Quarta-feira, 14 de setembro de 2022, veja os destaques do Resumo AGEMT:
- Ataque de Douglas Garcia (Republicanos) à jornalista Vera Magalhães; presidenciáveis repudiam, exceto Bolsonaro;
- Reino Unido: Corpo de Elizabeth II chega a Westminster;
- Média móvel de óbitos por covid nos últimos 7 dias cai para 69;
- Copa do Brasil: Flamengo e São Paulo decidem vaga na final no Maracanã; time carioca tem a vantagem.
Ataque à jornalista
Na noite desta terça-feira (13), o candidato a deputado federal pelo Republicanos, Douglas Garcia, proferiu ofensas e intimidações à jornalista Vera Magalhães em um tom semelhante ao do presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando, entre outras coisas, que ela é “uma vergonha para o jornalismo”. Ele estava na comitiva de Tarcísio de Freitas (Republicanos) no debate realizado entre os candidatos ao governo do estado de SP na TV Cultura.
Nesta quarta-feira (14) candidatos à presidência da República manifestaram, por meio de suas redes sociais, repúdio à atitude de Garcia, classificando como "barbaridade", "ação terrorista" e "desrespeito". Bolsonaro, porém, ainda não comentou o assunto. Apesar do histórico de ataques a jornalistas, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) também teceu críticas, assim como Freitas. Tarcísio Freitas disse que não pode falar pelo partido Republicanos, mas afirmou que “tal atitude tem que ser punida severamente”.
O jornal "O Globo" e a Rádio CBN, veículos para os quais Vera Magalhães trabalha, publicaram uma nota conjunta afirmando que a conduta de Garcia é “inaceitável” e um “atentado à imprensa livre”, e deu a entender que esta é uma agressão subsequente à de Bolsonaro no debate da Band.
Pelo menos seis deputados estaduais entraram com um pedido de cassação do deputado no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa (Alesp), que informou em nota à imprensa que irá apurar a conduta.
Cortejo fúnebre
O corpo da Rainha Elizabeth, que faleceu na última quinta-feira (8), em Balmoral, na Escócia, chegou hoje ao Palácio de Westminster, em Londres.
A cerimônia de transporte do caixão, com desfiles militares e banda começou antes das 10h (horário de Brasília) nesta quarta-feira (14), e o caixão começou a ser transportado na sequência. Uma cerimônia religiosa da Igreja Anglicana, religião oficial da monarquia britânica, também aconteceu na presença da família real.
As despedidas do público foram iniciadas às 13h (horário de Brasília), e quem quiser ir a Westminster, enfrentará uma fila de pouco mais de 6 km, passando pela margem do Rio Tâmisa em direção à torre de Londres. A expectativa é que 750 mil pessoas, incluindo turistas, compareçam ao Westminster Hall hoje e nos próximos dias para ver o do caixão de Elizabeth II.
Após o cortejo fúnebre realizado hoje, o corpo da rainha ficará no palácio para acesso do público até a manhã de segunda-feira, dia 19, quando ocorrerá o funeral oficial.
Pandemia
De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 14.525 novos casos de COVID-19, e 119 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 69. No total, o país acumula 34.558.902 casos confirmados, e 685.121 óbitos por COVID-19.
Vale vaga na final
A quarta-feira (14) promete jogo quente pela partida de volta da Copa do Brasil. No Maracanã, às 21h30, o Flamengo enfrenta o São Paulo, em jogo que marca a classificação do primeiro finalista para a edição deste ano.
Em vantagem após a vitória por 3 a 1 no jogo da ida, no Morumbi, o Flamengo joga pelo empate e pode perder por até um gol de diferença que ainda assim estará classificado. Pelo lado do São Paulo, a vitória por no mínimo dois gols de diferença é o que o time precisa para levar a disputa para os pênaltis. Caso vença por uma diferença maior que dois gols, o tricolor paulista se classifica ainda no tempo normal.
Tanto Flamengo quanto São Paulo pouparam parte de seus times titulares na rodada do Campeonato Brasileiro do final de semana, por esse motivo, a expectativa é de que as equipes escalem o que possuem de melhor para a partida.
O árbitro da partida é Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Bruno Raphael Pires e Bruno Boschilia. O quarto árbitro é Jefferson Ferreira de Moraes. Caberá a Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro o comando da cabine do VAR.