As notícias de destaque nesta quarta-feira, 25/05

Sobe para 25 o número de vítimas da operação policial no RJ, pré-candidatos se posicionam a respeito, Guedes diz que Bélgica e França atrasam entrada do Brasil na OCDE e mais
por
Letícia Coimbra
|
25/05/2022 - 12h

Política

Fachin manifesta preocupação com operação policial no RJ; pré-candidatos se manifestam a respeito. 

Ministro Edson Fachin é relator de ação contra letalidade policial no Rio de Janeiro - José Cruz/Agência Brasil
Ministro Edson Fachin é relator de ação contra letalidade policial no Rio de Janeiro - José Cruz/Agência Brasil

 

“Muito preocupado"

Nesta quarta-feira (25), o Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou que o ministro Luiz Edson Fachin demonstrou “muita preocupação” ao conversar com o procurador de Justiça do Rio de Janeiro, Luciano de Oliveira Mattos de Souza, a respeito da operação policial que matou pelo menos 25 pessoas.

Fachin foi relator de uma ação que ordenou ao governo do RJ a criação de um projeto que diminuísse a letalidade das operações policiais no estado. 

"Ao procurador [do Rio], o ministro demonstrou muita preocupação com a notícia de mais uma ação policial com índice tão alto de letalidade na data de ontem", informou o STF.

"Mas [Fachin] informou que soube da pronta atuação do Ministério Público e que tem confiança de que a decisão do STF será cumprida, com a investigação de todas as circunstâncias da referida operação", acrescentou.

O coronel Luiz Henrique Marinho Pires, secretário da PM no RJ, justificou a ação com a justificativa de impedir a migração de criminosos para o Rio de Janeiro e atribuiu isso à decisão tomada no ano passado pelo STF, na qual tentava regular as ações em comunidades no estado. Uma das medidas necessárias para a realização é a comunicação, com pelo menos 24 horas de antecedência, ao Ministério Público do Rio de Janeiro.

"Começamos a reparar a migração dessas lideranças de uns tempos pra cá. E isso foi acentuando após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Fazer daqui o esconderijo deles é fruto dessa decisão. Estamos estudando essa questão, mas tudo nos leva a crer que isso se deve à decisão que limitou a ação das polícias nas comunidades”, disse Marinho Pires em entrevista coletiva.

 

Repercussão 

Através de seu perfil no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (PL) parabenizou a atuação dos policiais envolvidos na operação que “neutralizaram pelo menos 20 marginais ligados ao narcotráfico em confronto”, destacando que foi apoiada pela Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, que respondem a seu governo.

 

Já o pré-candidato Ciro Gomes (PDT) classificou a ação como “chacina”, e questionou se “esse é o único caminho para reprimir a bandidagem”. 

 

Em uma coletiva de imprensa pela manhã, a pré-candidata à presidência pelo MDB, Simone Tebet, lamentou o ocorrido e destacou que “o papel da polícia é de prevenção" e que o papel de “julgar e condenar” cabe apenas à Justiça. 

"O que houve foi um massacre e ninguém, nenhum dirigente, seja quem for, o presidente da República ou o cidadão mais comum, tem o direito de festejar a morte de quem quer que seja", disse.

Os pré-candidatos Lula (PT) e André Janones (Avante) ainda não se manifestaram sobre o assunto.

 

Cotidiano

Sobe para 25 o número de mortos em ação da PM na Vila Cruzeiro, a segunda mais letal da história.

Foto: EPA/André Coelho
Foto: EPA/André Coelho

 

Chacina no Rio

Subiu para 25 o número de mortos na operação na Vila Cruzeiro, na Penha, nesta terça-feira (24). Em um ano de gestão do governador Cláudio Castro (PL), essa se tornou a segunda ação mais letal, ficando atrás apenas da chacina que houve na favela do Jacarezinho, que deixou 28 mortos.

De acordo com a direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas, para onde os feridos foram levados, na madrugada desta quarta-feira (25) morreram mais dois homens. No total, 23 mortes foram divulgadas pelo hospital, sendo que destas, 21 chegaram sem vida  às instalações e as outras duas foram atendidas, mas não resistiram.

A 24ª e 25ª vítima foram confirmadas pela Polícia Militar e pela direção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Complexo do Alemão: uma moradora de uma comunidade vizinha que foi atingida por um tiro dentro de casa e um adolescente, que chegou já sem vida à UPA, respectivamente. 

Nesta quarta-feira (25), 14 escolas da rede pública funcionaram apenas de maneira remota.

A operação, que durou 12 horas, aconteceu nesta terça-feira (24) sob a justificativa de impedir o movimento de criminosos ligados ao Comando Vermelho da Vila Cruzeiro para a Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro. Apesar de planejada há meses, a missão ocorreu de modo “emergencial” e segundo o comandante do Bope, Uirá do Nascimento, “não tinha como objetivo cumprir mandados de prisão”. De acordo com a PM, a maioria dos mortos eram suspeitos.

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) abriram um processo para investigar a legalidade da atuação dos agentes de segurança.

Conforme um levantamento do Instituto Fogo Cruzado e do Geni (Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos), ambos relacionados à Universidade Federal Fluminense (UFF), em apenas um ano no governo do RJ, Castro já soma 180 mortes em 39 chacinas.
 

Economia

Guedes acusa França e Bélgica de atrasar a entrada do Brasil na OCDE. 

Foto: Lorena Amaro
Foto: Lorena Amaro

 

“Ficam retardando”

Nesta quarta-feira (25), durante participação em uma palestra no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o ministro da Economia, Paulo Guedes, acusou a França e Bélgica de atrasarem a entrada do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que agrega as nações mais desenvolvidas do mundo, devido ao protecionismo agrícola destes países.

“A Bélgica e a França ficam retardando o acesso do Brasil à OCDE porque são protecionistas com sua agricultura. Conversando com eles dissemos: nos aceitem antes que se tornem irrelevantes para nós”, alegou.

Segundo ele, a França tem se tornado irrelevante para a economia brasileira, usando como exemplo o início dos anos 2000, quando França e China comercializavam U$2 bilhões com o Brasil. Agora os acordos com o país asiático chegam a até U$120 bilhões, enquanto com os franceses subiu para U$7 bilhões.

“Eu disse aos europeus que eles perderam a Rússia e agora perderão a América Latina. E estarão sozinhos com eles mesmos, se não entenderem que precisam se integrar com os que ficaram para trás”, justificou.

De acordo com Guedes, o Produto Interno Bruto do Brasil irá crescer 2%, número maior que o previsto pela equipe econômica, que previa 1,5%. O ministro destacou que o potencial de crescimento é maior que o dos países desenvolvidos.
 

Meio ambiente

Festival ODS debate prós e contras da economia de baixo carbono.

Foto: Luis Alvarez
Foto: Luis Alvarez

 

Debate sobre conomia de baixo carbono

A terceira edição do Festival de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) reunirá gestores públicos, políticos, representantes de setores como mineração e agronegócio para ampliar e qualificar os debates sobre as metas da ONU de gestão de recursos naturais. O evento iniciará essa semana nos dias 25 e 26 para participar é só entrar no site da Agência Pública.

 

Saúde

Atualização dos dados da Pandemia.

 

Pandemia

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 9.787 novos casos de COVID-19, e 132 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 103. No total, o país acumula 30.846.602 casos confirmados, e 666.037 óbitos por COVID-19.  

 

Tags: