A muamba nossa de cada dia

O mercado bilionário e ilegal que sustenta famílias ao redor do Brasil
por
Eshlyn Cañete
|
29/09/2022 - 12h

Por Eshlyn Cañete

Entre o Brasil e o Paraguai, há um muambeiro. Por definição, é o indivíduo que, por profissão ou para equilibrar suas finanças, se dedica ao comércio de bens, contrabandeados ou não, sem pagar impostos. Mas, quando perguntam para Rose Luz de 50 anos o que ela ‘’faz da vida’’, ela sempre responde que é vendedora de importados. Já são mais de 25 anos nessa profissão instável e, segundo Luz, ela já foi do luxo ao lixo.

              Tudo começa com contatos. Um muambeiro sempre tem o celular cheio de clientes, geralmente donos de loja de eletrônicos na Santa Ifigênia, procurando por fornecedores. Um depende do outro, o empresário quer mercadoria sem imposto e o muambeiro precisa da comissão, geralmente de 15%, para sobreviver. Uma lista é feita com tudo que o comerciante deseja, celulares, notebooks e pen-drives são os mais pedidos. E, logo, fecham negócio, muitas vezes a compra é enorme e custa milhares de dólares.

               No início, um muambeiro precisa investir. Muitos começam com 2 a 5 mil reais e arranjam contatos com conhecidos. Quando o ‘’vendedor de importados’’ não mora em Foz do Iguaçu, ele tem que viajar até a cidade para poder atravessar a fronteira. No caso de Rose Luz, são 3 horas de viagem de carro. O dinheiro da gasolina é dividido entre outros muambeiros de Ubiratã-PR. A ida é a parte mais tranquila. Sem ansiedade, porém sempre em contato com o cliente para não comprar algo errado.

              Chegando em Foz, eles almoçam em um restaurante barato na Vila Portes, bairro mais perto da fronteira. Nesse tipo de trabalho, não há horário de almoço, muito menos vale-refeição. E, logo depois, já atravessam a Ponte da Amizade a pé. O caminho dura cerca de 20 minutos e já estão no Paraguai. Chegando lá, vão procurar a casa de câmbio mais barata para trocar o real em dólar. A cotação do dólar não preocupa só os investidores da Bolsa de Valores, todos os dias os compradores de eletrônicos no PY monitoram cada centavo e rezam pela queda da moeda estadunidense.

              Há várias lojas de tecnologias, mas umas são mais procuradas que outras. No caso dos muambeiros, a possibilidade de comprar mais barato em atacado chama bastante atenção. É o caso das lojas que ficam no Shopping LaiLai, dominada por donos árabes. Eles compram iPhones, iPads, Notebooks de última geração para seus clientes, coisas que dificilmente conseguem comprar para si mesmos. Depois de completarem todos os pedidos dos clientes, a separação é feita para levarem no máximo 500 dólares de cada vez. E, assim, vão e voltam de Kombi de Ciudad de Leste à Foz do Iguaçu. Separam os eletrônicos, escondem na Kombi em sacolas escuras, atravessam a ponte torcendo para nenhuma fiscalização parar. Na tentativa de esconder objetos pequenos, Jeferson Cabrel, 30, conta que já escondeu cartão de memória dentro da calça.

              Quando toda essa mercadoria chega no Brasil, eles vão guardando uma por uma em carros velhos, porque, caso a polícia pare, o prejuízo do carro não será tão grande. O esconderijo mais famoso é atrás do banco de passageiro e um verdadeiro jogo de quebra-cabeça é feito para tudo caber dentro de um Monza. A viagem é feita cheia de agonia e 3 horas até Ubiratã parecem demorar dias.

              Chegam no interior e já compram a passagem até São Paulo com o motorista camarada para colocar tudo dentro no bagageiro do transporte. São mais de 14 horas de viagem, e muito tempo na estrada é sinal de perigo. O inimigo continua sendo o policial, que ao fazer seu trabalho de acabar com o contrabando, tira o ganha pão de muitas famílias.

              Rose Luz é uma mulher, mãe de dois filhos e ser muambeira é a única coisa que conseguiu fazer. Nascida no interior do Paraná, foi criada no meio rural. Não chegou a terminar o Ensino Fundamental, aprendeu o suficiente para saber ler, escrever e fazer cálculos básicos. ‘’Para ser muambeira, precisa ser boa em matemática, porque os donos de loja são bem espertinhos, estão sempre tentando dar calote na gente’’, afirma ela.

              A família Luz costuma dizer que a muamba está no sangue. Rose é a irmã mais velha de 6 irmãos, e todos, sem exceção, possuem a mesma profissão. E, atualmente, mais da metade dos filhos estão nesse mesmo meio.

              A história de Rose Luz já passou por altos e baixos. Em seus melhores anos, conseguiu construir a casa própria, tinha uma camionete vermelha e se vestia somente com roupas das melhores boutiques. Entretanto, em seu período mais complicado, ela foi presa, perdeu mais de 5 mil dólares e o carro que ela comprou para levar as mercadorias do Paraguay até sua cidade foi confiscado pela polícia. ‘’ Foi difícil ver minha mãe no jornal como uma criminosa’’, conta a filha de Rose, chamada Natália Luz de 24 anos, que na época tinha 14.

              Estampada no jornal impresso junto com bandidos, Rose afirma que se sentiu muito envergonhada. ‘’Me chamaram de contrabandista, não gosto desse termo, disseram que eu podia ficar muito tempo na cadeia. Sempre soube do risco, mas imaginei que isso só acontecia com quem levava cigarro’’, afirma. Porém, logo no dia seguinte, já foi liberada porque a família toda ajudou a pagar a fiança.

              Uma mãe ou um pai que sustenta sua família através do dinheiro que o contrabando permite é, consequentemente, um responsável ausente. Isso porque são horas de viagens por semana e os filhos acabam vendo os pais apenas nos intervalos de cada ida ao Paraguai. ‘’Lembro de passar minha infância com minha irmã mais velha. Quando minha mãe não estava no Paraguai, ela estava em São Paulo. Chorava de saudade e sentia muito medo de ela ser presa ou sofrer algum acidente na estrada’’, diz Natália Luz.

              O contrabando continua sendo um dos mercados mais lucrativos do país, conseguindo faturar bilhões por anos. No primeiro semestre de 2021, foram apreendidas mais de R$ 2,4 bilhões em mercadoria, ou seja, 64% maior que o ano de 2020. As práticas criminosas nocivas estão cada vez mais ganhando espaço no Brasil e um dos principais motivos também é o alto índice de desemprego.