Na iminência do centenário, Juventus perde confronto decisivo

O Moleque Travesso foi derrotado em jogo contra o Velo Clube pela semifinal do Campeonato Paulista série A2 e não conseguiu subir para a elite do futebol paulista
por
Guilherme Lima Alavase
|
09/04/2024 - 12h

Em jogo realizado no Estádio Benito Agnelo Castellano, conhecido como “Benitão”, o time da cidade de Rio Claro precisava apenas de um empate contra o Juventus no segundo jogo da semifinal do Campeonato Paulista da série A2. O Velo Clube garantiu a volta à elite do futebol paulista após 45 anos. 

Velo Clube venceu o Juventus na Rua Javari

Com o Estádio Rodolfo Crespi lotado, torcedores acompanham o duelo entre Juventus e Velo Clube pela semifinal do Campeonato Paulista série A2 – Foto: Ricardo Sana/C.A. Juventus

A vaga foi alcançada com a vitória por 1 a 0 no jogo de ida, na casa do Juventus. Com gol marcado pelo camisa 9, Caio Mancha, aos dois minutos do primeiro tempo após um erro na saída de bola da defesa juventina. 

Após o gol, o Velo Clube se fechou em sua defesa e com grandes intervenções do goleiro, Gabriel Félix, deu o primeiro passo na luta pelo acesso e pelo Campeonato. 

O Moleque Travesso precisava vencer o jogo na casa do adversário por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis, ou fazer mais de dois gols de diferença para se classificar direto para a grande final. O presente esperado pelos juventinos, no ano de seu centenário, seria uma virada histórica que levaria o time de novo a disputar o principal Campeonato de São Paulo, após 16 anos amargando a segunda e terceira divisão. 

https://www.j1diario.com.br/wp-content/uploads/2024/04/74cc8939-164b-416d-8aea-2ed28cd2dbe8.jpeg

O Velo Clube de Rio Claro precisava apenas de um empate contra o Juventus no jogo de volta – Foto Carol Custanari/@carol_custanari

 

O jogo de volta, trazia esperanças para as torcidas que lotaram o “Benitão”.  A partida começou centralizada no meio de campo, com os dois times nervosos, com medo de errar. Gradativamente os times foram controlando a ansiedade e após alguns minutos foram se soltando, e o jogo ficou mais movimentado, com oportunidades de gol de ambos os lados. Primeiro o Velo Clube desperdiçou duas chances de abrir o placar com lances em cruzamentos pelo alto. O Juventus chegava com jogadas de contra-ataque e por duas vezes levou perigo ao gol adversário. 

  

Para os torcedores da casa, o jogo ficou ainda mais tenso no final do primeiro tempo. Em jogada no meio de campo, o lateral Júlio Vaz deu uma entrada violenta e desnecessária em Thiago Rubim, atacante do Juventus. O VAR recomendou ao árbitro a revisão do lance. O zagueiro foi expulso, deixando os torcedores juventinos animados. 

  

A partir da expulsão, o time de Rio Claro se fechou ainda mais em sua defesa, fazendo duas linhas de 4 jogadores, deixando apenas o centroavante na frente disputando a bola com os zagueiros. O Juventus passou a controlar o jogo, avançando a sua zaga, forçando o adversário a recuar ainda mais. O Moleque Travesso trocava passes em seu meio de campo, sem conseguir encontrar um espaço na coesa defesa adversária. Quando, em bolas cruzadas, os atacantes juventinos conseguiam arrematar para o gol, o goleiro do Velo Clube garantia o resultado com boas defesas. 

 

A torcida do Juventus não desistia. Apoiava o time, incentivando os jogadores até o último minuto, cantando alto no estádio, porém o esforço dos jogadores e dos torcedores no estádio, não foi suficiente para garantir o tão sonhado presente no centenário do clube, que é voltar à elite do futebol paulista. 

  

Fim de jogo. Empate sem gols e o Velo Clube classificado para a final do Campeonato Paulista da série A2. Enfrentará o Noroeste de Bauru, que superou a Portuguesa Santista em disputa por pênaltis, após dois empates seguidos. Velo Clube de Rio Claro e Noroeste de Bauru carimbaram o passaporte para a elite do futebol paulista em 2025. 

 

Velo Clube 0 x 0 Juventus - Com sofrimento, Velo Clube volta à elite após  45 anos

Jogadores, dirigentes e comissão técnica do Velo Clube comemoram o retorno a elite do futebol paulista após 45 anos – Foto: Alexandre Battibugli/Ag. Paulistão