Política
Camilo Cristófaro é expulso do PSB. Prazo para solicitar título de eleitor encerra nesta quarta-feira (4).
Desfiliado
Após falas racistas de Camilo Cristófaro serem flagradas na Câmara de São Paulo, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) desfiliou o vereador da legenda nesta quarta-feira (4). O processo de desfiliação já havia sido aberto pelo próprio Camilo no dia 28 de abril, mas ainda estava em negociação. Após a fala racista na Comissão Parlamentar de Inquérito, o partido aceitou o pedido.
O flagrante aconteceu no início da sessão que ouviu a ex-CEO da empresa Uber, Claudia Woods, e o sócio da empresa de motofrete THL, Thiago Henrique Lima. “Não lavar a calçada...é coisa de preto, né?”, disse o áudio vazado no plenário. O vereador participava da sessão de forma remota.
Ao G1, o atual presidente estadual do PSB disse: “No primeiro momento, a ideia era abrir o processo no Conselho de Ética para garantir o direito de defesa. Mas houve uma cobrança interna muito forte de membros do partido exigindo uma solução mais rápida. O próprio Camilo mandou uma carta no dia 28 de abril em que pede o afastamento, e nela ele cita um artigo da Constituição que permite o desligamento com a anuência da direção do partido. Então aceitamos essa desfiliação. E juridicamente ela equivale ao processo de expulsão, então ele não faz mais parte do quadro do partido.”
Prazo encerrado
Termina nesta quarta-feira (4) o prazo dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para solicitar, regularizar ou transferir o título de eleitor e estar apto para votar nas Eleições de 2022. O cadastro eleitoral fecha nesta quinta-feira (5) e, a partir desta data, não será possível realizar nenhuma operação relacionada ao documento. O alistamento eleitoral e voto são obrigatórios para maiores de 18 anos.
A alta procura pelos serviços sobrecarregou o Portal da Justiça Eleitoral, que ficou instável nesta segunda (3), resultando em uma espera de pelo menos 4 horas no atendimento.
O crescimento na procura da Justiça Eleitoral acontece em meio ao aumento da tensão política do país e a campanhas de celebridades para incentivar jovens de 16 a 18 anos a emitirem o título de eleitor. Até o ator Leonardo DiCaprio se manifestou a respeito, instigando jovens brasileiros a participarem do pleito deste ano.
Internacional
Lula na capa da Time: ex-presidente afirma que tanto Putin quanto Zelensky são responsáveis pela Guerra na Ucrânia. Países europeus planejam deixar de comprar petróleo da Rússia em até seis meses.
Lula na Time
O ex-presidente e pré-candidato à presidência Lula estampa a capa da revista Time publicada nesta quarta-feira (4). A capa da reportagem destaca: "O segundo ato de Lula: o líder mais popular do Brasil busca retornar à Presidência".
O petista concedeu uma entrevista exclusiva ao veículo e afirmou nunca ter desistido da política. A publicação – uma das mais prestigiadas do mundo – faz referência à disputa eleitoral e a busca de Lula para assumir novamente o governo do país.
"A política está em cada célula minha, a política está no meu sangue, está na minha cabeça. Porque o problema não é a política simplesmente, o problema é a causa que te leva à política. E eu tenho uma causa", disse o ex-presidente à Time.
Na entrevista, Lula diz que quando deixou a presidência em 2010 não pensava em se tornar candidato novamente, mas, doze anos depois, ele acredita que todas as políticas para beneficiar os pobres estão sendo "destruídas": "O que eu estou vendo, doze anos depois, é que tudo aquilo que foi política para beneficiar o povo pobre - todas as políticas de inclusão social, o que nós fizemos para melhorar a qualidade das universidades, das escolas técnicas, melhorar a qualidade do salário, melhorar a qualidade do emprego -, tudo isso foi destruído, desmontado", pontuou o ex-presidente.
O petista também comentou sobre a Guerra na Ucrânia e afirmou que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, é tão responsável quanto Putin pelo conflito: "Ele [Zelensky] quis a guerra. Se ele [não] quisesse a guerra, ele teria negociado um pouco mais. É assim. Eu fiz uma crítica ao Putin quando estava na Cidade do México, dizendo que foi errado invadir. Mas eu acho que ninguém está procurando contribuir para ter paz. As pessoas estão estimulando o ódio contra o Putin. Isso não vai resolver. É preciso estimular um acordo", argumentou Lula.
Novas sanções contra a Rússia
A chefe da Comissão Europeia Ursula von der Leyen informou nesta quarta-feira (4) que os países da União Europeia (UE) vão deixar de comprar petróleo e produtos refinados da Rússia em até seis meses. A proposta ainda precisa da aprovação de todos os 27 países do bloco.
"Garantiremos a eliminação gradual do petróleo russo de forma ordenada, maximizando a pressão sobre a Rússia. Vamos eliminar gradualmente o fornecimento russo de petróleo bruto dentro de seis meses e produtos refinados até o final do ano", disse von der Leyen ao Parlamento Europeu.
Outras sanções comentadas foram exclusão de mais bancos russos do sistema Swift e o banimento de três canais estatais russos de comunicação, que não poderão distribuir conteúdo na Europa via cabo, satélite, internet ou aplicativos. A chefe executiva europeia chamou os canais de "porta-vozes das mentiras e propaganda de Putin".
Além disso, von der Leyen propôs novas sanções contra militares russos de alta patente e outros envolvidos nos acontecimentos de Bucha, onde dezenas de corpos foram encontrados e levantaram suspeitas de crimes de guerra russos.
Economia
Mercado prevê 10ª alta seguida da taxa Selic. Câmara aprova urgência para votação de projeto que suspende reajustes na conta de luz.
10ª alta seguida
Nesta quarta-feira (4), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne para definir a taxa básica de juros da economia, a Selic.
A expectativa dos analistas do mercado financeiro é que a Selic seja elevada em um ponto percentual, passando dos atuais 11,75% para 12,75% ao ano.
Se confirmado, este será o décimo aumento seguido da Selic, o que levará a taxa ao maior patamar desde janeiro de 2017, quando estava em 13% ao ano. A decisão será anunciada após as 18h.
O novo aumento no juro básico da economia é esperado pelo mercado financeiro com base em indicações do próprio Banco Central. No encontro anterior do Copom, em março, o BC informou que promoveria nova alta de um ponto percentual.
De acordo com economistas, o aumento do juro básico da economia, para conter a inflação, tem vários reflexos na economia. Entre eles, estão: Aumento das taxas bancárias, influência negativa no consumo da população e nos investimentos produtivos, despesa adicional com juros da dívida pública etc.
Possível suspensão de reajustes na conta de luz
Na terça-feira (03), por 410 votos a 11 e uma abstenção, requerimento de urgência para a tramitação de um projeto que estabelece a suspensão dos reajustes nas contas de luz que vêm sendo sucessivamente aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A urgência foi pautada pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL). O projeto tem autoria do deputado federal Domingos Neto (PSD-CE) que prevê a suspensão de um reajuste aprovado pela Aneel no Ceará, mas, segundo o parlamentar, a ideia é alterar o texto no plenário para que sejam barrados outros reajustes nos demais estados da federação.
A aprovação da urgência dispensa a discussão nas comissões da Câmara. Com isso, o projeto vai diretamente para o plenário, mas ainda não há data para a votação.
Saúde
Atualização dos dados da Pandemia.
Pandemia
De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 20.072 novos casos de COVID-19, e 65 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 93. No total, o país acumula 30.502.501 casos confirmados, e 663.759 óbitos por COVID-19.
Cultura
Um ano sem Paulo Gustavo. Museu da Língua Portuguesa cria programação para comemorar o dia internacional do idioma. "May the Forth" e a celebração anual dos fãs de Star Wars.
Arte em luto
Familiares e amigos homenagearam Paulo Gustavo nas redes sociais hoje (4), em memória ao primeiro ano do falecimento do ator. "Não há como negar a sensação de que um pedaço de mim foi arrancado precocemente", disse Thales Breta, marido e pai dos filhos de Paulo, na legenda da foto em família que compartilhou em sua conta no Instagram.
Paulo Gustavo foi um ator, dramaturgo, roteirista e humorista popularizado no Brasil principalmente pela sua personagem Dona Hermínia, uma típica mãe brasileira. Em 2021, infelizmente foi vitimado pela Covid-19 aos 43 anos.
Dia Internacional da Língua Portuguesa
O Museu da Língua Portuguesa está com programação especial para celebrar o Dia Internacional do idioma, que é comemorado em 5 de maio. A partir de quinta-feira (5), o Museu terá diversas atividades presenciais e gratuitas, como shows, mesas de debate, lançamentos de livros e mais. Entre as atrações, se destacam a Orquestra Mundana Refugi e cenas e músicas da peça "Língua Brasileira".
Que a força esteja com você!
Em 4 de maio se comemora anualmente o Dia do Guerra nas Estrelas, ou #StarWarsDay nas redes sociais. Neste ano em especial, a data teve dupla importância para a comunidade nerd devido a aderência de Mark Hamill à campanha brasileira de incentivo ao registro de votação de jovens entre 16 e 18 anos, que se encerrou no mesmo dia. Hamill interpreta Luke Skywalker, o protagonista da triologia original de Guerra nas Estrelas, e costuma se posicionar politicamente em sua conta no Twitter.
You don't need to be a Jedi Master to know the deadline to register in Brazil is TOMORROW!!!! #MayThe4th 🇧🇷
— Mark Hamill (@MarkHamill) May 3, 2022
🗳️👍☑️ https://t.co/UF6DWhT51O