Na experiência, Lakers vencem os Grizzlies

O “Purple and Gold” levou a melhor no primeiro confronto da série.
por
Rafael Rizzo
|
18/04/2023 - 12h

 

Arte: Jack Perkins/ Instagram Lakers


 

No último domingo (16), ocorreu o primeiro jogo entre o Los Angeles Lakers, liderados por LeBron James, contra o Memphis Grizzlies, com a presença de Ja Morant, pelos Playoffs da NBA. A equipe de Los Angeles se classificou em 7° colocado, após vencer os Timberwolves no Play-in. Já o time de Memphis se classificou em 2° lugar, após uma campanha de 51 vitórias e 31 derrotas na temporada regular. Nos Playoffs, o segundo colocado enfrenta o sétimo colocado em uma disputa de sete jogos. Quem conquistar quatro vitórias primeiro, avança para a próxima fase.

Os dois primeiros jogos do duelo acontecem em Memphis, casa dos Grizzlies. Pelo retrospecto da temporada regular - com 35 vitórias e apenas 6 derrotas em casa - a equipe mandante entrou com certo favoritismo. Jaren Jackson Jr. foi um dos principais destaques da equipe de Memphis. O atleta é detentor do prêmio de melhor defensor do ano e tem incríveis médias de 3 tocos - bloqueio de um arremesso do adversário, impedindo que ele converta o mesmo - por partida, um recorde da franquia dos Grizzlies e a maior média de toda a NBA desde 2015.

Além de J.J.J., Ja Morant segue como principal nome da equipe. A jovem estrela foi selecionada para o All Star Game - jogo das estrelas - e acumulou uma média de 26,2 pontos, 5,9 rebotes e 8,1 assistências por jogo ao longo de toda a temporada regular.

Pelos Lakers, a equipe embalou na reta final e, desde o All Star Game, teve a melhor campanha da Conferência Oeste, com uma parcial de 17 vitórias e 7 derrotas. A equipe da Califórnia conta com os astros: Lebron James e Anthony Davis. Juntos, a dupla contribuiu para 54,8 pontos; 20,8 rebotes; 9,4 assistências; 2 roubos de bola e 2,6 tocos por partida durante toda a temporada regular, tornando-se uma das melhores duplas de toda a liga.

Além deles, o time conta com coadjuvantes que vêm contribuindo bastante para a produção ofensiva e defensiva da equipe. Austin Reaves, D’Angelo Russell, Jarred Vanderbilt, Dennis Schroder e Rui Hachimura são alguns dos nomes que vêm conquistando a torcida por suas atuações.


Anthony Davis enterrando em cima de Jaren Jackson Jr. Foto: Reprodução/Instagram Lakers.

 

Na raça!

O jogo começou agressivo, com muitas faltas e lances de defesa. Ainda nos três primeiros minutos da partida, A. Davis já tinha anotado dois tocos. Austin Reaves começou quente e anotou 7 pontos nos primeiros quatro minutos de jogo. J. Vanderbilt começou marcando Ja Morant e cumpriu bem sua função, permitindo que Ja contribuísse apenas para dois pontos neste quarto. Rebotes ofensivos e pontos de segunda chance - pontos que surgem a partir de um rebote ofensivo - foram a chave para os Lakers saírem vencendo o primeiro quarto por 32 a 27. Jaren J. Jr. foi o destaque por Memphis no início, anotando oito pontos. Mas o destaque do começo do jogo foi A.D, que anotou oito pontos, cinco rebotes - sendo três ofensivos - e três tocos.

O segundo quarto não foi diferente do primeiro. Com nove minutos restantes, a equipe dos Lakers já tinham cometido sua quinta falta, permitindo aos Grizzlies, a cada falta que sofressem, o lance livre. Com a força de J.J.J., o Memphis encostou no placar, restando pouco mais de cinco minutos para o fim do período. Em sequência, Desmond Bane, dos Grizzlies, virou a partida e atualizou o placar para 49 a 47, restando 5:03 no relógio.

Entre trocas de liderança, a jovem equipe de Memphis fechou o segundo quarto vencendo, com a parcial de 65 a 59. No final desse quarto, A.D assustou os torcedores, afirmando que não sentia o seu braço. O fato ocorreu após um choque com o ala-pivô Jaren Jackson Jr., mas não passou de um susto.

Os destaques da partida, até o final do segundo quarto, eram Lebron James, com 10 pontos, 6 rebotes, 3 assistências, 2 roubos e 1 toco; A. Davis, com 10 pontos, 6 rebotes, 2 roubos e 4 tocos; J.J.J., com 19 pontos, 5 rebotes e 2 tocos e D. Bane, com 12 pontos e 4 rebotes.

O terceiro quarto começou mal para a equipe de Los Angeles. Lebron não cuidou muito bem da bola e cometeu dois turnovers - perda da posse de bola por erro - ainda nos primeiros minutos. Ja Morant reagiu e finalmente apareceu na partida, anotando 8 pontos na parcial e dificultando o jogo para os Lakers. Darvin Ham, técnico do “LakeShow”, pediu tempo, reorganizoi o time e iniciou a reação.

Aos 6:20 restantes, D. Angelo Russell empatou o jogo, porém, logo se distanciam do placar. Guiados por Lebron James e toda a sua experiência, os Lakers empataram a partida com duas cestas de 3 pontos seguidas de R. Hachimura, restando quatro minutos para o fim do terceiro quarto. Os Lakers voltaram a ser agressivos, como estavam sendo no começo da partida. Anthony Davis virou a partida restando três minutos, a vantagem foi ampliada com Rui Hachimura, e administrada com Lebron James, fazendo com que os Lakers fechassem o terceiro quarto ganhando por 96 a 90.

No último quarto, os Grizzlies começaram ofensivos e, restando 8:24 no relógio, viraram o jogo. Daí em diante, Lebron e companhia buscaram virar o jogo a todo custo. Restando cinco minutos, Ja Morant caiu de mal jeito e foi para o vestiário mais cedo e Desmond Bane cometeu a quinta falta e ficou pendurado. Esses dois fatores desestabilizaram a equipe de Memphis, e permitiu que os Lakers anotassem uma parcial de 10-0 em menos de dois minutos, assumindo o placar de 108 a 101. Jaren Jackson Jr., a esperança do Memphis, anotou cinco pontos e encurtou para 108 a 106. Porém, não foi o suficiente. Os Grizzlies desmoronaram e, com participação de Austin Reaves, os Lakers venceram por 128 a 112.


D’Angelo Russell e Austin Reaves dando entrevista após o jogo. Foto: Reprodução/ Instagram Lakers.


O resultado gerou um grande impacto nas duas equipes. Por um lado, o Memphis Grizzlies perde dentro de casa, e joga fora o seu favoritismo para a primeira partida. Por outro lado, os Lakers ganham confiança para manter a boa fase. Austin Reaves, ao final da partida, foi perguntado a respeito do motivo da vitória. O jogador destaca: “Play Hard!”. O significado gira em torno de jogar agressivo, ter raça e focar em cada oportunidade de ataque e defesa.

O jogo coletivo dos Lakers marcou presença, afinal, seis jogadores pontuaram acima de 19 pontos (Rui Hachimura, com 29; Austin Reaves, com 23; Anthony Davis, com 22; Lebron James, com 21 e D’Angelo Russell, com 19). A presença defensiva do time se refletiu nos sete tocos, 3 roubos e 4 rebotes ofensivos de A.Davis e 3 tocos e 2 roubos de Lebron James. Austin Reaves, em seu primeiro jogo da carreira nos playoffs, surpreendeu anotando 23 pontos, 3 rebotes e 4 assistências. Rui Hachimura se tornou o jogador saindo do banco que mais pontuou em uma única partida de playoffs na história dos Lakers (29). Anthony Davis superou o recorde pessoal de tocos em uma única partida de playoffs (7).

O próximo jogo da série será na próxima quarta-feira (19), ainda em Memphis, às 20h30 horário de Brasília.

Rui Hachimura comemorando. Foto: Reprodução/ Instagram Lakers.