Quarta-feira, 24 de agosto de 2022, veja os destaques do Resumo AGEMT:
-
Ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu comandantes das PMs. Segundo eles, as tropas estão sob controle;
-
Prévia da inflação apresenta queda puxada pela gasolina, mas alimentação segue em alta.
-
Seis meses de guerra na Ucrânia: Biden aprova pacote de U$3 bilhões para o país; Zelensky diz que país “renasceu” após a invasão russa.
-
Semifinais da Copa do Brasil com duelos Rio-SP movimentam a noite desta quarta-feira.
-
A média móvel de óbitos em decorrêcia da covid-19 nos últimos sete dias é de 152.
Segurança das eleições
Nesta quarta-feira (24), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, recebeu os comandantes das Polícias Militares para discutir a
segurança das eleições deste ano.
Em entrevista à imprensa após o encontro, o coronel James Padilha, da PM de Rondônia, afirmou que “as tropas estão sob controle”. “Como militares que somos, nós temos os pilares da hierarquia e da disciplina”, reiterou. Padilha destacou também que, apesar do cenário de polarização no pleito deste ano, as instituições tem “total isenção, imparcialidade e tranquilidade”.
No encontro, o ministro também abordou a restrição ao porte de armas nas eleições ou ao treinamento e transporte de armas pelos caçadores, atiradores e colecionadores (CACs).
Inflação
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial, foi de -0,73% em agosto, após registrar 0,13% em julho. O Índice foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (24).
Essa é a menor taxa da série histórica, iniciada em novembro de 1991. Em agosto de 2021, o índice foi de 0,89%. No ano, a inflação está em 5,02% e caiu para 9,60% no acumulado dos últimos 12 meses, ficando abaixo dos 11,39% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.
O resultado de agosto teve impacto principalmente do setor de transportes (-5,24%). A deflação neste setor foi influenciada pela queda nos preços dos combustíveis (-15,33%). A gasolina caiu 16,80% e foi a maior contribuição negativa do índice.
No lado das altas, o destaque vai para o setor de alimentos e bebidas, com 1,12%. Esse índice foi muito afetado pela alta do leite longa vida (14,21%), responsável pela maior alta individual. Em 2022, o leite longa vida acumula uma alta de 79,79%. Outras altas registradas nesse setor foram das frutas (2,99%), queijo (4,18%) e frango em pedaços (3,08%).
Com a elevação dos preços, a alimentação no domicílio variou 1,24% em agosto. Comer fora de casa ficou 0,80% mais caro em agosto, e apesar disso, apresentou desaceleração em relação a julho, quando marcou 1,27%.
Seis meses de guerra
No dia da independência da Ucrânia, e após seis meses de guerra, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou um novo pacote de assistência à segurança de cerca de U$ 3 bilhões em ajuda militar para o país na guerra contra a Rússia.
"Nos últimos 6 meses, os ucranianos inspiraram o mundo com sua extraordinária coragem e dedicação à liberdade. Os Estados Unidos da América estão comprometidos em apoiar o povo da Ucrânia enquanto eles continuam lutando para defender sua soberania", disse Biden em comunicado.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu a Biden pela ajuda. Em publicação no Twitter, disse que os ucranianos “apreciam muito o apoio inabalável” dos EUA.
Em comemoração aos 31 anos de independência da Ucrânia, Zelensky disse em um discurso gravado aos ucranianos feito nesta quarta-feira (24) que seu país “renasceu” quando a Rússia invadiu e que nunca desistiria de sua luta pela liberdade da dominação de Moscou.
Zelensky, gravou o discurso em uniforme de combate em frente ao imponente monumento à independência da União Soviética, dominada pela Rússia, que se separou em 1991, no centro de Kiev.
“Uma nova nação apareceu no mundo em 24 de fevereiro às 4 horas da manhã. Não nasceu, mas renasceu. Uma nação que não chorou, gritou ou se assustou. Uma que não fugiu. Não desistiu. E não se esqueceu”, declarou o líder ucraniano.
Além disso, alegou que a guerra só acabará quando Kiev sair vitoriosa, e não quando os bombardeios russos acabarem. Em recado à Rússia, o presidente afirma: "Não vamos sentar à mesa de negociações por medo, com uma arma apontada para nossas cabeças. Para nós, o mais terrível não são mísseis, aviões e tanques, mas as algemas. O que para nós é o fim da guerra? Costumávamos dizer: paz. Agora dizemos: vitória. Não nos importamos com o exército que vocês têm, só nos importamos com nossa terra. Lutaremos por ela até o fim.”
Pandemia
De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 18.277 novos casos de COVID-19, e 202 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 152. No total, o país acumula 34.329.600 casos confirmados, e 683.076 óbitos por COVID-19.
Copa do Brasil
Começam nesta quarta-feira (24) os jogos que definem os finalistas da Copa do Brasil 2022. As semifinais deste ano contam com a presença de quatro forças do futebol nacional, colocando frente a frente Rio de Janeiro e São Paulo.
Às 19h30, no estádio do Maracanã, o Fluminense vai receber o Corinthians. Atual segundo colocado no Campeonato Brasileiro, o tricolor das Laranjeiras vem embalado após golear o Coritiba na última rodada por 5 a 2. O Corinthians, por sua vez, perdeu para o Fortaleza fora de casa por 1 a 0. A expectativa é de que mais de 50 mil torcedores estejam no estádio para acompanhar o duelo.
Mais tarde, às 21h30, no estádio do Morumbi, o São Paulo enfrenta o Flamengo, na outra semifinal. De um lado, o Flamengo, com seu investimento milionário, vai com tudo para seguir na briga pelo tetracampeonato. A equipe de Dorival Júnior quer aproveitar o bom momento que vive em todas as competições. Do outro, o São Paulo, que nunca venceu a competição, promete fazer jogo duro pela classificação. Ao seu favor, o tricolor paulista tem o bom retrospecto de mandante na fase mata-mata, no ano de 2022, foram 9 jogos como mandantes e nove vitórias da equipe paulista. É jogaço!