Marrocos faz história e se classifica para as oitavas

Colômbia e Marrocos garantem vaga e a Alemanha fica de fora das fases finais pela primeira vez em sua história.
por
Maria Clara Magalhães
|
05/08/2023 - 12h

Na manhã desta quinta-feira (03) o Marrocos venceu a Colômbia por 1 a 0 na cidade de Perth, na Austrália. O triunfo marroquino definiu a classificação da seleção para a próxima fase. Além do Marrocos, pelo grupo H, a Colômbia, mesmo com a derrota, terminou em primeiro. O resultado desbanca a favorita do grupo, a Alemanha. A vitória norte-africana foi garantida com gol da atacante Anissa Lahmari. 


Marrocos se tornou a primeira seleção árabe a jogar a Copa do Mundo e em seguida, a conquistar a classificação para as oitavas de final da competição. Foram 17.342 torcedores presentes no HBF Park para assistir ao último confronto da fase de grupos dessa edição da Copa do Mundo Feminina FIFA 2023.

A marroquina, Fatima Tagnaout, em comemoração pela classificação, pulando com seu cabelo sob seu rosto.
A marroquina, Fatima Tagnaout, em comemoração pela classificação. Foto: Reprodução/Twitter @FIFAWWC.

Com a bola rolando, a primeira finalização da partida aconteceu já no primeiro minuto. Ibtissam Jraidi, camisa 9 do Marrocos, recebeu a bola em profundidade, explorou o espaço nas costas da zaga colombiana e finalizou nas mãos da goleira Catalina Pérez. A chance colombiana só veio aos 10 minutos, com Ramírez finalizando para fora. 


Apesar da formação inicial das equipes coincidirem em um 4-2-3-1, as posturas em campo foram opostas. Durante o primeiro tempo, parte do jogo foi concentrado no meio de campo, em uma partida mais morna. Marrocos cedeu espaços no campo ofensivo para que a Colômbia trabalhasse a saída de bola e atraísse a marcação adversária, na intenção de encontrar espaço e trabalhar a posse em verticalidade. Em contraponto, as marroquinas fecharam a linha de passe e impediram a evolução de jogadas das sul-americanas. 

A colombiana, Linda Caicedo em pé, em disputa de bola com a marroquina Zineb Redouani, no chão.
A colombiana, Linda Caicedo, em disputa de bola com a marroquina Zineb Redouani. Foto: Reprodução/Twitter @FIFAWWC.

Aos 30 minutos, a camisa 16, Anissa Lahmari, finalizou de fora da área por cima do gol. No final da primeira etapa, a Colômbia tentou responder com um cruzamento de Linda Caicedo para o cabeceio de Leicy Santos, mas sem perigo. Nos acréscimos, a zagueira colombiana Daniela Arias fez pênalti em Anissa Lahmari. A capitã Ghizlane Chebbak bateu e a goleira Perez defendeu, no rebote, Lahmari balançou as redes e abriu o placar. 


No segundo tempo, a seleção colombiana buscou o empate de forma intensa. O volume de jogo se concentrou no meio de campo com a bola em disputa, o que gerou diversas faltas. As melhores chances foram criadas pela Colômbia, e o poder ofensivo foi parado pela qualidade defensiva do Marrocos e pela goleira Khadija Er-Rmichi. 


A melhor chance da partida aconteceu aos 28 minutos da segunda etapa. Leicy Santos achou um passe em profundidade para Mayra Ramírez, que cruzou para Catalina Usme deixar Linda Caicedo livre de marcação para finalizar. Caicedo finalizou nas mãos da goleira Er-Rmichi. No entanto, a arbitragem anulou o lance por impedido. 


Próximo ao apito final, a seleção colombiana intensificou o volume ofensivo. As marroquinas se defenderam como puderam, tentando encontrar contra-ataques. O escape marroquino chegou aos 45, com Rosella Ayane arrancando em direção a meta e finalizando para a defesa de Catalina Perez. 


A Colômbia foi cotada como favorita para o confronto. Mesmo com mais posse de bola, não criou como de costume e sofreu para furar as linhas bem postadas de Marrocos. O meio-campo colombiano composto por Daniela Montoya e Lorena Bedoya não manteve a boa atuação dos dois primeiros jogos. Apesar da ajuda defensiva, não conseguiram contribuir na construção de jogo.


Marrocos explorou principalmente os lados do campo, buscando a profundidade e encontrando cruzamentos para a área. As marroquinas sustentaram bem o seu jogo para impedir que as colombianas ditassem o ritmo. A linha de defesa foi essencial para anular as principais tentativas de ataque em um jogo muito vertical. O destaque do jogo fica também com o nome do gol, Anissa Lahmari, que trabalhou intensamente nos momentos sem bola e auxiliou nos lançamentos da equipe. 

A atacante marroquina e autora do gol, Anissa Lahmari, emocionada antes da partida olhando para as arquibancadas.
A atacante marroquina e autora do gol, Anissa Lahmari, emocionada antes da partida. Foto: Reprodução/Twitter @dmsportma.

A classificação marroquina foi confirmada um pouco depois do fim do jogo. As africanas tiveram que esperar pelo resultado da partida entre Alemanha e Coreia do Sul, que alguns minutos depois. O empate no outro jogo, deixou a Alemanha com 4 pontos, enquanto a vitória de Marrocos levou a seleção a 6 pontos e garantiu as norte-africanas nas oitavas de final. Histórico!


Nas oitavas de final, a Colômbia volta à campo contra a Jamaica na terça-feira (08), às 5h30 (horário de Brasília), para tentar uma classificação inédita para as quartas de final. Já a próxima partida do Marrocos acontece também na terça-feira (08), às 8h (horário de Brasília), com o sonho de eliminar mais uma favorita, a França.