As notícias de destaque nesta quinta-feira, 25/8

Seca na China, mais de 67 milhões de brasileiros inadimplentes, TSE determina proibição do uso de celular na cabine de votação e mais
por
Ana Beatriz Villela
Letícia Coimbra
Luan Leão
Sônia Xavier
|
25/08/2022 - 12h

 

Quinta-feira, 25 de agosto de 2022, veja os destaques do Resumo AGEMT:

  • TSE proíbe uso de celular pelo eleitor na cabine no dia da eleição; eleitor deve entregar o celular antes de entrar.
  • Recorde: 87% dos deputados federais tentam reeleição
  • Mais de 67 milhões de brasileiros estão inadimplentes, de acordo com o Serasa.
  • Onda de calor e seca na China.
  • Chefe da comissão dos Direitos Humanos da ONU diz estar preocupada com ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral.
  • A média móvel de óbitos em decorrêcia da covid-19 nos últimos sete dias é de 145.
  • Copa do Brasil: Flamengo vence e sai na frente por uma vaga na Copa do Brasil; Fluminense e Corinthians empatam em jogo de muitos gols

 

Eleitor está proibido de levar celular a cabines de votação Tânia Rêgo/Agência BrasilEleitor está proibido de levar celular a cabines de votação Tânia Rêgo/Agência Brasil
Eleitor está proibido de levar celular a cabines de votação - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Sem celulares

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unanimidade nesta quinta-feira (25) que não será permitido o uso do celular durante o ato da votação em outubro. A decisão foi tomada a fim de garantir o sigilo do voto, ficando então estabelecido que o eleitor deverá entregar o aparelho ao mesário antes de entrar na cabine e retirar após votar.

“Temos uma grande preocupação com a utilização ilícita dos celulares no dia de votação, porque o sigilo do voto fica comprometido”, afirmou o presidente do órgão, o ministro Alexandre de Moraes.

De acordo com o TSE, haverá uma mesa receptora encarregada da retenção e guarda dos aparelhos e o eleitor que negar a regra estará cometendo um crime eleitoral. O juiz deverá ser acionado e poderá chamar a Polícia Militar. De acordo com o ministro, poderão ser utilizados detectores de metais.

A decisão foi tomada após o partido União Brasil ter questionado a respeito da permissão do uso do telefone. Os detalhes deverão ser divulgados em uma nova resolução, que deverá ser aprovada na próxima semana.

 

Aqui de novo 

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou com base em informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o número de deputados federais que vão tentar a reeleição em 2022 é o maior da história. 

De acordo com os dados, na eleição deste ano, 446 deputados tentarão a reeleição, equivalente a mais de 86% do total. Esse número supera o recorde anterior que era em 1998, quando 443 deputados tentarão a recondução ao cargo. Em 2018, 404 deputados tentaram a reeleição. 

Ao todo, em outubro, 10.453 deputados disputam pelas 513 cadeiras da Câmara. 

 

cartão de crédito é responsável pela maior parte dos endividamentos - Foto: Reprodução Programa Nex
cartão de crédito é responsável pela maior parte dos endividamentos - Foto: Reprodução Programa Nex

Inadimplência

Levantamento do Serasa Experian revelou nesta quinta-feira (25) que 67,6 milhões de brasileiros estão inadimplentes. Este é o maior índice desde 2016, um acréscimo de 800 mil pessoas se comparado ao levantamento do mês anterior.

Os devedores estão na faixa  dos 26 aos 40 anos, tendo o banco e os cartões como principal segmento das dívidas com 28,6%. Em seguida, vem contas básicas - como água, luz e gás - com 22,2%. Setores de financeiras com 13,7% e varejo, 12,4%, estão logo atrás.

São Paulo é o estado que conta com maior número de endividados, com 16 milhões, seguido pelo Rio de Janeiro, com 6,8 milhões. Minas Gerais está na terceira colocação do ranking com 6,4 milhões de negativados. 

 

Uma visão geral mostra o leito seco do rio Jialing, afluente do rio Yangtzé na cidade de Chongqing, no Sudoeste da China Noel Celis / AFP
Leito seco do rio Jialing, afluente do rio Yangtzé na cidade de Chongqing, no Sudoeste da China - Foto: Noel Celis / AFP

Calor na China

A China enfrenta a maior onda de calor da sua história recente. Metade de seu território enfrenta uma seca, incluindo áreas do Tibete, onde geralmente o clima é frio, segundo dados de monitoramento do Centro Climático de Pequim. 

A onda de calor já se estende no país por 75 dias, 12 a mais do que o recorde anterior, em 2013. O sul da China enfrenta a onda de calor mais prolongada desde o início dos registros de dados meteorológicos há mais de 60 anos, informou o ministério da Agricultura do país. 

O clima seco afeta a produção das hidrelétricas e várias províncias chinesas têm enfrentado cortes de energia, o que força o fechamento de fábricas. 

Para tentar combater a seca, o governo decidiu realizar o bombardeamento de nuvens para aumentar as chuvas na região da bacia do rio Yangtzé, que se estende desde a província central de Sichuan até Xangai, que abriga grandes centros industriais.

O calor extremo, contudo, deve continuar segundo a Administração Meteorológica da China, e as temperaturas devem prosseguir acima de 40°C nas próximas 24 horas em Chongqing e nas províncias de Sichuan, Jiangxi e Zhejiang.

 

Preocupação 

A chefe da Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Michelle Bachelet, afirmou que está preocupada com ataques ao sistema eleitoral brasileiro e o aumento da violência política no Brasil.

"O presidente (Jair) Bolsonaro intensificou os ataques ao Judiciário e ao sistema eletrônico de voto, incluindo em um encontro com embaixadores em julho, o que gerou fortes reações (...) e eu tenho que dizer, tendo sido já chefe de Estado, que um chefe de Estado deve respeitar outros poderes, o Judiciário, o Legislativo, e não ficar vociferando ataques contra outros, porque é essencial para um presidente da República assegurar a democracia”, disse Bachelet em uma entrevista coletiva em Genebra nesta quinta-feira (25). 

Bachelet também afirmou estar preocupada com a decisão de Bolsonaro de convocar seus apoiadores para manifestações no dia 7 de setembro. Além disso, declarou estar “seriamente preocupada” com os informes de aumento da violência política, a manutenção do racismo estrutural e o encolhimento do espaço cívico. A ONU também reforçou que está monitorando e analisando os discursos de ódio utilizados durante o processo eleitoral brasileiro.

 

Pandemia 

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 21.039 novos casos de COVID-19, e 145 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 145. No total, o país acumula 34.350.639 casos confirmados, e 683.233 óbitos por COVID-19. 

Jogo do Flamwngo
Flamengo venceu o São Paulo, na noite desta sexta-feira (24), por 3 a 1 - Foto: Gilvan de Souza/CRF

Copa do Brasil 

O Flamengo foi o único time a vencer e encaminhar classificação para a final da Copa do Brasil 2022, na noite de quarta-feira (22). 

Mesmo jogando em casa, o Fluminense esteve na frente do placar por duas vezes e levou o empate do Corinthians na última jogada da partida. Paulo Henrique Ganso e Arias marcaram para o tricolor carioca e Renato Augusto e Roger Guedes para o Timão. Com o 2 a 2, qualquer empate na próxima partida leva a disputa para os pênaltis. O próximo jogo está marcado para o dia 14/09, na Arena NeoQuimica, em São Paulo. 

Jogando fora de casa, o Flamengo fez valer a força do seu elenco e venceu o São Paulo. A equipe paulista chegou a arrematar incríveis 26 vezes para o gol, mas viu seu ataque ser ineficiente. Em um dia pouco inspirado, o Rubro-negro contou com a qualidade individual do seu elenco para sair com o resultado. João Gomes, Gabi e Everton Cebolinha marcaram para o time carioca; enquanto Rodrigo Nestor descontou para o tricolor paulista. O 3 a 1 deixa o Flamengo em condição confortável para o jogo da volta, previsto para o dia 14/09, agora, em solo carioca, no Maracanã. 

 

Tags: