Política
Eleições: Fachin defende justiça eleitoral e diz que atacá-la é "atentar contra a própria democracia".
Sem fraude
Nesta quinta-feira (2) o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, declarou que disseminar desinformação é “atentar contra a Justiça Eleitoral”, e destacou que não há “qualquer indício de fraude comprovado”. A afirmação foi feita no início da sessão plenária do TSE, enquanto discursava a respeito das missões de observação eleitoral que acompanharão as eleições de outubro deste ano.
"Assacar inverdades, disseminar desinformação, criar celeumas fictícias, fermentar dúvidas infundadas contra o sistema eletrônico de votação - em vigor há 26 anos no país, sem qualquer indício de fraude comprovado - significa atentar contra a atuação escorreita da Justiça Eleitoral", disse Fachin. "Significa, e digamos com todas as letras, atentar contra a própria democracia", completou.
O magistrado destacou a importância de instituições nacionais também fazerem parte das missões. Neste ano, órgãos brasileiros também foram convidados.
"Termino este breve registro fazendo, em nome da Justiça Eleitoral, um apelo, quiçá uma verdadeira convocação às entidades, organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas de ensino superior, públicas ou privadas, e institutos que pesquisam a temática eleitoral para que se credenciem para Missões de Observação Eleitoral Nacional nas Eleições Gerais de 2022 até o prazo devido".
Meio Ambiente
Chuvas na região metropolitana de Pernambuco já deixaram 126 mortos.
Sem trégua
As chuvas em Pernambuco continuam deixando estragos. Subiu para 126 o número de mortos e já são mais de 9 mil pessoas desabrigadas. Essas pessoas estão sendo direcionadas a 111 instituições, como escolas e entidades públicas. A nova atualização foi divulgada pelo governo estadual na tarde desta quinta-feira (02).
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as chuvas reduziram de volume, mas devem continuar com intensidade moderada até sexta-feira (03).
Economia
IBGE: PIB cresceu 1% no primeiro trimestre de 2022
Crescimento do PIB
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,0% no primeiro trimestre de 2022, se comparado ao trimestre anterior, segundo números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 1,7%. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 4,7%.
Em valores correntes, o PIB do primeiro trimestre de 2022 totalizou R $2,243 trilhões.
Enquanto o setor agropecuário apresentou queda(- 0,9%), o crescimento no de Serviços (1%) impulsionou os números do primeiro trimestre, em comparação com o quarto trimestre de 2021 (de outubro a dezembro). O setor de Indústria permaneceu estável (0,1%).
O consumo das famílias teve alta de 0,7%, enquanto o do governo variou 0,7% e os investimentos caíram 3,5%. O setor de exportação de bens e serviços cresceu 5%, e na contramão disso, as importações caíram 4,6%. Sobre o aumento do consumo das famílias, a gerente da pesquisa, Rebeca Palis, disse que não tem como saber o impacto da inflação nesse consumo.
"A gente tem um crescimento importante da ocupação, mas com os rendimentos reais em queda. O consumo das famílias é muito direcionado pela massa salarial, que por sua vez é muito influenciada pela inflação" - Rebeca Palis, gerente da pesquisa.
Internacional
Jubileu de Platina: Rainha Elizabeth II completa 70 anos de reinado. Quatro palestinos foram mortos na Cisjordânia em menos de 48 horas.
70 anos de reinado
Nesta quinta-feira (02) a monarca Elizabeth II comemora o seu jubileu de platina, já são 70 anos de reinado. Da sacada no Palácio de Buckingham e acompanhada pelo seu primo, o duque de Kent, coronel da Guarda Escocesa, a rainha saudou as tropas. Cerca de 1.500 militares da Guarda Real, incluindo as bandas musicais e cavalos, abriram o primeiro dos quatro dias de comemorações com o tradicional "Desfile do Estandarte".
Até domingo (05), estima-se que serão mais de 200 mil eventos planejados, com um milhão de participantes e aproximadamente um bilhão de telespectadores. Nesta quinta-feira (02), milhares de pessoas se reuniram ao redor do Palácio de Buckingham para acompanhar o evento.
Tropas aéreas britânicas fizeram um show de cores no céu de Londres, cerca de 70 aviões da frota inglesa, incluindo réplicas da Segunda Guerra, sobrevoaram a cidade.
O desfile é organizado há 250 anos e celebra o aniversário do monarca britânico. A celebração tem origem nas antigas preparações para as guerras, quando todas as bandeiras do exército eram apresentadas aos soldados para que fossem reconhecidas durante as batalhas. Em 2020 e 2021 a cerimônia foi cancelada por conta da Pandemia.
De acordo com a assessoria do Palácio, a rainha sofreu com desconfortos durante o evento. O comunicado diz ainda que é provável que a monarca não participe de uma missa programada para a sexta-feira (03).
Além de Elizabeth II e o duque de Kent, participaram da cerimônia o Príncipe Charles e a esposa, a duquesa Camilla, e o príncipe William e a duquesa Kate, acompanhados de seus filhos.
Ataques israelenses
O exército de Israel segue com sua ocupação e operações quase diárias no território da Cisjordânia, após uma série de ataques no país. Nos últimos dois dias, quatro palestinos morreram em incidentes na região.
De acordo com o Ministério da Saúde palestino, a identidade da última vítima foi confirmada como Odeh Odeh, de 17 anos. O jovem foi morto com um tiro no peito, próximo ao povoado de Al Maldiya, a oeste da capital, Ramallah.
Por uma rede social, o exército israelense afirmou que "três suspeitos lançaram bombas incendiárias" contra os soldados na região, que "responderam com fogo contra os suspeitos".
Na quarta-feira (01), uma Palestina já havia sido morta após se aproximar de um soldado com uma faca, segundo a versão do exército de Israel, em uma região perto do campo de refugiados palestinos de Al Arub, perto de Hebron, no sul da Cisjordânia.
Saúde
Atualização dos dados da Pandemia.
Pandemia
De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Brasil registrou 37.805 novos casos de COVID-19, e 129 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 107. No total, o país acumula 31.097.822 casos confirmados, e 666.930 óbitos por COVID-19.
Abraço de par romântico diminui estresse, afirma estudo da revista PLOS One
Mais amor, por favor
De acordo com um estudo publicado pela revista científica “PLOS One”, o nível do hormônio do estresse, o cortisol, diminui significativamente nas mulheres após serem abraçadas por seus respectivos parceiros.
O resultado é consequência da liberação de ocitocina durante a ação, que reduz o cortisol circulante e com isso diminui o estresse.
A pesquisa, que foi feita com 76 pessoas, mostrou que a queda não é tão grande nos homens. Apesar disso, não significa que não exista.
Além da redução do estresse, o ato de abraçar também diminui a pressão arterial, inflamações, aumenta a resistência a infecções e auxilia na recuperação de doenças virais.
Esportes
Seleção brasileira vence amistoso contra a Coreia do Sul. Confira os jogos da série B.
Passeio em Seul
O Brasil jogou nesta quinta-feira (02) contra a Coreia do Sul, em Seul, e venceu sem dificuldades. Por questões de fuso horário, o jogo foi realizado às 08h, horário de Brasília.
A seleção aplicou um sonoro 5 a 1 sobre os sul-coreanos, com gols de Richarlison, Neymar duas vezes, Phillipe Coutinho e Gabriel Jesus. Os coreanos descontaram com gol de Hwang Eui-Jo.
Em fase final de preparação para a Copa do Mundo no Catar, a seleção brasileira volta a campo na próxima segunda-feira (06), às 07h20 (horário de Brasília), para o jogo contra o Japão, em Tóquio.
Série B
Nesta quinta-feira (02) continuam os jogos da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro série B. Às 20h, o invicto Vasco recebe o Grêmio, que flerta com uma crise nos bastidores, com o resultado podendo até causar a troca de comando da equipe gaúcha, em caso de resultado negativo.
Mais tarde, às 21h30, dois jogos encerram os duelos desta quinta-feira (02). No Brinco de Ouro, o Guarani recebe o Vila Nova. Em Recife, o Sport joga contra a Ponte Preta.
Atualmente, o G-4 da série B é formado por Cruzeiro em primeiro lugar, com 22 pontos; Vasco em segundo, com 17 pontos; Bahia é o terceiro, com 16 pontos e Sport é o quarto, com 15 pontos. Na ponta debaixo da tabela, o Náutico é 17º colocado, com 9 pontos; mesma pontuação de Tombense (18º) e Vila Nova (19º), o lanterninha é a equipe do Guarani, com 8 pontos.