Memorial da Resistência e o poder da reminiscência

A luta coletiva das mulheres ganha um espaço especial no antigo DEOPS
por
Leticia Falaschi
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09/04/2024 - 12h

O Memorial da Resistência, localizado no centro antigo da cidade de São Paulo, apresenta exposições que ressalvam a memória da repressão violenta da ditadura civil-militar brasileira. Contando com registros escritos, cartas, imagens, obras de arte e depoimentos em vídeo, o espaço se dedica a enaltecer a luta militante e denunciar os horrores do regime.  

O antigo “DEOPS” foi um dos maiores centros de tortura do Estado de São Paulo. A curadoria do museu manteve algumas celas que foram, em partes, restauradas, mas as portas e grades são as mesmas desde a época do regime; as paredes, agora, contam com manifestações manuscritas por autoria dos sobreviventes da tortura, familiares e amigos de pessoas mortas no período. 

O Memorial estreou, recentemente, um andar dedicado ao papel feminino que foi crucial para o fim do regime, além de dar enfoque ao terror da violência sexual absurda e demasiada que as mulheres raptadas pelos militares eram submetidas. “Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política”, com curadoria de Ana Pato, reúne relatos em texto e em audiovisual, que são posicionados de uma maneira que nos aproximam do que foi, realmente, ser uma mulher na luta contra a ditadura. O “Clube da Mães da Zona Sul”, que foi um grande centro de apoio e ação política para as mulheres das periferias de São Paulo durante as décadas de 1970 em diante, ganha um enfoque especial, trazendo à tangência os escassos registros da luta das mulheres periféricas. 

Foto tirada da amostra das "Clube das Mães da Zona Sul"; Mulheres na manifestação reunidas batendo panelas; Foto: Leticia Falaschi
Foto da amostra "Clube das Mães da Zonam Sul" em manifestação; Foto: Leticia Falaschi

Além desse enquadramento, há um ambiente dedicado à história e memória de Inês Etienne Romeu, a única sobrevivente da casa de tortura clandestina, “Casa da Morte”, localizada Petrópolis, Rio de Janeiro. Há, nesse caso, um olhar muito delicado em relação à perspectiva de gênero e à vulnerabilidade extrema de corpo das presas políticas. A integrante da luta armada e de diversos núcleos de enfrentamento do banho de sangue ditatorial é protagonista de uma amostra que é repleta de imagens, cartas e de escritos oficiais da difícil luta jurídica pela sua liberdade. Para além disso, é realizada a exibição do protesto cinematográfico Inês (1974), de Delphine Seyrig, que engloba conteúdos sensíveis, mas que trazem um abeiramento importante. 

Imagem Inês Romeu, sentada em seu julgamento em 1971
Foto da Amostra dedicada à Inês Etienne Romeu; julgamento de 1971. Foto: Leticia Falaschi
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