Política
Bolsonaro volta a dizer que negro é pesado em arrobas. Eleições: "Ninguém vai interferir na justiça eleitoral", diz Fachin. Novo ministro de Minas e Energia entrega a Guedes estudo sobre privatização da Petrobrás; ministro da Economia discute com sindicalista.
E a história se repete
O presidente Bolsonaro voltou a utilizar uma expressão de cunho racista nesta quinta-feira (12), afirmando que negros são pesados em arrobas ao se referir a um apoiador, que não foi identificado através da gravação publicada nas redes sociais.
Em conversa com simpatizantes é possível ouvi-lo dizer: “Conseguiram te levantar, pô? Tu pesa o que, mais de sete arrobas?”.
Inclusive, lembrou em tom de ironia que “já foi processado por isso”. O processo mencionado foi feito pela Procuradoria-Geral da República pelo crime de racismo antes de assumir a presidência da República, ao visitar uma comunidade quilombola, afirmando que “o afrodescendente de lá pesava sete arrobas” e que “nem para procriador ele serve mais”.
Após a fala de hoje (12), vários políticos manifestaram repúdio, como as deputadas federal Sâmia Bonfim (PSOL) e Benedita da Silva (PT).
Bolsonaro, em mais um ato racista, voltou a insinuar que pessoas negras são medidas por “arroba”. Junto com a bancada do PSOL acionarei a Justiça contra ele, esse racista tem que responder criminalmente pelo que faz e fala!
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) May 12, 2022
Mais uma vez, o Jair Bolsonaro comete a prática do racismo, que é crime inafiançável! Isso é culpa, também, da impunidade que há com os racistas no Brasil. É inadmissível! Não podemos mais permitir. #BolsonaroRacistahttps://t.co/NceKkchDps
— Benedita da Silva (@dasilvabenedita) May 12, 2022
“Nada e ninguém vai intervir na Justiça Eleitoral”
Nesta quinta-feira (12) o ministro Luiz Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse que “nada e ninguém vai intervir na Justiça Eleitoral”. A fala foi feita na saída do evento de acompanhamento de um dos testes públicos que visam avaliar a segurança das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste ano.
Fachin reiterou a confiabilidade do processo eleitoral, alegando que “no Brasil de hoje, quem põe em dúvida no processo eleitoral é porque não confia na democracia”. Segundo ele, o Brasil terá eleições limpas e seguras. “Não admitiremos qualquer circunstância que obste a manifestação da vontade soberana do povo”, disse.
O ministro falou da importância das Forças Armadas, mas ressaltou que “quem trata das eleições são forças desarmadas”, afirmando que “dizem respeito à população civil”.
Privatização da Petrobras
O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, em uma reunião nesta quinta-feira (12) com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, tratou sobre o início de estudos para a privatização da Petrobrás e da Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA), a estatal do pré-sal. Essa deve ser a primeira ação de Sachsida desde sua posse.
Ainda nesta quinta-feira (12), Guedes discutiu com um sindicalista enquanto concedia uma entrevista coletiva a jornalistas com o ministro de Minas e Energia.
“Eu queria que todos soubessem que nós sempre respeitamos, estamos numa democracia e que nós respeitamos os vencedores das eleições”, disse o ministro, ao que o sindicalista rebateu: “Não, vocês não respeitam nosso povo”.
Em seguida, Guedes disse: "Eu não quero falar de quem roubou a Petrobras, assaltou a Petrobras. Durante anos, roubaram, foram condenados, eu não quero falar isso. Eu quero simplesmente receber como um programa de governo que teve 60 milhões de votos, receber aqui um pedido do novo ministro de Minas e Energia e encaminhar o processo".
"Destruiu o patrimônio do povo brasileiro, ministro", respondeu o sindicalista. Encerrando o bate-boca, o ministro respondeu: "Nós vamos devolver ao povo brasileiro o que é deles, nós vamos devolver ao povo brasileiro o que é deles”.
Em seguida abandonou o local e voltou para dentro do prédio.
Economia
Setor de serviços cresce 1,7% e fecha o 1° trimestre positivo. Consumidores brasileiros possuem quatro cartões de crédito ou mais, diz pesquisa Serasa eCred.
Retomada no setor de serviços
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (12), o setor de serviços no Brasil cresceu 1,7% em março, em comparação com o mês anterior.
Apesar de nem todas as atividades terem conseguido recuperar totalmente as perdas, o nível de serviços está 7,2% acima da média de fevereiro de 2020, antes da pandemia da Covid-19. Com a alta neste mês, o segmento recupera a queda de 1,8% registrada em janeiro, alcançando o maior nível desde maio de 2015.
Cartões de crédito
Segundo levantamento feito pelo Serasa eCred, 47% dos consumidores brasileiros têm 4 cartões de crédito ou mais. Entre os entrevistados, 29% têm 5 ou mais cartões de crédito, 18% têm 5, 23% têm 3, 21% têm 2 e 9% apenas 1.
Ainda de acordo com a pesquisa, 34% dos entrevistados consideram as compras de supermercado e alimentação como mais importantes e 15% priorizam os gastos em farmácias. Roupas, viagens e móveis representam 11%, 10% e 10% respectivamente.
O levantamento, que foi feito entre os dias 18 e 20 de abril, ouviu 3.751 pessoas que tiveram o cartão aprovado pela plataforma do Serasa eCred nos últimos 90 dias.
Internacional
Finlândia confirma interesse em ingressar na OTAN; Rússia reage. Coreia do Norte testa mísseis de curto alcance, afirma exército sul-coreano.
Finlândia na OTAN
A Finlândia anunciou nesta quinta-feira (12) que entrará com um pedido para ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a Suécia deve entrar com o mesmo pedido em breve.
“A Finlândia deve solicitar a adesão à Otan sem demora. Esperamos que as medidas nacionais ainda necessárias para essa decisão sejam tomadas rapidamente dentro dos próximos dias", disseram o presidente finlandês, Sauli Niinisto, e a premiê Sanna Marin, em uma declaração conjunta.
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que os finlandeses seriam "calorosamente bem recebidos" e prometeu um processo de acesso "suave e veloz". O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que apoia completamente a decisão da Finlândia de entrar na aliança.
No mês passado, o atual chefe adjunto do Conselho de Segurança do país, Dimitri Medvedev, aliado próximo do presidente Vladimir Putin, afirmou que a Rússia consideraria instalar armas nucleares na região do Báltico se a Finlândia e a Suécia aderissem à Otan.
Coreia do Norte lança mísseis
O exército da Coreia do Sul informou nesta quinta-feira (12) que a Coreia do Norte lançou três mísseis balísticos. "Nossos militares detectaram às 18h29 locais (6h29 de Brasília) três mísseis balísticos de curto alcance lançados a partir da zona de Sunan, em Pyongyang", afirmou o comandante do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul. Mais tarde, o comandante afirmou que os mísseis estavam orientados para o mar do Japão.
O Ministério da Defesa do Japão também confirmou o lançamento e os serviços de vigilância das costas emitiram uma advertência às embarcações.
O lançamento desta quinta-feira seria o 16º teste armamentista conhecido do país e acontece poucos dias depois da posse do novo presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, que tem uma posição mais hostil a respeito de Pyongyang que seu antecessor, Moon Jae-in.
Saúde
Atualização dos dados sobre a Pandemia. Casos de hepatite aguda infantil.
Pandemia
De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 21.344 novos casos de COVID-19, e 125 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 106. No total, o país acumula 30.639.130 casos confirmados, e 664.516 óbitos por COVID-19.
Hepatite infantil
O Ministério da Saúde informou na quarta-feira (11) que está monitorando 28 casos suspeitos de um tipo de hepatite aguda infantil de origem até agora desconhecida. São dois no estado do Espírito Santo, quatro em Minas Gerais, três no Paraná, dois em Pernambuco, sete no Rio de Janeiro, dois em Santa Catarina e oito em São Paulo.
“Os casos seguem em investigação. Os centros de informações estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e a Rede Nacional de Vigilância Hospitalar (Renaveh) monitoram qualquer alteração do perfil epidemiológico, bem como casos suspeitos da doença”, disse a pasta em comunicado.
A pasta orientou os profissionais de saúde a notificar imediatamente à autoridade sanitária os casos suspeitos da doença.
A hepatite de origem desconhecida está acometendo crianças em, ao menos, 20 países. A doença se manifesta de forma muito severa e não tem relação direta com os vírus conhecidos da enfermidade. Em cerca de 10% dos casos foi necessário realizar o transplante de fígado.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 200 casos, até o último dia 29, haviam sido reportados no mundo, a maioria (163) no Reino Unido. Houve relatos também na Espanha, Israel, Estados Unidos, Dinamarca, Irlanda, Holanda, Itália, Noruega, França, Romênia, Bélgica e Argentina. A doença atinge principalmente crianças de um mês a 16 anos. Até o momento, foi relatada a morte de uma criança.
Esportes
Classificados da Copa do Brasil. Com Grizzlies e Warriors, NBA tem novo recorde.
Copa do Brasil
Nesta quinta-feira (12) mais quatro clubes carimbam passaporte para a próxima fase da Copa do Brasil. Em casa, às 19h, o Vitória tenta reverter o 3 a 0 do jogo de ida contra o Fortaleza, em um jogo praticamente definido para os cearenses. Jogando no Morumbi, às 19h30, o São Paulo enfrenta o Juventude depois do empate em 2 a 2 no primeiro jogo. No mesmo horário, em Belo Horizonte, o Cruzeiro joga para reverter o 2 a 1 no jogo de ida contra o Remo
Na Vila Belmiro, às 21h30, o Santos recebe o Coritiba e também precisa reverter o placar do jogo de ida, quando perdeu por 1 a 0; um empate classifica a equipe paranaense. No mesmo horário, jogando em casa, o Botafogo recebe o Ceilândia, depois de ter aplicado 3 a 0 na ida.
Na quarta-feira (11), mais quatro times se classificaram para as oitavas de final. O Palmeiras venceu a Juazeirense por 2 a 1 e garantiu a vaga. O Flamengo bateu o Altos por 2 a 0 e também se classificou. O Fluminense venceu o Vila Nova por 2 a 0 e também assegurou a vaga na próxima fase. Pelo mesmo placar o Corinthians venceu a Portuguesa-RJ e está na próxima fase.
NBA
Em casa, o Memphis Grizzlies não tomou conhecimento do Golden State Warriors e venceu com autoridade por 134 a 95, diminuindo a desvantagem na série para 3 a 2, na semifinal da Conferência Oeste da liga profissional de basquete dos Estados Unidos. A vitória com facilidade começou a ser trabalhada no primeiro tempo, quando o Grizzlies marcou 77 pontos contra 50 dos adversários. A marca estabeleceu um recorde para a franquia, que nunca havia marcando tantos pontos em um primeiro tempo.
Grizzlies e Warriors voltam a se enfrentar nesta sexta-feira (13), em São Francisco. Em caso de vitória, os Warriors avançam para a final da Conferência Oeste. Caso contrário, em caso de vitória dos Grizzlies, a decisão fica para o dia 16, em Memphis.