Modelo híbrido desestimula ensino

Estudante da Belas Artes preferia sair para beber a ficar para aulas online e tranca matrícula
José dos Santos
Francisco Vecchia
05/05/2022 - 12h

Eduarda Martins se formou em 2020 no ensino médio e entrou em artes visuais em 2021 na Faculdade de Belas Artes. Ela fez o primeiro semestre inteiro de maneira virtual e trancou o curso no começo do segundo. No segundo semestre ela havia cogitado trancar o curso por conta das aulas EAD, mas continuou no curso por conta do anúncio de que as aulas seriam híbridas, porém, ela não conseguiu mais focar nas aulas presenciais e acabava saindo da aula para frequentar os bares e etc. Com a percepção de que o modelo híbrido ou on-line não era satisfatório, ela decidiu trancar o curso e esperar o retorno das aulas totalmente presenciais para voltar ao curso.

Açucena Alves Barreto, formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Ana Augusta F. Monteiro, mestre em linguística aplicada e estudos de linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, afirmaram que a pandemia e o ensino EAD interferiram nos seus trabalhos, tanto na elaboração do TCC de Barreto, quanto na dissertação de Monteiro.

Para a jornalista, a dificuldade do seu TCC se deu por conta de conseguir encontrar poucos materiais audiovisuais disponíveis para seu documentário sobre as duas festas tradicionais de Trancoso. Os problemas relacionados às exigências sanitárias impostas pelo coronavírus obrigaram a estudante a utilizar imagens de arquivo de festas passadas, a fazer duas viagens à cidade e impossibilitou a realização de certas entrevistas, visto que alguns entrevistados eram idosos e poderiam ser contaminados.

Segundo Monteiro, sua perda foi a de contato com a sua turma. Segundo ela, as trocas com os colegas diminuíram e isso prejudicou as discussões que ajudariam a fazer a dissertação. Situações como essa levaram a estudante a pedir a prorrogação do prazo da defesa.

Barreto afirma que uma vantagem do EAD foi a apresentação de seu TCC, visto que o nervosismo da apresentação foi menor. Todavia informou que a falta de interação entre alunos e professores dificultou o processo de aprendizagem. Para a outra graduada o nervosismo da apresentação também foi menor, porém, não se sentiu prejudicada no seu curso por estar no online, concluindo que a experiência de ter aulas on-line foi beneficiária em certo grau pois não precisava se deslocar para a faculdade