NBA House proporciona “encontro entre gerações” de fãs do basquete

Evento reúne dos noventistas, fãs da dinastia do Chicago Bulls até os fãs jovens do super time do Golden State Warriors.
por
Gustavo Pereira
Matheus Marcolino
|
15/06/2022 - 12h
Público na NBA House
Público na NBA House/ Foto: Matheus Marcolino

 

A NBA House vem proporcionando encontros dos mais variados tipos entre gerações apaixonadas pelo melhor basquete do mundo. O evento, que acontece em São Paulo até o dia 19 de junho, consegue fazer uma boa “mistura” entre os fãs de NBA, e “abre suas portas” tanto aos mais saudosistas, que assistiram Michael Jordan e a dinastia do Chicago Bulls (que conquistou seis títulos nos anos 90) quanto aos mais jovens, que seguem os novos talentos da liga em suas redes sociais.


A Agência Maurício Tragtemberg (AGEMT) esteve na NBA House e entrevistou fanáticos de diferentes idades, falando sobre a paixão pela liga norte-americana de basquete. Em entrevista à reportagem, o músico Rafael, 37, comentou como iniciou sua história assistindo aos jogos da NBA: “Acompanho desde que eu tinha uns 10 anos. Foi junto com meus irmãos que gostavam muito, assistiam na TV. Na minha época tinha o Jordan, não havia quem não gostasse dele e foi assim que eu comecei e me apaixonei”.


O astro Michael Jordan - considerado por muitos o maior jogador de todos os tempos - é figurinha carimbada nos depoimentos dos fãs mais antigos. Ele e as transmissões realizadas pela da TV Bandeirantes, com narração do histórico Luciano do Valle e comentários de Álvaro José, foram importantes “alavancas” para que o esporte se popularizou no Brasil durante o início dos anos 90.

 

Fã usando uma camisa do Michael Jordan
Fã usando uma camisa do Michael Jordan/ Foto: Matheus Marcolino

 

Por outro lado, a NBA tem conseguido renovar sua audiência e alcançar um novo público: os jovens. A liga tem investido forte em transmissões ao vivo nas mais diversas plataformas digitais como Twitch e YouTube, além dos populares canais de esporte na TV aberta e fechada. Os novos fãs acompanham cada vez mais os jovens talentos da liga, e Luka Doncic, astro do Dallas Mavericks, por exemplo, era o “dono” de algumas das muitas camisetas usadas no evento.


Além disso, as redes sociais - com diversos criadores de conteúdo sobre basquete e produções cinematográficas, caso da continuação do clássico “Space Jam”, lançado em 2021, “Space Jam: Um novo Legado” - fizeram com que o público infanto-juvenil se engajar-se ainda mais no mundo do basquete.
Se para os quarentões Jordan é o nome mais falado, LeBron e Curry são o da garotada. Em entrevista à AGEMT, o adolescente Thiago, 14, diz que não tem time, mas seu jogador preferido é LeBron James, estrela do Los Angeles Lakers.


Apesar das diferentes gerações se diferenciarem bastante, ambas têm em comum a paixão pela NBA passada por suas famílias. Ian, 12, torcedor dos Lakers, diz que seu pai o incentivou a acompanhar o melhor basquete do mundo. Já Alan, 40, torcedor do Houston Rockets, comenta que os irmãos o apresentaram ao mundo do basquetebol durante os anos 90.


Fernando, administrador, levou toda sua família para passar o dia na NBA House e, em entrevista à reportagem, contou um pouco sobre a relação de todos com a liga. “A família toda torce, gosta bastante! Assistimos todos os jogos, de vários times diferentes, não só do Chicago (Bulls) ou do Golden State (Warriors), mas de vários times que a gente gosta e assiste”.
 

Fernando jogando basquete na NBA House
Fernando jogando basquete na NBA House/ Foto: Matheus Marcolino

 

A NBA House permanece disponível para o público até o próximo domingo (19) acompanhando as Finais da NBA, entre Boston Celtics e Golden State Warriors. A AGEMT segue de olho no melhor basquete do mundo.