Newcastle goleia PSG, Manchester City vence novamente

Confira os resultados dos jogos de quarta-feira da segunda rodada da Liga dos Campeões
por
João Pedro Stracieri
Pedro Bairon
João Paulo Soma
Giovanna Astolfi
Nathalia de Moura
Gabriel Cordeiro
Fernanda Travaglini
Arthur Rocha
Kawan Novais
Philipe Mor
Gustavo Pereira
|
24/10/2023 - 12h

Primeiro confronto da história

Jogadores disputando a bola
Azpilicueta dividindo a bola com Timber. Foto: TNT SPORTS.

Atletico de Madrid e Feyenoord se enfrentaram pela primeira vez na história na segunda rodada da Champions League, na casa dos colchoneros, o que não impediu a equipe holandesa de pressionar os madrilenhos do começo ao fim do jogo. Mesmo sendo uma partida extremamente acirrada, o favoritismo no papel se revelou em campo, levando o Atletico a ganhar a disputa por 3 a 2, alcançando seus três primeiros pontos na Liga dos campeões.

Os colchoneros começaram o jogo com um balde de água fria. Aos 7 minutos, um gol contra do zagueiro Mario Hermoso abriu o placar. Após brilhante defesa do goleiro eslovaco Oblak, o espanhol empurrou a bola contra rede madrilenha.  Enquanto os torcedores holandeses ainda comemoravam, o centroavante espanhol Alvaro Morata deixou tudo igual 5 minutos depois do primeiro gol, com lance polêmico, que foi conferido pelo VAR aos 12 minutos do primeiro tempo. O atacante marcou um belo gol após um desvio da defesa do time holandês, levando o técnico colchonero Diego Simeone a loucura. 

Após o gol de empate da equipe espanhola, o Feyenoord pressionou ainda mais, e conseguiu desempatar o jogo novamente aos 34 minutos do primeiro tempo, com o eslovaco de 25 anos David Hancko, após um lindo lançamento na segunda trave. O primeiro tempo terminaria com a vitória parcial da equipe holandesa, mas aos 47 minutos o atacante francês Antonine Griezmann fez um monumental gol de bicicleta em um bate e rebate dentro da área, levando o empate para o intervalo.

O Feyenoord voltou para o segundo tempo sem alterações, o Atletico substituiu o camisa 5, Rodrigo De Paul, pelo espanhol camisa 14, Marcos Lloriente. A mudança funcionou quase que instantaneamente, 2 minutos após o início na segunda etapa, Morata marcou novamente, virando o jogo para a equipe colchonera com uma finalização precisa no canto esquerdo do goleiro depois do passe de Molina, fazendo assim o 5º e último gol do jogo.

O Atlético de Madrid volta a campo na quarta-feira (25), para enfrentar o Celtic em Glasgow. No mesmo dia, o Feyernoord recebe em sua casa o time italiano Lazio.

 

Com virada nos acréscimos, Lazio vence

 

Jogador comemorando
Pedro, autor do gol da vitória, comemorando. Foto: Ian MacNicol/Getty Images

Lazio e Celtic Glasgow se enfrentaram dentro do Celtic Park, localizado na Escócia, pela segunda rodada da Liga dos Campeões. Após um empate milagroso na primeira rodada contra o Atlético de Madrid, o time de Maurizio Sarri finalmente conquistou a sua primeira vitória dentro do torneio.

Mesmo com o time da Lazio atacando nos primeiros minutos de jogo, quem abriu o placar foi o time da casa. Aos 11 minutos, Maeda tabelou com Matt O’Riley, que com um belo passe de primeira achou Furuhashi se deslocando da defesa italiana e finalizando entre as pernas do goleiro Provedel, abrindo o placar para o time da casa. Vendo os escoceses dominarem o jogo até os 25 minutos, os italianos resolveram reagir. Após a cobrança de escanteio de Luís Alberto, a defesa celta rebateu a bola dentro da área caindo para Romagnoli cabecear na direção do gol. No meio da trajetória, Vecino apareceu para cabecear de raspão e mandar nas mãos de Joe Hart, que acabou ultrapassando a linha do gol com a defesa. A tecnologia de linha de gol entrou em ação e confirmou o empate. O ritmo do jogo caiu após o gol e os dois times terminaram o primeiro tempo com um para cada no placar.

No início do segundo tempo os Hoops tiveram a oportunidade de marca com uma falta perto da área. Em uma cobrança ensaiada, Hatate chutou no canto de Provedel, que foi obrigado a se esticar todo para espalmar para fora. A bola chegou a sobrar dentro da área nos pés de Johnston, mas o canadense desperdiçou a chance chutando para fora do gol. Nos últimos dez minutos de jogo o Celtic chegou a virar, quando Palma recebeu um cruzamento e bateu no canto do goleiro italiano, porém o VAR foi chamado para revisar o lance e após um impedimento do hondurenho o gol foi anulado. Já nos acréscimos do jogo, o recém-chegado do banco, Guendouzi, cruzou para dentro da área e achou o espanhol Pedro livre, que cabeceou no canto do goleiro Joe Hart e fechou o caixão do time escocês para garantir a vitória.

Os times voltam à campo na quarta-feira (25). A Lazio vai à Holanda para enfrentar o Fyenoord, enquanto o Celtic vai recebe o Atlético de Madrid em sua casa.

 

Dortmund e Milan empatam e seguem sem vencer

Giroud disputando uma bola
Borussia Dortmund e Milan empatam sem gols pela 2ª rodada da Champions League.
(Foto: Reprodução/AC Milan)

Borussia Dortmund e Milan se enfrentaram no Signal Iduna Park, na Alemanha. Mesmo com boas oportunidades e fazendo um jogo movimentado, os times não marcaram gols, se tornando duas das três equipes que ainda não balançaram as redes nesta edição da competição, junto com o Benfica.

Os donos da casa, que vinham de derrota para o Paris Saint Germain por 2 a 0, vieram ao campo com força máxima para a partida, mas finalizaram apenas três vezes no gol. O Milan, tentando conquistar sua primeira vitória após empate em 0 a 0 na 1ª rodada, foi superior em alguns momentos do jogo, mas não converteu suas chances. Com o resultado, os auri-negros e os rossoneris viram sua situação no grupo F se complicar. A vitória do Newcastle sobre o PSG lançou a equipe alemã à lanterna, com apenas 1 ponto, enquanto os italianos estacionaram na terceira colocação, com 2 pontos. 

O primeiro ataque dos visitantes veio aos 3 minutos, quando o volante Pobega finalizou, mas a marcação alemã desviou para escanteio. O primeiro tempo seguiu movimentado e com chances para os dois lados. O zagueiro Thiaw também tentou marcar em uma jogada aérea, mas não trouxe perigo à defesa adversária. Aos 37 minutos, após escanteio cobrado por Pulisić, a defesa do Dortmund tirou o perigo, mas Calabria lançou novamente para a área e viu Giroud desperdiçar uma chance clara de abrir o placar para o Milan.

Na segunda etapa, o time italiano permaneceu com uma postura ofensiva e viu, aos 9 minutos, Kobel defender um bom chute de Pulisić. O técnico Pioli fortaleceu seu meio-campo e seu ataque com as entradas de Yacine Adli no lugar de Pobega, Okafor e Samuel Chukwueze substituindo Giroud e Pulisić, além de dar lugar ao lateral direito Florenzi, substituto do amarelado Calabria. A partida ficou truncada e o Milan só voltou a levar perigo aos 36 minutos, com uma cabeçada forte de Theo Hernández. Minutos depois, Chukwueze recebeu livre, mas parou no goleiro Kobel. No rebote, Reijnders chutou de fora da área, mas passou longe do gol.

As duas equipes voltam a campo pela Champions no dia 25, quarta-feira. O Borussia visita o Newcastle, líder do grupo F, na Inglaterra. Enquanto o Milan vai até o Parc des Princes, na França, enfrentar o PSG.

 

Em sua estreia em casa, Newcastle atropela PSG

Miguel Almirón segurando um prêmio
Miguel Almirón com o prêmio de melhor jogador da partida. Foto: Instagram/NUFC

 

O Newcastle United fez sua estreia em casa pela Liga dos Campeões da Europa. A disputa foi contra o gigante francês, Paris Saint-German, no estádio St. James Park. O time inglês ganhou o jogo com grande dominância.

Pressionando o adversário desde o início, a equipe de Eddie Howe conseguiu, logo aos 17 minutos do 1° tempo, abrir o placar após um erro de saída de bola do zagueiro brasileiro Marquinhos. O centroavante Alexander Isak finalizou, e após a defesa do goleiro Donnarumma, o paraguaio Miguel Almirón garantiu o primeiro ponto dos ingleses de rebote. 

Após o gol de abertura, o time da casa teve menos posse de bola. Mesmo assim, não sofreu muitos riscos e ampliou o placar com o cabeceio do lateral Dan Burn após uma verdadeira blitz dentro da área, finalizando o cruzamento de Bruno Guimarães. O primeiro tempo terminou em 2 a 0 para o time inglês.

Logo no início do segundo tempo, um bom passe de Trippier para Longstaff garantiu o terceiro gol dos magpies. No entanto, com três pontos de vantagem, a equipe do Reino Unido passou a administrar o resultado e os visitantes conseguiram mais oportunidades.  Lucas Hernandez finalizou os passes bem sucedidos dos Les Parisiens, que conseguiram ultrapassar a barreira de defesa do Newcastle, e marcou o primeiro e único ponto da equipe. Por conta da proximidade com a área, a jogada foi avaliada pelo VAR, que concluiu o gol como válido.

Mesmo diante do 3 a 1, o zagueiro Fabian Schär se aventurou ao ataque e fez um bonito gol de fora da área para sacramentar a vitória maiúscula no St James Park – a maior da história do Newcastle na Champions League.

Diante do resultado, o Newcastle assumiu a primeira colocação do “grupo da morte”, o grupo F, com 4 pontos. A próxima partida do time será contra o Borussia Dortmund novamente no St James Park, no domingo (8), às 10h. Já o PSG enfrenta o conterrâneo francês Stade Rennais no mesmo dia, às 15h45, no Roazhon Park – casa de seu adversário.

 

City vence e encaminha classificação

Jogador comemorando
Álvarez e Doku comemorando gol contra RB Leipzig. Foto: Reprodução/GettyImages

Na Red Bull Arena, na Alemanha, RB Leipzig e Manchester City se enfrentaram em confronto válido pela segunda rodada da Champions League. Foi a primeira derrota dos alemães para o Manchester City em sua casa. Ainda que dominante, a defesa do treinador Marco Rose não permitiu que o ataque visitante produzisse muitas finalizações ao seu gol, mas as 5 oportunidades criadas foram suficientes para a equipe de Pep Guardiola marcar 3 gols.

A pressão dos ingleses se deu no início da partida ao tomarem conta da posse de bola. Após dois chutes desperdiçados, Phil Foden marcou o primeiro gol dos visitantes aos 25 minutos, depois de Lewis se infiltrar e cruzar a bola na área alemã. No segundo tempo, com liberdade, o Leipzig empatou a partida em um ligeiro contra-ataque. Poulsen lançou a bola para Openda, artilheiro da equipe alemã, que ganhou do zagueiro Akanji e chutou rasteiro fora do alcance do goleiro Ederson, marcando o primeiro e único gol do RB Leipzig.

Contudo, o técnico Pep Guardiola acertou mais uma vez nas substituições, ao colocar o atacante argentino Álvarez e o belga Doku em campo. Bem entrosados, os jogadores entraram para decidir a partida. Aos 84 minutos, em uma troca de passes entre os dois jogadores na área da equipe alemã, Álvarez tirou um belíssimo chute colocado da cartola para colocar os Sky Blues, mais uma vez, à frente do placar, com a assistência de Doku.

A vantagem no placar fez com que o Leipzig se lançasse ao ataque em busca do empate, mas o camisa 18 argentino do City arquitetou um bom contra-ataque e encontrou Doku livre em um buraco da defesa alemã. Veloz, o atacante belga não teve dificuldade, e com um toque sutil marcou o terceiro gol do time para conquistar os 3 pontos. O “cometa” Haaland não balançou as redes neste jogo e, apesar das boas atuações, soma 5 jogos sem marcar pela Champions League.

Com ambos os times na zona de classificação, o confronto entre Manchester City e Young Boys pode definir o primeiro classificado do grupo G. Após a derrota, o RB Leipzig enfrenta o Estrela Vermelha pela terceira rodada da Champions League em busca da classificação. Ambas as partidas serão no dia 25, quarta-feira, às 16h.


Barcelona derrota porto no estádio do Dragão

Ferran torres com a mão na cabeça
Ferrán Torres celebra o gol da vitória, sobre o Porto, na Champions. Foto: Reuters

Barcelona e Porto se enfrentaram no Estádio do Dragão, em Portugal. O duelo terminou em vitória por 1 a 0 dos visitantes espanhóis, que contaram com gol marcado pelo atacante reserva Ferrán Torres no apagar das luzes do primeiro tempo. O camisa 7 dos Culés entrou em campo após lesão de Robert Lewandowski (tornozelo esquerdo), anotou o único tento do jogo e manteve o Barça com 100% de aproveitamento na competição. Pelo lado mandante, o consistente jogo realizado, apesar da derrota, mantém esperanças de classificação aos portugueses.

O primeiro tempo do jogo foi pouco movimentado e disputado principalmente no meio-campo. Mas, no último minuto da primeira etapa, após uma bobeada na saída de bola da defesa dos dragões, o Barça aproveitou a oportunidade e abriu o placar. O destaque foi para a bela visão de jogo do recém-contratado Gundogán que roubou a bola e achou um bonito passe para o atacante Ferrán Torres balançar as redes.

Após o gol, os mandantes, com a missão de correr atrás do placar, se lançaram ao ataque na etapa final. O Porto, que teve um pênalti anulado pelo VAR, ainda chegou a marcar com Taremi, aos 82 minutos de jogo, mas o atacante estava impedido. Assim a partida terminou com uma derrota por 1 a 0 para o Barcelona.

Os times voltam à campo na quarta-feira (25). O Barcelona recebe em sua casa o Shakhtar Donetsk, enquanto o Porto vai à Bélgica para enfrentar o Antuérpia.