A NFL está de volta: conheça regras e detalhes

A temporada regular da National Football League começou essa semana e a AGEMT veio aqui mostrar um pouco mais sobre esse esporte
por
Giulia Cicirelli
Kauã Alves
|
12/09/2023 - 12h

 

A National Football League, mais conhecida como NFL, é uma liga esportiva de futebol americano fundada em 1920, nos Estados Unidos. Antigamente levava o nome de American Professional Football Association, mas logo depois, em 1922, mudou para seu nome atual. Atualmente a NFL é composta por 32 times, divididos por conferências e divisões dentro delas, sendo elas;

 .
Imagem: GHZ

 

Conferência Americana (AFC)

 

AFC Leste

Miami Dolphins

Buffalo Bills

New York Jets

New England Patriots

 

AFC Sul

Jacksonville Jaguars

Indianapolis Colts

Houston Texans

Tennessee Titans

 

AFC Norte

Cincinnati Bengals

Pittsburgh Steelers

Cleveland Browns

Baltimore Ravens

 

AFC Oeste

Las Vegas Raiders

Kansas City Chiefs

Denver Broncos

Los Angeles Chargers

 

Conferência Nacional (NFC)

 

NFC Leste

Dallas Cowboys

Washington Commanders

Philadelphia Eagles

New York Giants

 

NFC Norte

Green Bay Packers

Minnesota Vikings

Chicago Bears

Detroit Lions

 

NFC Sul

Atlanta Falcons

Tampa Bay Buccaneers

New Orleans Saints

Carolina Panthers

 

NFC Oeste

Los Angeles Rams

Arizona Cardinals

San Francisco 49ers

Seattle Seahawks

 

As divisões são definidas como “chaveamentos”, ou seja, um time da AFC sempre enfrentará um time da NFC no Super Bowl. Após a final do campeonato, em fevereiro, o time retornará para a pré-temporada em agosto e para a temporada regular em setembro, com uma pausa de aproximadamente seis meses. Isso se deve ao fato de o futebol americano ser um esporte de contato intenso e desgastante, o que requer uma pausa maior. Além disso, a NFL é cheia de particularidades, como o Draft, momento no qual os times, normalmente por ordem de desempenho na temporada anterior, selecionam jogadores para fazer parte de sua equipe. A ordem de escolha é determinada pelo desempenho da equipe na temporada, o time que teve o pior desempenho tem direito às primeiras escolhas de jogadores das ligas universitárias.

 .
Imagem/reprodução: Charles Rex/Associated Press

Outra característica dos esportes americanos que devem ser mencionadas são as premiações. A NFL oferece uma série de prêmios aos jogadores, o NFL Honors é um evento que tem como prêmio o MVP (Most Valuable Player), ou jogador mais valioso, além de prêmios para categorias específicas, como Melhor Jogador defensivo e ofensivo. Apenas quatro emissoras de TV transmitem os jogos, a CBS, FOX, ESPN e NBC. A NFL também faz alguns jogos em horário nobre em três dias da semana, o Sunday Night Football, o Monday Night Football e o Sunday Night Football.

 

Sobre a transmissão, muitos estão familiarizados com o famoso Super Bowl, o evento que marca o final da temporada. O grande evento de encerramento da NFL é conhecido por trazer grandes artistas que fazem grandes performances no palco.

 .
Imagem/reprodução: Peter Casey / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Por mais que leve o nome de futebol americano, o jogo preferido dos estadunidenses é jogado em sua maioria com as mãos, são 11 contra 11 em um campo estreito. Basicamente, o esporte consiste na conquista de território, no qual cada avanço para a Endzone – área de pontuação no fundo do campo – do adversário é importante, e quem conseguir cruzar a sua linha mais vezes, vence. 

 

A bola é oval, e possui costuras para ser segurada, a trave também chamada de “Field Goal” pelos americanos tem 9m de altura por 5,6 m de largura, e é posicionada a 3m do chão. O campo possui 120 jardas de comprimento e 53,5 de largura, medida usada em jogos da NFL, que em metros chega a 109,7 por 48,9 de largura. Em um time, os jogadores são separados por 3 categorias, jogadores de ataque, defesa e especialistas. Quando um time possui a posse da bola, posiciona o seu time com os 11 jogadores de ataque, a outra equipe com os seus 11 defensores. O grupo dos especialistas só é usado em jogadas específicas como chutes e retornos.

 

A primeira e mais famosa delas é o touchdown, quando um jogador cruza a linha de gol, com a posse da bola, ou recebe um passe e agarra a bola dentro da Endzone. A segunda ação consiste em chutar a bola entre as traves, o que pode acontecer em dois momentos distintos, Primeiro, ocorre após a equipe marcar um touchdown, em uma tentativa de garantir um ponto extra. Já o Field Goal pode ocorrer em qualquer momento do jogo, quando a equipe que possui a posse da bola acredita que está dentro do alcance de seu Kicker (chutador) para tentar chutar a bola entre as traves do adversário, caso consiga, a equipe recebe 3 pontos.

 

Outra regra relevante da NFL são as descidas. Quando o time está no ataque, a função da defesa adversária é impedir que ele progrida o máximo possível, ou seja, o ataque tem 4 chances de avançar no mínimo 10 jardas (9,14 m). Caso não consiga, a posse da bola volta para o outro time. Os defensores também podem roubar a bola do ataque, interceptando um passe lançado ou fazendo um “fumble”, momento em que o jogador que tem a posse da bola a derruba ou perde para um adversário.

 .

O jogo é dividido em quatro quartos de 15 minutos cada. O tempo é parado quando os times pedem timeouts, quando o jogador sai pela linha lateral. Pontuações ou passes incompletos também param o relógio. Entre o segundo e o terceiro quarto, há um intervalo.

 

Diferente das ligas do futebol, na NFL, não existe 3 pontos por vitória. Os times exibem um recorde que contabiliza um por um suas vitórias, empates e derrotas. As equipes fazem 17 jogos na temporada regular, todos os campeões de cada uma das 8 divisões avançam para os playoffs, os 3 melhores de cada conferência que não foram os vencedores de suas divisões também avançam. Assim temos 7 times de cada lado, disputando pelo título de suas conferências, e o campeão de cada uma se enfrenta no jogo mais importante da temporada, o Super Bowl.