As notícias de destaque desta terça feira, 19/04

Rússia fala em “nova fase” de operação na Ucrânia, explosões deixam mortos em Cabul, projeção de piora da economia mundial pelo FMI e mais.
por
Letícia Coimbra
Luan Leão
Vitor Simas
|
19/04/2022 - 12h

Internacional

Guerra na Ucrânia: Rússia fala em “nova fase” de operação na Ucrânia; ministério da defesa afirma ter realizado 1.200 bombardeios na última madrugada. Explosões deixam mortos em Cabul, no Afeganistão. 

 

Foto: Reprodução/ Twitter @DefenseU
Foto: Reprodução/ Twitter @DefenseU

 

1.260 bombardeios 

Nesta terça-feira (19) a Rússia anunciou o início de uma “nova fase” na guerra na Ucrânia, atacando Donbass, região que faz parte das províncias separatistas de Luhansk e Donetsk, no leste do país.  

O Ministério da Defesa russo afirmou, na manhã desta terça-feira (19), que as tropas do país realizaram 1.260 ataques em território ucraniano durante a última madrugada. O número de ataques, segundo a pasta, foi quatro vezes maior do que a quantidade realizada na madrugada anterior. A maioria das ações das tropas russas aconteceu no leste do país.  

As investidas nessa região se intensificaram após o Kremlin optar por retirar as tropas da capital Kiev há duas semanas. 

Segundo o Ministério de Defesa da Rússia, as forças russas tomaram Kreminna, cidade de Luhansk. A informação foi confirmada pelo governador regional da província, Serhiy Gaidai.  

Em sua conta no Facebook, o ucraniano escreveu: “Kreminna está sob o controle dos ‘orcs’ [russos]. Eles entraram na cidade. Nossos defensores tiveram que se retirar. Eles se entricheiraram em novas posições e continuaram a lutar contra o exército russo”. 

Ainda de acordo com Gaidai, é “impossível” calcular o número de mortos, dizendo que apesar de ter estimado perdas de quase 200 pessoas, “na realidade há muito mais”. 
 

Explosões em Cabul 

Nesta terça-feira (19) pelo menos seis pessoas morreram e 11 ficaram feridas em duas explosões que atingiram uma escola para meninos em Cabul, capital do Afeganistão. O ataque aconteceu em um bairro onde a maioria dos habitantes são de famílias da minoria xiita hazar, grupo que há anos é perseguido no país, onde a maioria é sunita. 

Segundo a polícia, duas bombas caseiras explodiram diante da escola Abdul Rahim Shahid, no bairro de Dasht-e-Barshi, e uma terceira bomba atingiu uma escola de inglês na mesma região. 

Uma testemunha disse que as explosões aconteceram no momento em que os alunos deixavam as aulas. Os feridos foram levados a hospitais, e os talibãs impediram a aproximação dos jornalistas. 

 

Política

Bolsonaro ataca médicos cubanos. 

 

Foto: José Dias/PR
Foto: José Dias/PR

 

“Não sabiam nada de medicina" 

Durante evento de contratação dos primeiros profissionais do Médicos pelo Brasil, na segunda-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez ataques ao programa criado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT).  

De acordo com o presidente, os profissionais cubanos “não sabiam nada de medicina”.

O Mais Médicos foi criado em 2013, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, para atender regiões do país com cobertura médica defasada. Segundo dados do Tribunal de Contas da União divulgados em 2017, o programa atendia 63 milhões de pessoas, de cerca de 4 mil municípios da federação. 

Um ponto no programa duramente criticadas por Bolsonaro desde a campanha de 2018, era o fato de que não era necessário a revalidação do diploma.

“Esse era o programa do passado, Mais Médicos, do PT, um serviço que escravizava nossos irmãos cubanos e que não atendia a população, porque não sabiam absolutamente nada de medicina", disse Bolsonaro. O presidente ainda acusou o programa do PTde ser um “trabalho análogo a escravidão”. 

A principal diferença entre os dois programas é o regime de contratação CLT, e a remuneração, que era uma bolsa de R$11 mil reais no Mais Médicos, e poderá chegar a R$31 mil reais no novo projeto. Além disso, o Médicos Pelo Brasil aceitarão apenas profissionais com registro no Conselho Regional de Medicina.

 

Economia

FMI piora projeções de crescimento global. Dados da ANP sobre o preço do gás de cozinha.  

 

Faixada do Fundo Monetáro Internacional (FMI) - Foto: Yuri Gripas/Reuters
Faixada do Fundo Monetáro Internacional (FMI) - Foto: Yuri Gripas/Reuters

 

Piora no crescimento global 

Em um relatório divulgado nesta terça-feira (19), o Fundo Monetário Internacional diminuiu a previsão de crescimento global de 4,4% para 3,6% na comparação com o relatório de janeiro. Devido à Guerra na Ucrânia, quase todos os países analisados tiveram piora de perspectivas. 

O Fundo aponta que o Brasil deve terminar 2022 com crescimento em 0,8%, inflação de 8,2% e desemprego na faixa de 13,7%. Já a economia da Rússia, que foi alvo de inúmeras sanções internacionais, deve encolher em 8,5% neste ano, com uma inflação de 21,3%. 
 

Alta do gás 

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a redução do valor do gás de cozinha feita pela Petrobrás no último dia 9 já perdeu o efeito e o combustível voltou a subir na semana de 10 a 16. Além dele, a gasolina também teve alta, apesar de leve, e o preço do diesel teve um curto recuo em comparação à semana anterior. 

 

Saúde

Atualização dos dados da Pandemia.  

 

Pandemia 

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 14.131 novos casos de COVID-19, e 125 mortes em decorrência do novo coronavírus nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 94. No total, o país acumula 30.275.219 casos confirmados, e 662.151 óbitos por COVID-19. 

 

Astronomia

Júpiter, Vênus, Marte e Saturno alinhados e vistos no amanhecer de SP.  

 

Planetas alinhados - Foto: Vitor Simas/Acervo pessoal
Foto: Vitor Simas/Acervo pessoal

 

Alinhamento dos planetas 

Os planetas Mercúrio, Vênus, Júpiter e Saturno puderam ser vistos a olho nu no céu noturno do dia 18 para o dia 19. Alinhados, eles puderam ser observados como um único grande ponto luminoso no céu no meio de estrelas que compõem a constelação de aquário.  

A fotografia foi capturada por volta das 3h40 da madrugada, quando a Lua já havia desaparecido no céu. 
 

Esportes

A Copa do Brasil começa hoje; veja confrontos.  

 

Foto: Divulgação/Fluminense
Foto: Divulgação/Fluminense

 

Copa do Brasil 

Nesta terça-feira (19) começam os jogos de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Em Alagoas, o CSA recebe o América-MG, às 19h. Na Arena Fonte Nova, o Bahia joga contra o Azuriz, às 19h30. Mais tarde, às 21h30, Remo joga contra o Cruzeiro, no Pará, e o Fluminense recebe o Vila Nova no Maracanã.  
 

Série empatada  

Comandados por Jalen Brunson, o Dallas Mavericks venceu o Utah Jazz na segunda-feira (18). Com 13 trocas de liderança no placar, os Mavericks venceram por 110 a 104, e empataram a série, com 1 vitória para cada time, nos dois jogos dos playoffs da NBA realizados em Dallas.

Tags: