No sufoco, Botafogo vence o lanterna do Campeonato

Com dois gols de Júnior Santos, o time carioca conquistou o triunfo fora de casa e caminha a passos largos rumo ao título.
por
Gustavo Pereira
Rafael Rizzo
|
25/10/2023 - 12h
Júnior Santos
Júnior Santos, autor dos dois gols do Botafogo, comemorando o balançar das redes. Foto: Vítor Silva/Botafogo

Na quarta-feira (18), o Botafogo enfrentou a equipe do América-MG, fora de casa, pela 27° rodada do Brasileirão. O Fogão veio para a partida empolgado, após vencer o clássico contra o Fluminense por 2 a 0. Do outro lado, o Coelho, que não vence há mais de um mês, detém o pior aproveitamento do torneio, com apenas quatro vitórias em 27 jogos.

A partida começou com os visitantes impondo o seu estilo de jogo. Apesar de não jogar em casa, nos primeiros 25 minutos o Botafogo dominou. A primeira grande chance criada veio dos cariocas, aos 16, com uma tabelinha entre Tiquinho Soares e João Vitor, que finalizou colocado e passou a direita do gol. Sem perder o embalo, aos 21, Júnior Santos recebeu pela ponta direita, cortou para o meio e chutou no ângulo para abrir o placar. A partir daí, a lógica não aconteceu: o Botafogo, que tem o melhor ataque e defesa do campeonato, recuou e levou pressão dos donos da casa.

Aos 36 minutos, Lucas Perri, goleiro do Fogão, operou um verdadeiro milagre: Benitez recebeu um lançamento pelo meio e ficou cara a cara com o goleiro, mas Perri raspou na bola e ela bateu na trave e foi para fora. A defesa animou a torcida. Aos 38, os donos da casa recuperaram a bola no meio de campo, partiram para o ataque e Benítez fez uma grande jogada para empatar a partida: o meia-atacante recebeu de frente para a grande área, deixou um marcador no chão, driblou três, tabelou e chutou rasteiro no canto direito do gol.

Na volta do intervalo, o Fogão fez uma grande pressão inicial, que desencadeou no segundo gol do time, novamente com Júnior Santos, aos 5 minutos do segundo tempo. O jogador recebeu a bola na ponta direita, cortou para o meio e fez um golaço de chute colocado. Daí em diante o jogo ficou morno, os donos da casa finalizaram bem mais, porém com uma precisão baixíssima, enquanto o Botafogo recuou novamente e mostrou uma organização defensiva regular. Aos 38, em um dos raros momentos dos visitantes no ataque, o meio-campista Carlos Eduardo tentou uma bicicleta no cruzamento, que assustou a torcida mineira. Nos acréscimos, Lucas Perri operou outro milagre. A bola sobrou na frente da grande área e Juani soltou um chutaço no canto direito do gol, mas Perri defendeu.

Fim de jogo. O Botafogo venceu fora de casa e se isolou ainda mais na liderança do Campeonato Brasileiro. O América-MG, com essa derrota, ficou a 12 pontos de distância de ficar de fora da zona de rebaixamento. O clima não é bom e os torcedores não demonstram muitas esperanças no lanterna do torneio.

Ambas as equipes retornam a campo nesse fim de semana em jogos válidos pela 28ª rodada do Brasileirão. No sábado o Botafogo recebe o Athletico-PR às 21h em seu estádio. Já o América joga fora de casa contra o Corinthians no domingo às 18h30.