Política
Depois de vai e vem, Doria confirma deixar o governo de São Paulo e se lança candidato à presidência pelo PSDB. Moro sai do Podemos, se filia ao União Brasil e desiste temporariamente da pré-candidatura à presidência. Milton Ribeiro e a Comissão de Educação no Senado. A dança da cadeira dos ministros de Bolsonaro.
Depois da tempestade, a calmaria
Foi anunciado na tarde desta quinta-feira (31), durante 4º Seminário Municipalista, o desligamento do governador João Dória (PSDB) do estado de São Paulo para concorrer à presidência da República. O vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB), assumirá o governo paulista a partir do dia 2 de abril. “Rodrigo Garcia será governador do estado de São Paulo e será reeleito. A partir do dia 2 quero mostrar que o país tem sim uma alternativa", disse Dória.
Em clima de despedida, Garcia elogiou o pré-candidato à presidência. “Ninguém está aqui para te dizer um adeus. Estamos aqui para te dizer um 'até breve', porque sabemos da importância para o Brasil aquilo que você fez em São Paulo e fará para o Brasil”, disse.
A notícia foi dada em meio a rumores que circularam desde o começo do dia, causando mal estar dentro do partido, de que João Dória abriria mão da pré-candidatura.
Mudança de ares
Foi publicada nas redes sociais de Sérgio Moro nesta quinta-feira (31), uma nota oficial confirmando a mudança de partido do ex-juiz para o União Brasil. Na publicação, o ex-juíz agradeceu ao Podemos, partido do qual fazia parte desde novembro de 2021, pelo apoio e declarou que retirou temporariamente sua pré-candidatura presidencial.
“Nota Oficial:
O Brasil precisa de uma alternativa que livre o país dos extremos, da instabilidade e da radicalização. Por isso, aceitei o convite do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, para me filiar ao partido e, assim, facilitar as negociações das forças políticas de centro democrático em busca de uma candidatura presidencial única.
A troca de legenda foi comunicada à direção do Podemos, a quem agradeço todo o apoio. Para ingressar no novo partido, abro mão, nesse momento, da pré-candidatura presidencial e serei um soldado da democracia para recuperar o sonho de um Brasil melhor.”
Dança das cadeiras ministerial
Em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (31), o presidente Jair Bolsonaro (PL) se despediu de dez ministros, que devem disputar cargos na eleição deste ano. Com as trocas, o número de ministérios chefiados por mulheres passa de três para um.
QUEM DEIXA O CARGO QUEM ASSUME
Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, pré-candidato ao governo de São Paulo |
Marcelo Sampaio |
João Roma, da Cidadania, pré-candidato ao governo da Bahia |
Ronaldo Vieira Bento |
Damares Alves, do ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos; pré-candidata ao Senado ou a Câmara dos Deputados |
Cristiane Britto |
Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia e Inovações; pré-candidato a deputado federal por São Paulo |
Paulo Alvim |
Onyx Lorenzoni, do Trabalho e previdência, pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul |
José Carlos Oliveira |
Flávia Arruda, da Secretaria de Governo, pré-candidata ao Senado no Distrito Federal |
Célio Faria Júnior |
Tereza Cristina, da Agricultura, pré-candidata ao Senado no Mato Grosso do Sul |
Marcos Montes |
Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, pré-candidato ao Senado no Rio Grande do Norte |
Daniel de Oliveira Duarte Ferreira |
Gilson Machado, do Turismo, pré-candidato ao Senado em Pernambuco |
Carlos Brito |
Walter Souza Braga Netto, da Defesa; nomeado novo assessor-especial do gabinete pessoal do Presidente da República |
Paulo Sérgio Nogueira |
Cadê o ministro que tava aqui?
O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro foi convocado para comparecer na Comissão de Educação (CE) na manhã desta quinta-feira (31), mas não apareceu. Ele deveria prestar esclarecimentos em relação às denúncias de favorecimento no repasse de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Segundo o senador Marcelo Castro (PMDB-PI), presidente da comissão, a ausência de Ribeiro, do presidente do FNDE e dos pastores pode resultar na formação de uma CPI do MEC. Além disso, foi aprovada a solicitação de uma oitiva com Victor Godoy Veiga, o ministro interino da pasta, e prefeitos de municípios que teriam sido considerados pela pasta para participar do esquema.
Economia
IBGE: Dados sobre o desemprego e a queda de renda. CNC aponta recorde de endividamento em março.
IBGE: Desemprego e renda caem
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (31) que a taxa de desemprego no Brasil no último trimestre encerrado em fevereiro está em 11,2%, atingindo cerca de 12 milhões de brasileiros. Os números fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).
Segundo o IBGE, o rendimento médio foi estimado em R$2.511, e representa estabilidade em relação ao trimestre anterior (R$2.504). Apesar disso, foi a menor renda média de trabalho já registrada de um trimestre encerrado em fevereiro desde 2012.
Um destaque positivo é o aumento do número de pessoas com carteira assinada, que cresceu 1,1%, que representa cerca de 371 mil pessoas em três meses.
Recorde de endividamento
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou que a quantidade de pessoas endividadas bateu recorde em março. De acordo com os dados, neste mês de março, 77,5% das famílias brasileiras fecharam o mês com alguma dívida. Esse número é o maior nos últimos 12 anos.
O percentual de famílias endividadas cresceu 10,3 pontos, em março de 2021, o número era de 67,3%. O número de endividados cresceu mesmo com a alta dos juros, que encarecem os créditos. Segundo a CNC, o crédito para pessoas físicas passou de 39,4% em janeiro de 2021, para 46,3% em janeiro de 2022.
Os inadimplentes também aumentaram, chegando a 27,8%, sendo 3,7 pontos a mais do que em fevereiro de 2020. Destes, 10,8% das famílias declararam não ter como pagar suas contas ou dívidas em atraso, e devem permanecer inadimplentes.
Internacional
Guerra na Ucrânia: Corredor humanitário em Mariupol; Maior índice de aprovação de Putin em 4 anos.
Evacuação em Mariupol
Na manhã desta quinta-feira (31) a cidade ucraniana de Mariupol ganhou um novo corredor humanitário. A cidade é a mais afetada pela invasão russa, e o ministério de Defesa da Rússia decidiu retirar parte das tropas pela manhã, para que fosse possível retirar os civis.
A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, compartilhou nas redes sociais, um vídeo que mostra 45 ônibus prontos para resgatar a população. “Hoje à noite, recebemos uma mensagem do Comitê Internacional da Cruz Vermelha de que a Federação Russa confirma sua prontidão para abrir o acesso do comboio humanitário à cidade de Mariupol com trânsito pela cidade de Berdiansk”, disse Iryna.
Alta aprovação de Putin
A invasão à Ucrânia parece não abalar os cidadãos russos, uma pesquisa publicada nesta quinta-feira (31) pela empresa independente Levada, mostra que a aprovação de Vladimir Putin disparou, atingindo sua maior taxa de aprovação em 4 anos. Segundo a pesquisa, cerca de 83% dos russos aprovam Putin como presidente.
Essa é a primeira pesquisa feita desde o início dos ataques à Ucrânia e apenas 15% dos cidadãos reprovam o governo de Putin. Outro indicador que sofreu uma forte alta foi a confiança nas ações do governo russo. No mês passado o índice marcava 55%, este mês subiu 15 pontos percentuais, estando agora nos 70%.
Saúde
Atualização dos dados da pandemia.
Pandemia
O Brasil registrou 253 mortes por COVID-19 nas últimas 24 horas, segundo o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). No mesmo período, foram registrados 31.561 novos casos. No total, já foram registrados 29.947.895 casos de coronavírus no país. Ainda segundo o Conass, o país já soma 659.757 óbitos pela doença desde o começo da pandemia.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já aplicou 352.047.311 doses de vacina contra o coronavírus. O Ministério afirma que 151.280.529 estão com o esquema vacinal completo.
Cultura
Chris Rock fala sobre o tapa.
Chris Rock, comediante que levou um tapa do ator Will Smith após ter feito piada da condição de saúde da esposa do ator na cerimônia do Oscar no domingo (27), falou pela primeira vez sobre o ocorrido em uma de suas apresentações de Stand-Up da noite desta quarta-feira (30), em Boston, nos Estados Unidos.
De acordo com a CNN, ele foi recebido pelo público com aplausos que duraram vários minutos, com lágrimas nos olhos Chris Rock agradeceu o gesto da multidão. "Como foi o final de semana de vocês?".
"Eu não tenho muito o que falar sobre o caso, então, se você veio aqui para isso… Eu escrevi uma apresentação inteira antes desse final de semana. Eu ainda estou processando o que aconteceu e, em algum momento, vou falar sobre essa m****. Vai ser sério. Vai ser engraçado. Mas agora, eu vou contar algumas piadas".
Esportes
Resultados dos primeiros jogos das finais dos estaduais. Final da Copa do Nordeste: Sport e Fortaleza. Classificados para a Copa do Mundo; prévia do sorteio de sexta-feira.
O primeiro já foi
Na quarta-feira (30) alguns campeonatos estaduais pelo país tiveram o primeiro jogo das finais. Em São Paulo, o São Paulo venceu o Palmeiras por 3 a 1, com destaque para dois gols do centroavante Jonathan Calleri. O segundo jogo da final está marcado para o domingo (03), às 16h, no Allianz Parque.
No Rio de Janeiro, o Fluminense bateu o Flamengo por 2 a 0, o destaque do jogo foi o atacante argentino Germán Cano, que anotou os dois gols do clube das Laranjeiras.
No Paraná, o Coritiba venceu de virada o Maringá por 2 a 1. Em Santa Catarina, Camboriú e Brusque empataram em 1 a 1.
Decisão no Nordeste
Na noite desta quinta-feira (31) o Sport enfrenta o Fortaleza no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste 2022. O jogo está marcado para às 21h35, na Arena Pernambuco. Até o início da noite, mais de 40 mil ingressos já haviam sido vendidos.
Sport e Fortaleza já se enfrentaram 30 vezes, o time pernambucano leva vantagem no retrospecto, tendo vencido 13 jogos, o clube cearense venceu oito vezes e houveram nove empates. Porém, nos últimos seis jogos, o Fortaleza venceu três, houveram dois empates e o Sport venceu apenas uma partida.
O Sport busca o seu quarto título da competição, e se vencer se iguala a Bahia e Vitória como maior campeão do torneio. Já o Fortaleza, busca o bicampeonato, o primeiro título foi conquistado em 2019. O jogo promete!
Copa do Mundo 2022
Faltam 243 dias para o início da Copa do Mundo de 2022 no Catar, e nesta sexta-feira (01) já conheceremos os oito grupos da competição. Nesta semana, as últimas vagas para o mundial foram encaminhadas, até agora já temos 29 seleções classificadas, são elas: Brasil, Catar, Alemanha, Argentina, Dinamarca, Bélgica, França, Croácia, Espanha, Uruguai, Sérvia, Inglaterra, Suíça, Holanda, Portugal, Polônia, Equador, Canadá, Estados Unidos, México, Gana, Senegal, Japão, Marrocos, Tunísia, Coréia do Sul, Irã, Arábia Saudita, Camarões.
Restam três vagas que serão definidas na repescagem mundial, que acontece em junho. Os confrontos que definem os classificados são: Costa Rica contra Nova Zelândia, Peru contra Austrália ou Emirados Árabes, País de Gales contra Escócia ou Ucrânia.
O sorteio dos grupos acontece às 13h (horário de Brasília).