Miami Heat avança à Final da NBA

Liderada por Jimmy Butler, equipe da Flórida vence o Boston Celtics, fora de casa, encerra a série e se classifica para decisão
por
Philipe Mor
Gabriel Cordeiro
|
31/05/2023 - 12h

Na segunda-feira (29) o Miami Heat enfrentou o Boston Celtics pelo jogo 7 das Finais de Conferência do Leste. A partida aconteceu no TD Garden, em Massachusetts, e terminou com o placar de 103 a 84 a favor do Heat, que se garantiu nas Finais da liga. O embate teve como destaques Caleb Martin e Jimmy Butler, ambos do Miami Heat. A dupla teve um bom desempenho no duelo decisivo e juntos somaram 54 pontos. Butler ainda garantiu o troféu “Larry Bird”, designado ao atleta que possui a melhor performance nas Finais de Conferência do Leste.

Com a classificação, o Miami Heat enfrentará o Denver Nuggets na decisão da NBA. O time comandado por Nikola Jokic varreu o Los Angeles Lakers e avançou às Finais em quatro jogos. O primeiro embate entre as franquias está programado para a próxima quinta-feira (01).

O Boston Celtics contribuiu para o aumento de um retrospecto negativo com relação aos times que perdiam uma série por 3 a 0 e conseguiram o empate, mas acabaram eliminados no jogo decisivo (0/151). O time de Jayson Tatum, apesar de atuar em casa, apresentou um basquete ruim e não conseguiu contornar a implacável marcação de zona dos visitantes.

O primeiro quarto foi parelho e terminou com um placar baixo, fator que é característico em jogos eliminatórios de Playoffs, devido à forte marcação realizada pelas equipes (22 a 15). O Boston começou a partida impondo seu ritmo de jogo e conseguiu abrir uma vantagem de cinco pontos aos oito minutos da primeira parcial (9 a 4). No entanto, o Miami Heat reagiu e assumiu a liderança do placar. Jaylen Brown anotou oito pontos pelos Celtas e foi o cestinha do período. Pelo lado dos visitantes, Jimmy Butler contribuiu com seis pontos e Caleb Martin com sete.

O período inicial também ficou marcado pela lesão de Jayson Tatum. A estrela Celta ao tentar realizar um movimento em direção à cesta (euro step) sentiu o tornozelo. Apesar da dificuldade em jogar contundido, o camisa zero do Boston Celtics seguiu na partida.

A equipe da Flórida, que terminou o primeiro quarto em vantagem, fez a diferença no placar aumentar. Restando 3:40 para a ida ao intervalo, o pivô Bam Adebayo converteu dois lances livres e deixou o Boston Celtics 13 pontos atrás no resultado parcial (47 a 34). O time da casa cometeu muitos erros e não conseguiu produzir ofensivamente na primeira metade. Enquanto de um lado, o aproveitamento dos arremessos de quadra do Heat beirava 50%, o do Celtics não chegava aos 40%. O jogo foi para os vestiários em 52 a 41 para o Heat.

Jimmy Butler em ação pelo jogo 7 das Finais do Leste Foto:Getty Images
Jimmy Butler em ação pelo jogo 7 das Finais do Leste Foto:Getty Images

A volta para o terceiro quarto seguiu com o mesmo panorama dos períodos iniciais. O Boston buscou o empate no placar e a classificação nos Playoffs. Porém o Heat seguiu administrando bem a vantagem construída. Caleb Martin, que terminou a primeira metade com 14 pontos, alcançou os 23 antes da etapa final. Jimmy Butler chegou 19 pontos e seu time parecia encaminhar a classificação.

A última parcial, que começou com um placar de 76 a 66 para o Miami Heat, só serviu para sacramentar a vitória dos visitantes e o avanço às Finais. Com o resultado já definido, os técnicos retiraram seus titulares de quadra e os bancários assumiram. A partida terminou em 103 a 84 a favor da equipe da Flórida.

Caleb Martin com um duplo-duplo de 26 pontos e dez rebotes, ao lado de Jimmy Butler com 28 pontos, sete rebotes e seis assistências foram os destaques do duelo. Jaylen Brown foi o maior pontuador dos Celtas com 19 pontos, apesar de ter cometido mais turnovers (perda de posse) que toda a equipe do Heat (8). Tatum, que atuou no sacrifício por conta da lesão, anotou apenas 14.

A primeira partida da final ocorrerá na Ball Arena, em Denver, no Colorado na próxima quinta-feira (01). A bola laranja sobe às 21h30 (horário de Brasília), para o embate entre Denver Nuggets e Miami Heat. O vencedor da série fica com o título de campeão da NBA e o famoso troféu Larry O’Brien.