México vence na sua estreia da Copa América

Em jogo movimentado, a seleção mexicana mesmo não jogando seu melhor futebol, buscou a vitória diante da Jamaica.
por
Leonardo Nunez
|
24/06/2024 - 12h

No último sábado (23), o México enfrentou a Jamaica pelo Grupo B da Copa América no estádio NRG Stadium, em Houston (Texas), e saiu vitorioso pelo placar de 1 a 0. A seleção dominou a maior parte da posse de bola durante a partida, porém foi pouco criativa, e permitiu que a equipe jamaicana tivesse oportunidades de empatar.

O jogo começou com o México dominando as ações. Já aos 3 minutos, o volante Luis Chávez pegou uma sobra centralizada na área e bateu de canhota no canto do goleiro Jahmali Waite, que defendeu.

A equipe jamaicana melhorou após a pressão inicial da equipe mexicana, apostando principalmente na velocidade dos seus pontas, até que aos 20 minutos, o meia Bobby De Cordova-Reid cobrou uma falta no centro da pequena área, e o atacante Shamar Nicholson desviou de cabeça à direita do goleiro Julio González, saindo pela linha de fundo.

Após esses lances de perigo da Jamaica, o México manteve a maior posse de bola, mas demonstrou pouca criatividade na construção das jogadas. A chance mais clara da seleção mexicana ocorreu aos 46 minutos. Já nos acréscimos, Quiñones fez um passe para o meia Chávez na área. O camisa 24 ajeitou a bola para Luis Romo, que bateu de chapa e acertou a trave esquerda do goleiro Waite.

O primeiro tempo terminou sem gols. A equipe mexicana começou a partida melhor, dominando a posse de bola, mas não conseguiu criar chances claras para balançar a rede. Isso permitiu que os jamaicanos se lançassem ao ataque, embora também não tivessem sucesso na conclusão das jogadas.

Jogadores de camisa amarela e verde(Jamaica) e cor vinho (México)disputando a bola, durante a partida(foto:Carmen Mandato/AFP)
Jogadores disputando a bola, durante a partida. (Foto:Carmen Mandato/AFP)

Na segunda etapa, a seleção da Jamaica voltou mais ligada. Logo no primeiro lance, o meio-campista Kasey Palmer finalizou no miolo da área, e González defendeu batendo roupa; Montes afastou para escanteio.

Aproveitando o embalo dos jamaicanos, que continuaram pressionando, o ala direito Dexter Lembikisa pegou uma sobra no corredor direito, e cruzou com maestria na pequena área. O experiente atacante Michail Antonio, em boa posição, cabeceou para o fundo do gol, abrindo o placar. Contudo, o VAR foi acionado e, após rápida análise, o gol foi anulado devido a posição irregular do atacante.

Após o gol anulado, o jogo se tornou mais movimentado, com ambas as equipes buscando o ataque para criar oportunidades de marcar. Aos 15 minutos, o mexicano Julian recebeu em velocidade pelo lado esquerdo da área, disparou um chute de pé direito, mas o arremate passou por cima da meta com muito perigo, assustando a defesa jamaicana.

Após o lance, o México começou a dominar a partida, até que aos 25 minutos, Luis Romo dominou na meia-lua e ajeitou para o lateral esquerdo Gerardo Arteaga, que bateu de primeira com a canhota e mandou no canto superior do arqueiro jamaicano, que desta vez não conseguiu defender, e abriu o placar no jogo.

Gerardo Arteaga, de camisa vinho, comemora o gol para o México contra a Jamaica (Foto: Omar Vega/Getty Images)
Gerardo Arteaga comemora o gol para o México contra a Jamaica. (Foto: Omar Vega/Getty Images)

Depois do gol, os mexicanos conseguiram controlar a bola, e impediram as investidas da seleção jamaicana, que demonstrou cansaço. Isso obrigou o técnico Heimir Hallgrímsson a fazer substituições que não surtiram efeito.

Apesar disso, a Jamaica tentou uma pressão final para igualar o placar aos 46 minutos. Dexter Lembikisa chutou de longe no canto esquerdo de González, e o goleiro se esticou todo e espalmou para escanteio. No entanto, a partida terminou 1 a 0. Apesar do México ter controlado a maior parte do jogo, teve dificuldades na criação e permitiu que os jamaicanos tivessem chances de empatar.

O México volta a campo na próxima quarta-feira (26), às 22h (horário de Brasília) no SoFi Stadium, em Inglewood (Los Angeles), diante da Venezuela, pela segunda rodada da fase de grupos. No mesmo dia a Jamaica joga contra o Equador, ás 19h, no Allegiant Stadium em Las Vegas.