Em Recife (PE), no Ginásio Geraldão, o Minas se tornou o segundo maior campeão da liga nacional de vôlei, Superliga, ficando apenas atrás do SESC Flamengo. Esta já é a quinta final consecutiva entre os dois times, na qual o time de Belo Horizonte saiu melhor. Só este ano, os dois times disputaram quatro finais, onde o Praia Clube levou o campeonato mineiro e a Copa Brasil, título inédito para o clube. Já o Minas, venceu a Superliga e a Supercopa.
Com 23 pontos marcados, o destaque ficou para a dominicana Peña, que recebeu o troféu Viva Vôlei, tendo a melhor atuação em quadra na final. Já a oposta Kisy foi eleita MVP pela segunda vez consecutiva da Superliga Feminina.
> O jogo
O ginásio estava lotado e as torcidas bem divididas. O Minas saiu na frente do primeiro set, com uma partida super disputada e equilibrada. Foi ponto a ponto. Peña e Kuznetsova foram bastante acionadas entre as duas equipes. Final do primeiro set, 25 a 23 minas tênis clube sai da frente.
Já no segundo set, o Minas estava na frente a maior parte do tempo. Peña abriu 15 a 12 em um ataque, colocando uma boa vantagem. Mas fechou o segundo set com uma bola de segunda pela levantadora para fechar o set, 25 a 21.
No terceiro e quarto set, o clube de BH dominou a partida, levando o pentacampeonato. Comandado por Peña e Kisy, as duas lideraram os dois sets e Thaisa fechou o quarto set com ponto de bloqueio e dando a quinta vitória para o Minas Tênis Clube.
> Quem está de saída?
Nyeme Costa, líbero do Minas e da seleção brasileira, está de saída e será substituída pela Kika, uma contratação do clube para a próxima temporada. A ponteira Annie Mitchem também está de saída. Já Carol Gattaz, central e capitã, defendeu a camisa do Minas por mais de dez anos e está de saída para o time rival, Dentil/Praia Clube.
No jogo 2 da semifinal, entre Minas e Osasco, foi marcado por ser o último de Gattaz na Arena UniBH, em Belo Horizonte, defendendo a camisa do Minas. Foram 10 temporadas defendendo o time, agora, pentacampeão.
“Difícil depois de todos esses anos. Eu tenho muita gratidão, mas acho que minha missão foi cumprida aqui. O vôlei do Minas cresceu e eu sou feliz de fazer parte disso. Só tenho gratidão pelo Minas e por essa torcida maravilhosa.”, declarou em entrevista pós jogo ao Sportv.
Já no Praia Clube conta com o apoio da central Carol Gattaz, além do reforço da levantadora Macris, que antes também jogava no Minas, mas fez a última temporada em um time turco, Fenerbahçe. Maira Basso deve ser mais uma contratação, com a saída do Sesi Bauru.
Já a levantadora Claudinha vai dar uma pausa na carreira, e será substituída pela Ju Carrijo. Tainara também está de saída. Existe grande dúvida sobre a russa Sofya Kuznetsova não tem permanência garantida.
> Títulos dos times
Minas contra o Praia |
Praia contra o Minas |
3 Superliga 2018/19, 2020/21 e 2021/22 |
1 superliga 2022/23 |
4 Sul-Americanos 2019, 2020, 2022 e 2024 |
2 Sul-Americanos 2021 e 2023 |
3 Copas Brasil 2019, 2021 e 2023 |
1 Copa Brasil 2024 |
1 Supercopa do Brasil 2020 |
2 Supercopas do Brasil 2019 e 2021 |
3 Campeonatos Mineiros 2018, 2020 e 2022 |
3 Campeonatos Mineiros 2019, 2021 e 2023 |
>A premiação pós jogo:
Kisy (minas) - MVP (Jogador Mais Valioso). A oposta do Minas teve o melhor desempenho durante o campeonato, levando o troféu para casa.
Melhor oposta: Kisy – Minas
Melhor levantadora: Brie King – Sesc Flamengo
Melhores ponteiras: Kuznetsova – Praia Clube e Roni – Sesc Flamengo
Melhores centrais: Adenísia - Praia Clube e Thaísa - Minas
Melhor líbero: Camila Brait - Osasco
Melhor técnico: Nicola Negro - Minas
Jogadora revelação: Júlia Kudiess - Minas
Melhor árbitro: Marcelo Leandro
Troféu VivaVôlei de melhor jogadora da final: Peña - Minas