Neymar: carreira brilhante ou talento desperdiçado?

Um dos grandes nomes do esporte no século passou por muitos momentos positivos e negativos durante sua carreira até aqui
por
Felipe Abel Horowicz Pjevac
Matheus Santariano
|
13/11/2023 - 12h

Neymar da Silva Santos Júnior. O nome representa uma das grandes personalidades brasileiras do século. O jogador que surgiu como uma grande promessa do futebol no Santos em 2009 construiu uma carreira gigante dentro do esporte. No entanto, os títulos, gols decisivos e excelentes passagens por vários times e na Seleção Brasileira vieram acompanhados de diversas polêmicas extracampo, lesões, decisões questionáveis de carreira e a grande pergunta: o que Neymar poderia ter sido?

É importante destacar todos os grandes feitos de Neymar dentro das quatro linhas: o craque encantou o planeta desde cedo com seus dribles exuberantes, sua inteligência de jogo e sua letalidade ao passar pelos marcadores. Pela equipe do litoral paulista, conquistou títulos importantes, e foi ao Barcelona onde montou uma trinca história com Lionel Messi e Luis Suárez.

Sua decisão de ir para o Paris Saint-Germain em 2017, equipe onde poderia obter mais destaque individual e sair da sombra dos craques da Catalunha, foi extremamente questionada e é o momento em que muitos afirmam que sua carreira começou a decair. Mesmo assim, levou o clube francês à final da Liga dos Campeões da Europa, o torneio de clubes mais importante do mundo, e tornou-se o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira.

 

Apesar de todos esses feitos, Neymar sempre dividiu opiniões ao redor do país devido a alguns comportamentos tanto como jogador quanto em relação à sua personalidade. O último capítulo foi sua polêmica transferência para o Al Hilal, equipe da Arábia Saudita que vem investindo em craques internacionais no último ano. Grande parte dos brasileiros fãs de futebol argumentam que o craque, com 31 anos de idade, ainda tinha potencial para render em alto nível na Europa e escolheu se acomodar pelo dinheiro.

 

oi
Neymar é o novo reforço do Al-Hilal para a temporada 2023 do campeonato árabe. Foto: AFP.

Neymar como figura pública sempre teve sua vida rodeada de confusões e problemas tanto como jogador como em sua trajetória fora de campo. Brigas com treinadores e juízes, respostas agressivas a críticas, discussões com jornalistas e uma vida pessoal agitada motivaram questionamentos sobre o quanto do potencial do atacante pode ter sido desperdiçado.

É normal que, por ser o maior jogador brasileiro do século e um dos personagens mais midiáticos ao redor do mundo nos últimos anos, todos os relacionamentos, atitudes e falas de Neymar sejam repercutidos nas mídias, até mesmo em seu tempo livre. No entanto, uma das principais críticas é em relação à incapacidade do atleta de lidar com a pressão externa, além de viagens, festas e eventos que muitas vezes parecem ‘jogar contra’ sua carreira no futebol.

Outro ponto importante ao falar de Neymar é a questão das lesões. Desde a época do Santos, o físico foi uma questão de preocupação com a carreira adiante. Ao chegar a Barcelona, ele passou por um processo de ganho de massa e tornou-se um atleta mais forte, mas as contusões nunca abandonaram de vez o brasileiro, que perdeu jogos importantes e até temporadas inteiras e chegou a ser criticado por não se preocupar tanto com a saúde’.

oi
Todas as lesões de Neymar depois de sua saída do Brasil em 2013. Crédito: Correio Braziliense

Outra questão que gera controvérsia na carreira do jogador são as Copas do Mundo. Enquanto muitos culpam Neymar por ter fracassado nessa missão, outros defendem que o craque fez o possível mas não conseguiria carregar sozinho o Brasil a um título dessa magnitude. 

Em 2010, Neymar já jogava em altíssimo nível no Santos mas acabou não sendo convocado para o Mundial da África do Sul. Em 2014, Neymar vinha sendo o destaque da Seleção disputando a Copa em casa, mas sofreu uma lesão após a joelhada do colombiano Zuñiga nas quartas-de-final e ficou incapacitado de continuar no torneio, que em seguida viu o fatídico 7 a 1 da futura campeã Alemanha. Em 2018, na Rússia, Neymar voltava de uma lesão grave no tornozelo e jogou a Copa relativamente fora de forma, com o Brasil caindo para a Bélgica nas quartas-de-final.

No ano passado, a expectativa era grande para a Copa do Catar. Neymar vinha acompanhado de outras estrelas como Vinicius Júnior e Rodrygo, e o astro fez o gol que decidiria a partida contra a Croácia nas quartas-de-final. No entanto, o Brasil sofreu o gol momentos depois e foi eliminado na disputa por pênaltis sem que Neymar tivesse a chance de bater sua cobrança, em outra decisão que repercutiu negativamente a ele e principalmente ao treinador Tite.

 

 

Fato é que Neymar foi um dos grandes jogadores da última geração do futebol. Em termos de talento e habilidade com a bola nos pés, ele está na discussão entre os grandes da história do esporte. Apesar disso, haverá para sempre o questionamento de quais limites poderia ter alcançado o menino que era um dos grandes cotados a ser eleito melhor do mundo várias vezes após a dinastia Messi-Cristiano.