Política
Moraes afirma que justiça surgiu a partir da “coragem para lutar contra aqueles que não acreditam em um estado democrático de direito”. Eleições: Terceira via adia definição de candidato único; informalmente partidos já consideram certo o nome de Simone Tebet.
Defesa da democracia
Nesta quinta-feira (19) o ministro Alexandre de Moraes, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou que um dos objetivos da Justiça Eleitoral é lutar contra “aqueles que são contrários aos ideais republicanos”. A declaração foi feita em uma sessão realizada em homenagem aos 90 anos da Justiça Eleitoral no Brasil.
Segundo ele, o órgão nasceu com pouca estrutura, “mas com vontade de lutar pela democracia e coragem de lutar contra um sistema que tentava capturar a vontade soberana do povo”.
“Esse foi o surgimento da Justiça: vontade de concretizar a democracia e coragem para lutar contra aqueles que não acreditam no estado democrático de direito. Esta mesma vontade democrática e coragem temos hoje. A vontade de democracia e coragem de combater aqueles que são contrários aos ideais republicanos permanece. Queremos cada vez mais garantir celeridade, transparência e segurança que os eleitores brasileiros merecem”, disse.
O comentário foi uma crítica indireta às sucessivas investidas que o presidente Jair Bolsonaro (PL) vem fazendo contra o Tribunal Superior Eleitoral em uma tentativa de fazer o eleitorado desacreditar do sistema eleitoral brasileiro. Apesar disso, não há indício de fraudes nas urnas eletrônicas, como foi comprovado em sucessivos testes feitos pelo TSE na última semana.
Terceira via
Durante uma reunião nesta quarta-feira (18), o PSDB, MDB e Cidadania decidiram adiar o anúncio de uma candidatura única. A escolha, que seria divulgada neste mesmo dia, será feita na tentativa de estabelecer um candidato com maiores chances de competir com Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).
O ex-deputado federal Bruno Araújo, presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), afirmou que o anúncio do nome escolhido será feito na próxima terça-feira (24). “Nada adianta só fixar uma data e cumpri-la pelo prazo. O importante é a solidez da decisão e acho que hoje avançamos aqui”, disse acompanhado de Baleia Rossi, presidente do MDB, e Roberto Freire, do Cidadania, que confirmou haver um consenso entre os três.
Apesar disso, informações extra-oficiais confirmam a provável indicação da senadora Simone Tebet (MDB). Os líderes dos três partidos encomendaram um levantamento para decidir a viabilidade dos possíveis escolhidos e Tebet teria vantagem sobre João Doria (PSDB). Não houve divulgação oficial, mas segundo informações da CBN a rejeição ao tucano foi de 58% e a da senadora 24%. Além disso, a pesquisa mostra que Tebet tem maior chance de crescimento entre o eleitorado.
Agora, Bruno Araújo, Baleia Rossi (MDB) e Roberto Freire (Cidadania) levarão o resultado para as Executivas dos respectivos partidos decidam na reunião que será feita na terça-feira (24).
Meio Ambiente
Frente fria não dá trégua; SP tem dia mais frio desde 1991.
O frio fora de época e fora do comum chegou, a cidade de São Paulo registrou a madrugada mais fria do ano nesta quarta (18), com 6,6ºC marcados na estação convencional do Mirante de Santana, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre 6h e 7h.
Este é o menor registro para um mês de maio desde 1990:
19/05/1990: 5,4ºC
23/05/1990: 5,8ºC
18/05/2022: 6,6ºC
Economia
TCU aprova privatização da Eletrobrás; trabalhador poderá usar 50% do FGTS para comprar ações da empresa.
Privatização da Eletrobras
O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou por 7 votos a 1 a continuidade do processo de privatização da Eletrobras, a maior empresa de energia elétrica da América Latina.
O julgamento era a segunda e última etapa de análise no TCU. Nessa etapa, o tribunal avalia o modelo de venda proposto pela União, incluindo faixa de valor das ações a serem ofertadas na bolsa de valores.
A intenção do governo é transferir o comando da estatal para a iniciativa privada entre julho e agosto deste ano, quando o processo for concluído, a estatal se tornará uma empresa sem controlador definido (similar ao modelo que foi adotado na privatização da Embraer) e nenhum acionista terá poder de voto superior a 10% de suas ações.
Trabalhadores de qualquer setor que tenham recursos no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e quiserem comprar ações da Eletrobras, poderão utilizar até 50% desse saldo para a aquisição.
A compra será possível graças aos chamados "fundos mútuos de privatização", dispositivo criado nos anos 2000 e já usado pelo governo na venda de papéis de outras estatais.
Internacional
Guerra da Ucrânia: Comandantes militares dos EUA e Rússia conversam pela primeira vez desde o início do conflito; primeiro julgado na Ucrânia por crimes de guerra pede perdão à mulher da vítima.
EUA e Rússia conversam pela primeira vez
Comandantes militares dos Estados Unidos e da Rússia conversaram pela primeira vez desde o início da invasão russa na Ucrânia, por telefone, nesta quinta-feira (19).
Segundo a TV Zvezda, controlada pelo Ministério da Defesa da Rússia, a ligação foi feita a pedido de Mark Milley, general americano e ambos oficiais militares conversaram sobre a invasão da Ucrânia.
Os generais Mark Milley e Valery Gerasimov "discutiram uma série de preocupações de segurança", disse o porta-voz do Estado-Maior Conjunto dos EUA, coronel Dave Butler.
Contudo, um porta-voz do Pentágono comentou que a ligação "não resolveu especificamente nenhum problema sério ou levou a uma mudança direta no que os russos estão fazendo ou dizendo" em torno do conflito na Ucrânia.
Saúde
Atualização dos dados da Pandemia.
Pandemia
De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Brasil registrou 10.415 novos casos de COVID-19, e 114 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 113. No total, o país acumula 30.752.226 casos confirmados, e 665.433 óbitos por COVID-19.
Cultura
Segundo TMZ, Rihanna deu à luz.
Nasce filho de Rihanna
A cantora Rihanna, 34, deu à luz seu primeiro filho, fruto de seu relacionamento com o rapper A$AP Rocky, 33. O menino, que ainda não teria nome definido, nasceu na última sexta-feira (13), em Los Angeles, Estados Unidos, segundo informações do site TMZ. Até o momento de publicação deste texto, o casal ainda não se manifestou a respeito.
A última aparição em público da cantora foi no restaurante Giorgio Baldi, quando ela e o parceiro foram jantar no dia 9 de maio, em comemoração ao Dia das Mães.