As notícias de destaque nesta quarta-feira, 28/9

Furacão deixa mortos em Cuba, rodada do Brasileirão e mais
por
Ana Beatriz Villela
Letícia Coimbra
Luan Leão
|
28/09/2022 - 12h

 

Quarta-feira, 28 de setembro de 2022, veja os destaques do resumo AGEMT:

  • Eleições: Presidente do TSE mostra sala de totalização dos votos para ministro da Defesa e entidades.
  • Análise do último debate de candidato aos governos estaduais. 
  • Furacão Ian deixa mortos em Cuba e segue para os EUA; furacão deve atingir costa oeste da Flórida nesta quarta-feira (28).
  • Média móvel de óbitos por covid nos últimos 7 dias cai para 52;

  • Rodada do Brasileirão.

 

Imagem: Paulo Roberto Netto/UOL
Imagem: Paulo Roberto Netto/UOL

Sistema eleitoral transparente

Nesta quarta-feira (28), diversas autoridades foram apresentadas à sala de totalização de votos. Os visitantes foram recebidos pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Alexandre de Moraes, que salientou no fim, em entrevista a jornalistas, a importância desse ato para mostrar a transparência e confiança no processo eleitoral brasileiro.

“Essa visitação mostra que o TSE é absolutamente aberto, transparente a todas as instituições fiscalizadoras”, enfatizou.

Estavam presentes o ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira; o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti; o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto; e representantes dos partidos União Brasil (União), da coligação Brasil da Esperança, entre outros. Além deles, participaram da visita o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet; representantes da Controladoria Geral da União (CGU); e integrantes de comitivas de Missões de Observação Eleitorais (MOEs).



Nota do editor

O último debate de governadores, ocorrido na noite da terça-feira (27), como todo debate, foi fundamental. Fundamental e elitizado. A escolha do dia da semana e do horário do enfrentamento entre os candidatos ignorou a maior parcela da população: os trabalhadores. Durante os enfrentamentos nos 26 estados mais o Distrito Federal, realizado pela TV Globo e afiliadas, os eleitores de toda a federação puderam ter uma última chance de ver confronto de ideias.

Em alguns estados faltaram ideias. Em outros faltaram candidatos, alguns dos faltosos lideram as pesquisas de intenção de voto. Teve estados em que os candidatos partiram para ataques pessoais. Há também estados que apostam na nacionalização do confronto, com citações constantes aos líderes de intenção de voto na pesquisa presidencial. 

De ponta a ponta, a ausência mais sentida foi o respeito com o eleitor.  É necessário muita calma e um processo criterioso de escuta para a escolha dos governadores. O seu voto é importante, no domingo (2), vote consciente


 

Foto: Yamil Lage/AFP
Foto: Yamil Lage/AFP)

Furacão em Cuba

Na tarde de terça-feira (27) o furacão Ian chegou ao nível 3 e atingiu a região oeste de Cuba, deixando um morto e todo o país sem energia elétrica. A vítima fatal é uma mulher de 43 anos, que foi atingida pelo desabamento de sua casa.

A Defesa Civil Nacional emitiu alerta de "alarme de ciclone" para a área ocidental do país e colocou outras três províncias em fase de "alerta". Escolas e outros serviços públicos foram suspensos, como a grande maioria dos transportes terrestres e marítimos.

Nesta quarta-feira (28), o furacão segue em direção à costa oeste da Flórida, e já foi reclassificado para a categoria 4, com ventos de 250 km/h. 

Tempestades “históricas” de até 2 metros estão previstas e podem engolir casas costeiras, a chuva pode causar inundações em grande parte do estado e ventos devastadores podem arrasar casas e interromper o serviço de eletricidade por dias ou semanas.

"Fique dentro de casa. Fique longe das janelas. A tempestade está aqui", afirmou o diretor da Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida, Kevin Guthrie em entrevista coletiva no início da manhã.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, alertou que os moradores dos condados de Collier, Lee, Charlotte e Sarasota não estão mais seguros para evacuação e pediu às pessoas que saiam das estradas e fiquem dentro de casa.

 

Pandemia 

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou  7.613 novos casos de COVID-19, e 46 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 46. No total, o país acumula 34.654.190 casos confirmados, e 685.927 óbitos por COVID-19.

 

Ivan Storti / Santos FC
Foto: Ivan Storti / Santos FC

Brasileirão

O Campeonato Brasileiro da série A está de volta neste meio de semana. Após parada para a data FIFA, os times da série retornam para a 28ª rodada da competição. A rodada começou no domingo (25), com a goleada do São Paulo para cima do Avaí por 4 a 0. Na terça-feira (27), o Santos jogou contra o Athletico-PR, na Vila Belmiro, e venceu por 2 a 0.

Nesta quarta-feira (28), o Coritiba recebe o Ceará, no estádio Couto Pereira, às 19h. No mesmo horário a bola vai rolar na Arena NeoQuímica para Corinthians e Atlético-GO. Também às 19h, o Fluminense recebe o Juventude, no Maracanã, e o Fortaleza enfrenta o Flamengo, no Castelão. Mais tarde, às 21h, o Cuiabá joga contra o América-MG, na Arena Pantanal.

Às 21h45, o líder Palmeiras joga contra o Atlético-MG, no Mineirão. No mesmo horário, o vice-líder Internacional recebe o RB Bragantino, no Beira-Rio. Fechando a rodada, o Botafogo visita o Goiás, no estádio da Serrinha. 

Tags: