 60% dos votos.

Apesar das concordâncias com o governo russo, Vucic foi eleito adotando um tom moderado em relação à guerra russo-ucraniana, alegando não ter intenção de envolvimento com o conflito e resistindo ao boicote feito a Putin.

"O mais importante para a Sérvia é ter boas relações na região, continuando o seu caminho europeu mas sem quebrar os laços com os seus aliados tradicionais", defendeu.

 

 

Saúde

Atualização dos dados sobre a Pandemia. 

RLT IMAGES
Foto: RLT Images

 

Pandemia

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 13.361 novos casos de COVID-19, e 165 mortes em decorrência do novo coronavírus nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 194. No total, o país acumula 30.012.798 casos confirmados, e 660.312 óbitos por COVID-19.

Segundo a última atualização do Ministério da Saúde, o Brasil tem 352.047.311 doses de vacina contra a COVID-19 aplicadas. Ainda segundo o Ministério, 151.280.529 pessoas estão com a imunização completa, isto é, com duas doses ou dose única.

Cultura

Noite do Grammy 2022. Morte de Lygia Fagundes Telles aos 98 anos.

Foto: Rich Fury/Getty Images for The Recording Academy/AFP e Mario Anzuoni/Reuters
Foto: Rich Fury/Getty Images for The Recording Academy/AFP e Mario Anzuoni/Reuters

 

Grammy 2022

A cerimônia do Grammy 2022 ocorreu neste domingo (3) em Las Vegas. Entre os vencedores da noite, os que mais se destacaram foram os artistas Silk Sonic, Jon Batiste e Olivia Rodrigo.

A dupla Silk Sonic, formada por Anderson Paak e Bruno Mars, venceu em todas as categorias as quais foram indicadas, incluindo canção e gravação do ano. Olivia Rodrigo chamou atenção por ter ganhado 4 prêmios em sua primeira edição do Grammy, incluindo “artista revelação” e “melhor álbum vocal de pop”. Já Jon Batiste, que concorria a 11 prêmios, venceu 4, entre eles, “álbum do ano”.

Durante a premiação, o tradicional momento In Memoriam, que homenageia artistas que faleceram no último ano, exibiu uma foto de Marília Mendonça no telão principal. Também foi exibido um vídeo com momentos da carreira de Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters.

 

Confira a lista dos principais vencedores deste ano:

  • Álbum do ano: We are de Jon Batiste
  • Canção do ano e gravação do ano: Leave the Door Open, de Silk Sonic
  • Artista revelação: Olivia Rodrigo
  • Melhor performance solo pop: Drivers License, de Olivia Rodrigo
  • Melhor performance em grupo ou dupla de pop: Kiss Me More, de Doja Cat e SZA
  • Melhor álbum vocal de pop: Sour, de Olivia Rodrigo
  • Melhor álbum vocal tradicional de pop: Love For Sale, de Tony Bennett e Lady Gaga
  • Melhor álbum de rap: Call Me If You Get Lost, de Tyler, the Creator
  • Melhor música de rap: Jail, de Kanye West e Jay-Z
  • Melhor performance de rap: Family Ties, de Baby Keem e Kendrick Lamar
  • Melhor performance de rap melódico: Hurricane, de Kanye West, The Weeknd e Lil Baby
  • Melhor álbum de rock: Medicine at Midnight, de Foo Fighters
  • Melhor performance de metal: The Alien, de Dream Theater
  • Melhor álbum country: Starting Over, de Chris Stapleton

 

Literatura brasileira em luto

Na manhã deste domingo (3), faleceu a escritora Lygia Fagundes Telles, aos 98 anos, em São Paulo. Lygia era conhecida como a “dama da literatura brasileira'', e fazia parte da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde a década de 80, a autora escreveu mais de 20 livros.

A escritora foi vencedora da 17ª edição do Prêmio Camões, também ganhou o Prêmio Afonso Arinos da ABL em 1949. Em novembro de 2015, foi homenageada durante o Encontro Mundial de Invenção Literária, em sessão da Academia Paulista de Letras, onde é imortal, e causou comoção ao dizer que sua luta foi "heroica e desesperada".

Segundo Juarez Neto da ABL, a escritora faleceu de causas naturais, em sua residência em São Paulo. O velório foi realizado ainda domingo (3) na Academia Paulista de Letras, e foi aberto ao público. Já a cerimônia de cremação foi restrita aos familiares.

Uma Sessão da Saudade será realizada na próxima quinta-feira (7), no Salão Nobre da Academia Brasileira de Letras, em homenagem à autora.

Esporte

Fortaleza campeão da Copa do Nordeste. Palmeiras goleia o São Paulo e leva o título paulista; veja outros campeões estaduais. Ciclo olímpico da seleção brasileira de skate.

Foto: Reprodução / Matheus Amorim / FEC
Foto: Reprodução / Matheus Amorim / FEC

 

Campeão do Nordeste!

O Fortaleza venceu o Sport por 1 a 0 na Arena Castelão e se sagrou bicampeão da Copa do Nordeste. Com gol de Yago Pikachu, de pênalti, a torcida do Leão do Pici, que deu um show nas arquibancadas, festejou mais um título do maior torneio regional do país.

 

Baile no Allianz 

O Palmeiras do comandante português Abel Ferreira celebrou mais um título. Com uma atuação de gala e uma virada histórica no agregado, o Verdão conseguiu reverter a vantagem de 3 a 1 do São Paulo no jogo da ida, vencendo o Tricolor do Morumbi no Allianz Parque por 4 a 0, e comemorou o seu 24° título paulista.

 

É campeão!

Em Minas Gerais, o Atlético-MG derrotou o Cruzeiro na final do Campeonato Mineiro em jogo único no Mineirão, por 3 a 1. No Rio de Janeiro, o Fluminense assegurou o empate com o Flamengo no jogo de volta e garantiu a taça do Campeonato Carioca em 2022, com destaque para a atuação, nos dois jogos, do argentino Germán Cano.

>No Paraná, o Coritiba venceu o Maringá por 4 a 2 e ficou com a taça do Paranaense de 2022. Em Santa Catarina, o Brusque venceu o Camboriú e levou o troféu. Já no Rio Grande do Sul, o Grêmio conquistou o seu pentacampeonato gaúcho seguido. Em Goiás, o Atlético-GO empatou com o Goiás, mas por ter vencido o primeiro jogo da final, ficou com o título goiano de 2022.

 

Polêmica na convocação

A CBSK (Confederação Brasileira de Skate) divulgou os 25 nomes que irão representar a seleção brasileira no ano de 2022. No entanto, os destaques ficam para as ausências de Letícia Bufoni, que preferiu se dedicar a projetos profissionais e pessoas, e do medalhista olímpico em Tóquio, Kelvin Hoefler, que possui problemas contratuais com a CBKS.

 

Segue a lista dos convocados:

Modalidade Park - Feminino

  • Dora Varella
  • Erica Leguizamon
  • Isadora Pacheco
  • Raicca Ventura
  • Victoria Bassi
  • Yndiara Asp

 

Masculino

  • Augusto Akio
  • Luigi Cini
  • Luiz Francisco
  • Murilo Peres
  • Pedro Barros
  • Pedro Quintas

 

Modalidade Street - Feminino

  • Gabriela Mazetto
  • Isabelly Ávila
  • Kemily Suiara
  • Marina Gabriela
  • Pâmela Rosa
  • Rayssa Leal
  • Virginia Fortes Aguas

 

Masculino

  • Eduardo Neves
  • Felipe Gustavo
  • Gabryel Aguilar
  • Giovanni Vianna
  • João Lucas Alves
  • Lucas Rabelo
Tags: