A NBA House vem proporcionando encontros dos mais variados tipos entre gerações apaixonadas pelo melhor basquete do mundo. O evento, que acontece em São Paulo até o dia 19 de junho, consegue fazer uma boa “mistura” entre os fãs de NBA, e “abre suas portas” tanto aos mais saudosistas, que assistiram Michael Jordan e a dinastia do Chicago Bulls (que conquistou seis títulos nos anos 90) quanto aos mais jovens, que seguem os novos talentos da liga em suas redes sociais.
A Agência Maurício Tragtemberg (AGEMT) esteve na NBA House e entrevistou fanáticos de diferentes idades, falando sobre a paixão pela liga norte-americana de basquete. Em entrevista à reportagem, o músico Rafael, 37, comentou como iniciou sua história assistindo aos jogos da NBA: “Acompanho desde que eu tinha uns 10 anos. Foi junto com meus irmãos que gostavam muito, assistiam na TV. Na minha época tinha o Jordan, não havia quem não gostasse dele e foi assim que eu comecei e me apaixonei”.
O astro Michael Jordan - considerado por muitos o maior jogador de todos os tempos - é figurinha carimbada nos depoimentos dos fãs mais antigos. Ele e as transmissões realizadas pela da TV Bandeirantes, com narração do histórico Luciano do Valle e comentários de Álvaro José, foram importantes “alavancas” para que o esporte se popularizou no Brasil durante o início dos anos 90.
Por outro lado, a NBA tem conseguido renovar sua audiência e alcançar um novo público: os jovens. A liga tem investido forte em transmissões ao vivo nas mais diversas plataformas digitais como Twitch e YouTube, além dos populares canais de esporte na TV aberta e fechada. Os novos fãs acompanham cada vez mais os jovens talentos da liga, e Luka Doncic, astro do Dallas Mavericks, por exemplo, era o “dono” de algumas das muitas camisetas usadas no evento.
Além disso, as redes sociais - com diversos criadores de conteúdo sobre basquete e produções cinematográficas, caso da continuação do clássico “Space Jam”, lançado em 2021, “Space Jam: Um novo Legado” - fizeram com que o público infanto-juvenil se engajar-se ainda mais no mundo do basquete.
Se para os quarentões Jordan é o nome mais falado, LeBron e Curry são o da garotada. Em entrevista à AGEMT, o adolescente Thiago, 14, diz que não tem time, mas seu jogador preferido é LeBron James, estrela do Los Angeles Lakers.
Apesar das diferentes gerações se diferenciarem bastante, ambas têm em comum a paixão pela NBA passada por suas famílias. Ian, 12, torcedor dos Lakers, diz que seu pai o incentivou a acompanhar o melhor basquete do mundo. Já Alan, 40, torcedor do Houston Rockets, comenta que os irmãos o apresentaram ao mundo do basquetebol durante os anos 90.
Fernando, administrador, levou toda sua família para passar o dia na NBA House e, em entrevista à reportagem, contou um pouco sobre a relação de todos com a liga. “A família toda torce, gosta bastante! Assistimos todos os jogos, de vários times diferentes, não só do Chicago (Bulls) ou do Golden State (Warriors), mas de vários times que a gente gosta e assiste”.
A NBA House permanece disponível para o público até o próximo domingo (19) acompanhando as Finais da NBA, entre Boston Celtics e Golden State Warriors. A AGEMT segue de olho no melhor basquete do mundo.