As notícias de destaque nesta quarta-feira, 8/6

Lula com 16 pontos à frente de Bolsonaro, polícia prende suspeito de envolvimento no desaparecimento de jornalista e indigenista, relatório mostra que número de pessoas sem ter o que comer dobra durante a pandemia e mais.
por
Ana Beatriz Villela
Letícia Coimbra
Luan Leão
Vitor Simas
|
08/06/2022 - 12h

 

Política

Eleições: No primeiro turno, Lula tem 46% e Bolsonaro 30%, diz Quaest. Presidente do Senado se reúne com governadores para discutir proposta que mexe no ICMS; Lula diz que proposta de Bolsonaro não vai funcionar.

Foto: Alan Santos/PR e Ricardo Stuckert
Foto: Alan Santos/PR e Ricardo Stuckert

 

Pesquisa Eleitoral

A Genial/Quaest divulgou nesta quarta-feira (08) mais uma pesquisa eleitoral, e mais uma vez o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança da pesquisa, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A Genial/Quaest entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 2 e 5 de junho, e tem 95% de confiança.

Em pesquisa estimulada de 1º turno, Lula (PT) aparece com 46%; Bolsonaro (PL) vem logo atrás com 30%. O candidato Ciro Gomes (PDT) tem 7%; o deputado federal André Janones (AVANTE) aparece com 2%; Simone Tebet (MDB) e Pablo Marçal (PROS) somam 1% cada. Segundo o levantamento, Luiz Felipe D’Ávila (Novo), José Maria Eymael (DC), Luciano Bivar (União Brasil), Leonardo Péricles (UP), Santos Cruz (Podemos), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não somaram nenhum ponto. 

Indecisos somaram 6%. Branco, nulos ou pessoas que disseram que não iriam votar eram 7%. Considerando apenas o cenário de votos válidos, ou seja, excluindo brancos e nulos, Lula registra 52,87% dos votos, contra 34,48% de Bolsonaro.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados ao entrevistado, Lula segue na liderança com 32% dos votos. Bolsonaro tem 20% e Ciro aparece com 1%. Brancos, nulos e não vão botar somam 1%. Os indecisos chegam a 42%.

Na pesquisa estimulada de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente também segue na liderança. Nesse recorte, Lula aparece com 54% das intenções de voto, contra 32% de Bolsonaro. Os indecisos somam 3%, brancos, nulos e não vão votar são 9%. Em um cenário entre Lula e Ciro Gomes, o petista aparece com 52%, enquanto o pedetista soma 25% das intenções. Os indecisos somam 4%, e brancos, nulos e não vão votar aparecem com 19%. 

Em um cenário entre o ex-presidente Lula e a candidata do bloco da chamada “terceira via”, que reúne MDB, Cidadania e espera apoio do PSDB, Simone Tebet, o ex-presidente também lidera e aumenta a margem de diferença. Lula tem 56% e Simone Tebet aparece com 20%. 

 

Razões do voto 

Para 44% dos eleitores, a economia é o fator principal para a eleição, destes, 23% apontam a inflação em específico. 46% dos eleitores se disseram preocupados com a Covid-19. E de acordo com 63% dos entrevistados, o presidente Jair Bolsonaro errou mais do que acertou no combate à Pandemia. 

 

ICMS na pauta 

O presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniu nesta quarta-feira (08) com um grupo de governadores e secretários estaduais de Fazenda, para discutir a proposta que limita o ICMS sobre os combustíveis.

A reunião durou cerca de duas horas e participaram os governadores Rui Costa (Bahia), Paulo Câmara (Pernambuco), Rodrigo Garcia (São Paulo), Paulo Velten (governador em exercício do Maranhão) e Mauro Mendes (governador do Mato Grosso). Além deles, participaram os secretários estaduais de Fazenda e Décio Padilha, presidente do Comitê Nacional de Secretários Estaduais de Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e Distrito Federal (Comsefaz). Outro grupo de governadores e secretários já haviam se reunido com Pacheco na noite de terça-feira (07).

Nos dois encontros também esteve presente o senador Fernando Bezerra (MDB-PE), relator da proposta do Senado. A previsão é de que Bezerra apresente ainda nesta quarta-feira (08) o relatório sobre o projeto e que a votação do tema aconteça na próxima segunda-feira (13). 

O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias de Bens e Serviços), é um imposto estadual que influencia no preço da maioria dos produtos vendidos no país, dentre eles os combustíveis. A proposta do governo federal, já aprovada na Câmara dos Deputados, é de que haja um teto para a cobrança do ICMS. 

Os estados pedem uma compensação para a queda de arrecadação que ocorrerá com a criação deste teto. Outras negociações devem ocorrer na quinta-feira (09).
 

Meio Ambiente

Polícia prende suspeito de envolvimento no desaparecimento de jornalista e indigenista. 

Foto: Reprodução/CUT
Foto: Reprodução/CUT

 

Desaparecimento Jornalista e indigenista 

Homem suspeito com o envolvimento do desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips na Amazônia, foi preso pela Polícia Militar do Amazonas nesta quarta-feira (8).

O procurador jurídico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, Eliesio Marubo, informou em entrevista que são três suspeitos envolvidos no desaparecimento. “Temos três suspeitos. Tivemos a detenção de um deles e esperamos que esses dois sejam capturados nas próximas horas, para apresentarem sua versão, de tudo que foi imputado a eles", disse Marubo.

 

Economia

Número de pessoas sem ter o que comer dobra durante a pandemia, mostra relatório da Rede PENSSAN. Economia mundial crescerá 5 vezes meses que a do Brasil, diz OCDE.

Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

 

Tem gente com fome 

Cerca de 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil, é o que mostram dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil, feito pela Rede PENSSAN (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), divulgados nesta quarta-feira (08). Esse número é quase o dobro do registrado em 2020.

No 1º inquérito, divulgado em abril de 2021, o relatório estimava que cerca de 19 milhões de pessoas não tinham o que comer em 2020. Em 2018 esse número era de 10,3 milhões. Atualmente, 58,7% da população vive em insegurança alimentar. 

Em termos populacionais, o levantamento mostrou que 125,2 milhões de brasileiros estão em domicílios com insegurança alimentar e mais de 33 milhões de forma grave. A forma grave é quando existe a falta de alimento entre todos os moradores da casa, incluindo crianças; nesse estágio as pessoas convivem com a fome. A Rede atribui a situação a “continuidade do desmonte de políticas públicas, a piora da crise econômica, o aumento das desigualdades sociais e o segundo ano da Pandemia da COVID-19”. 

“O país regrediu para um patamar equivalente ao da década de 1990” - afirma o relatório

O levantamento mostrou que a insegurança alimentar é mais comum na zona rural, atingindo cerca de 18% da população. Entre as famílias com insegurança alimentar grave, 25,7% estão no norte e 21% no nordeste. A pesquisa mostra também que a fome é presente em 43% das famílias com renda per capita (por pessoa) de até 1/4 do salário mínimo. Dessas famílias, a maioria é chefiada por mulheres que se denominam parda ou preta. 

Ao todo, a pesquisa ouviu adultos em 12.745 domicílios brasileiros, nos 26 estados e no Distrito Federal, nas zonas rural e urbana, entre novembro de 2021 e abril de 2022.

 

E o crescimento ó…

Na divulgação de seu estudo semestral com previsões para a economia mundial nesta quarta-feira (08), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) anunciou que a economia brasileira deve crescer apenas 0,6% em 2022. Para a economia mundial, a previsão de crescimento é de 3%.

Para a entidade, as incertezas políticas em relação a eleição de outubro, a alta da inflação e os impactos da guerra na Ucrânia colaboram para essa desaceleração da economia. Segundo as estimativas, a economia brasileira crescerá menos do que a da Colômbia (6,1%), da Argentina (3,6%) e do México (1,9%).

A OCDE também revisou para baixo as expectivas de crescimento do Produto Interno Bruto global, passando de 4,5% para 3%. "O preço da guerra pode ser ainda mais elevado. O conflito afeta a distribuição de alimentos básicos e de energia, alimentando a alta da inflação em todo o mundo, ameaçando particularmente os países mais pobres", disse no relatório o economista-chefe do estudo, Laurence Boone. 

O estudo pede que o Brasil "reforce devidamente" as leis de combate ao desmatamento ilegal "para proteger os recursos naturais da Amazônia". A Organização também sugere a exploração de energias alternativas como a eólica e a solar. 

 

Internacional

Ponte desaba no México. Acidente com trem deixou pelo menos 17 mortos no Irã. Guerra da Ucrânia: Porta-voz do Kremlin fala que reunião entre Putin e Zelensky tem que ser “bem preparada”. 

Foto: Reprodução/CUT
Ponte desaba em Cuernavaca, no México, durante cerimônia de inauguração — Foto: Reprodução

 

Ponte cai no Mexico 

Durante sua reinauguração, uma ponte desabou  na cidade de Cuernavaca, em Morelos, no México. O acidente aconteceu na manhã de quarta-feira (8) e, segundo a imprensa local, pelo menos oito pessoas ficaram feridas, sendo que duas delas foram levadas para o hospital com ferimentos graves.

Pelo menos 20 pessoas estavam na ponte suspensa quando ela desabou, incluindo o prefeito de Cuernavaca, sua esposa, quatro vereadores, jornalistas e o administrador municipal.

Por ordens do governador local, agentes da Proteção Civil foram enviados para o lugar do acidente. No Twitter, a organização informou que "os feridos foram transferidos para diferentes hospitais para atendimento médico".

Ainda não se sabe exatamente o que motivou a queda da ponte. Assim, as investigações acerca do acidente, conforme narrado pela imprensa mexicana, devem ficar a cargo do próprio município de Cuernavaca.

 

Acidente de trem no Irã

Ao menos 17 pessoas morreram e 50 ficaram feridas em um acidente de trem na área de Tabas, no Irã, nesta quarta-feira (8). O veículo colidiu com uma escavadeira que estava no local.

"17 pessoas morreram e, dos feridos, 37 foram transferidos para o hospital. O número de vítimas pode aumentar porque muitos dos feridos estão em condições críticas", informou o porta-voz dos serviços de resgate iraniano, Mojtaba Khaledi, à imprensa oficial.

De acordo com o canal Iribnews, o acidente aconteceu em uma área desértica próxima de Tabas, a 900 quilômetros ao Sudoeste de Teerã, na linha que percorre o trajeto entre as cidades de Mashhad e Yazd. Imagens divulgadas pela agência estatal Isna mostram um vagão tombado na ferrovia e outros quatro arrastados pelo acidente.

 

Negociações Rússia x Ucrânia

Nesta quarta-feira (8), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, falou a repórteres que qualquer reunião entre os presidentes russo, Vladimir Putin, e o ucraniano, Volodymyr Zelensky, deve ser “produtiva e bem preparada”.

Sobre a crise alimentar, Peskov disse que as sanções ocidentais devem ser suspensas para que os grãos russos possam ser entregues ao mercado internacional, já que não houve “discussões substantivas” sobre o levantamento dessas sanções. 

O porta-voz do Kremlin também culpou as sanções pelas dívidas da Rússia, já que congelaram quase metade das reservas em moeda estrangeira do país.

 

Saúde

Atualização dos dados da Pandemia.  Julgamento do Rol Taxativo. 

Protesto contra o rol taxativo acontece em Santos nesta quarta-feira (8) — Foto: Reprodução
Protesto contra o rol taxativo acontece em Santos nesta quarta-feira (8) — Foto: Reprodução

 

Pandemia 

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 49.614 novos casos de COVID-19, e 299 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 121. No total, o país acumula 31.315.777 casos confirmados, e 667.647 óbitos por COVID-19. 

 

Mudança

 

A segunda turma do Superior Tribunal de Justiça, em sessão que aconteceu nesta quarta-feira (8) estabeleceu a cobertura taxativa sobre o rol de procedimentos listados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para os planos de saúde.

Até agora, o rol da ANS era considerado exemplificativo pela maior parte do Judiciário, os pacientes que tivessem procedimentos, exames, cirurgias e medicamentos que não constassem na lista poderiam recorrer à Justiça e conseguir essa cobertura. 

Uma alteração na lei n°14.307/2022, que foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 4 de março, tratando sobre a atualização das coberturas no âmbito da Saúde suplementar, abriu essa discussão. A sanção tornou lei uma medida provisória e tinha por objetivo a modificação das regras de atualização do rol da ANS.  

Com a decisão do STJ, os planos de saúde não são mais obrigados a cobrir tratamentos que não estejam definidos no rol. Entre os tratamentos que podem ser negados estão medicamentos, procedimentos cirúrgicos essenciais aos pacientes prescritos pelos médicos, atendimentos terapêuticos para autistas, entre outros.

 

Esportes

Brasileirão: Corinthians perde e pode perder a liderança ainda nesta rodada; jogos desta quarta-feira (08). 

Foto: AssCom Dourado
Foto: AssCom Dourado

 

Brasileirão 

O 3° colocado Atlético-MG entra em campo nesta quarta-feira (08), às 21h30, de olho na liderança, contra o Fluminense, no Maracanã. No mesmo horário, na Vila Belmiro, o Santos enfrenta a equipe do Internacional.

Mais cedo, às 19h, dois jogos abrem a rodada de futebol da quarta-feira (08): América-MG e Ceará, no Independência; e Juventude e Athletico-PR, no Alfredo Jaconi. Às 20h30, Atlético-GO e Avaí medem forças no estádio Antônio Accioly.

Na próxima quinta-feira (09), três jogos fecham a rodada. Às 19h, o Palmeiras recebe o Botafogo no Allianz Parque. Jogando no Couto Pereira, às 20h, o Coritiba vai jogar contra o São Paulo. No mesmo horário, encerrando a 10ª rodada, o Fortaleza recebe o Goiás, no Castelão

Na terça-feira (07), o líder Corinthians foi até o Mato Grosso enfrentar o Cuiabá e perdeu por 1 a 0. Em uma partida com pouca inspiração, a equipe paulista viu a "lei do ex" castigar mais uma vez, quando o lateral-esquerdo Uendel marcou o gol da vitória do time mato-grossense. Com a derrota, o Corinthians que tem 18 pontos pode perder a liderança do Brasileirão ainda nesta rodada para Palmeiras e Atlético-MG, que ainda jogam.

Tags: