Músico se reinventa para gerar renda em meio à pandemia

Com a quarentena, bares e restaurantes fechados, artista passou a dar aulas online e vender seus cursos em uma plataforma na internet
Mateus França e Renan Mello
18/06/2021 - 12h

Danilo Martins Pereira, 35 anos, nascido em São Paulo, enxerga a música como uma arte que é inspirada por Deus, seja o ritmo que for, porque não é qualquer um que consegue fazer uma música, ou executá-la em qualquer instrumento. Além disso também é seu sustento há 16 anos. O desejo pela música veio quando experimentou o primeiro acorde no violão, quando o pai dele, que já tocava, passou esse acorde para ele. O pai tocava na igreja e Danilo desde os nove anos o acompanhava.

Antes da pandemia, ele tocava em igrejas, realizava shows e dava aulas presenciais para seus alunos. Aula de bateria, violão, entre outros instrumentos. Normalmente, tinha em torno de 35 alunos. Com o avanço da pandemia de Covid-19, o número de alunos reduziu para três ou quatro alunos, uma redução enorme. Depois iniciou-se o período em que todos as aulas passaram a ser online. Aula de escolas, faculdades, personal e as aulas de músicas.

O baterista profissional entrou para esse mundo do EAD e passou a dar aulas online. Mas ainda não era o bastante. Então Danilo se reinventou e passou a vender seus cursos na Hotmart, plataforma de comercialização e distribuição de produtos digitais.. Essa renda o ajudou bastante a sustentar sua casa e seus instrumentos para continuar trabalhando com o que gosta, já que muitos músicos deixaram essa vida por não gerar dinheiro e passaram a fazer outras coisas.

“Muitos amigos que não davam aulas apenas tocavam, sofreram muito, e precisaram migrar para outras profissões, como motoristas de aplicativo e marketing digital”, diz Danilo, que acrescenta: o estúdio que tenho em casa me ajudou muito financeiramente pois conseguiu gravar até os alunos começarem a voltar às aulas. Em nenhum momento Danilo não ficou parado, esperando para ver no que iria dar essa pandemia. Já buscou novos meios de comunicação dentro desse mundo da música.