No último domingo (4) o Miami Heat e o Denver Nuggets se enfrentaram pelo jogo 2 das Finais da NBA. A partida aconteceu no Colorado, na Ball Arena, mando de quadra do Nuggets e terminou com o placar de 111 a 108 a favor dos visitantes. Com a vitória da equipe de Jimmy Butler a série agora está empatada em 1 a 1. O grande destaque da noite foi Nikola Jokic que, apesar da derrota, anotou 41 pontos. Pelo lado do Miami, o principal atleta foi Gabe Vincent, que contribuiu com 23 pontos e quatro bolas de três.
A série final agora segue para a Flórida. Os dois próximos embates entre as franquias serão disputados no Kaseya Center, ginásio do Miami Heat.
O primeiro quarto do jogo 2 das Finais foi marcado pelo início consistente do Heat na partida e principalmente do ala-armador Max Strus. O atleta, que no embate anterior não conseguiu acertar nenhuma bola do perímetro, anotou 12 pontos no período e todos de bolas triplas (4/7). Fora de casa, a equipe da Flórida chegou a abrir 11 pontos de vantagem na primeira parcial (21 a 10). No entanto, o Denver Nuggets reagiu e com os 11 pontos anotados pelo pivô Nikola Jokic diminuiu a diferença para três. Jamal Murray com uma bola de três buscou o empate no placar no estouro do cronômetro, mas errou o arremesso. O resultado parcial do primeiro quarto terminou em 26 a 23 a favor do Miami Heat.
O armador reserva do Nuggets, Christian Braun, com um arremesso de dois, iniciou a contagem do segundo período e reduziu a vantagem do Miami para um. O Denver, com maior ímpeto ofensivo ao longo do tempo antes do intervalo, impôs uma vantagem de quinze pontos sobre o Heat (50 a 35). Apesar do domínio momentâneo no jogo, a equipe do Colorado viu o Miami se manter vivo no duelo e encostar no placar. O embate foi para o intervalo em 57 a 51 para os mandantes.
A volta dos vestiários apresentou um Miami Heat na busca pelo resultado e reação na partida. Os visitantes, com bolas seguidas de três de Kevin Love e Gabe Vincent, reduziram a desvantagem imposta pelo Denver para apenas uma posse (62 a 64). O jogo seguiu e com uma bandeja do pivô Bam Adebayo, do Heat, a partida ficou empatada em 66 a 66. Após os visitantes igualarem o placar, Jokic assumiu a responsabilidade ofensiva, anotou nove pontos consecutivos e colocou o Nuggets novamente a frente da parcial. O resultado foi para o último período em 83 a 75 a favor da equipe do “The Joker”.
O último quarto ficou caracterizado pela reviravolta na partida e a vitória do Miami. Graças as pontuações de Duncan Robinson, que anotou 10 pontos apenas nos dois minutos iniciais do período derradeiro, e Gabe Vincent, o Heat assumiu a liderança no placar. Com a vantagem em mãos coube ao time da Flórida lidar com a pressão imposta pelo Nuggets, administrar a partida e assegurar o resultado.
Jimmy Butler, com uma cesta de três, e Bam Adebayo, com importante participação em ambos os lados da quadra, garantiram no fim a vitória dos visitantes. Jamal Murray assim como no início do jogo tentou uma bola do perímetro no estouro do cronômetro para o empate e ida à prorrogação, mas errou novamente. O duelo terminou em 111 a 108 a favor do Miami Heat e a série ficou empatada em 1 a 1.
Com a derrota em casa, a equipe do Nuggets vai à Miami para buscar uma recuperação na série. O jogo 2 foi a terceira partida nessa pós-temporada em que o pivô Nikola Jokic anotou mais de 40 pontos e o time não conseguiu vencer. A atuação coletiva do Denver no jogo foi fraca e apenas dois jogadores de todo o elenco ultrapassaram os 15 pontos (Nikola Jokic e Jamal Murray).
O Denver Nuggets cometeu muitos turnovers (perda de posse) que refletiram na derrota da equipe. Ao todo foram 13 bolas perdidas pelo time na partida. Os mandantes ainda tiveram a expulsão do ala-armador Kentavious Caldwell-Pope, que estourou o limite de faltas (6). Apesar da derrota no duelo e da atuação coletiva, quem teve destaque no segundo confronto das Finais foi Nikola Jokic. O pivô sérvio marcou 41 pontos e pegou 11 rebotes. Além disso se tornou o primeiro jogador da posição a fazer mais de 500 pontos e buscar 100 rebotes em um mesmo Playoff.
Já a equipe do Miami Heat evoluiu em relação ao primeiro jogo da série e mostrou que vai brigar pelo título. O time liderado por Jimmy Butler venceu o Nuggets fora de casa e empatou o confronto em 1 a 1. O ala-armador Max Strus, em contraste com o primeiro jogo em que saiu zerado, converteu quatro bolas triplas e anotou 12 pontos, que deixaram o Heat em vantagem em determinado momento do jogo. Com dificuldade em conter as transições ofensivas do Denver e os arremessos de fora, o Miami viu os mandantes abrirem 15 de vantagem. No entanto Jimmy Butler e Duncan Robinson, que foi crucial no último período com 10 pontos, reverteram a situação.
A pontuação do time visitante terminou bem distribuída. Gabe Vincent anotou 23 pontos e deu três assistências. Jimmy Butler e Bam Adebayo, ambos com 21 pontos, conseguiram bater a marca dos 20 pontos no jogo, fato que não aconteceu na primeira partida das Finais. Além disso o Heat aproveitou melhor os arremessos de quadra, o que foi fundamental para o empate da série decisiva.
As equipes voltam a se enfrentar pelo jogo 3 das Finais da NBA na próxima quarta-feira (7). A bola laranja sobe às 21h30 (horário de Brasília), no Kaseya Center, na Flórida.