Com superioridade, o Manchester City venceu o Liverpool por 4 a 1, no último sábado (1), no Etihad Stadium, em Manchester, na Inglaterra. Em partida válida pela Premier League, os comandados de Pep Guardiola não tomaram conhecimento da equipe comandada pelo alemão Jürgen Klopp, golearam e ainda sonham com a conquista do campeonato inglês pela terceira vez consecutiva e pela nona vez na sua história.
Como foi o jogo ?
No melhor estilo Pep Guardiola, o Manchester City se impôs coletivamente na partida desde o primeiro minuto. Mesmo com todo este domínio, quem saiu na frente foi o Liverpool. Após lançamento para Diogo Jota, a bola sobrou para Mohammed Salah mandar, de chapa, no canto direito de Ederson, e abrir o placar aos 17 minutos do primeiro tempo.
Dez minutos depois, aos 27, em uma jogada rápida e muito bem trabalhada pelo City, Julián Álvarez empatou o jogo no Etihad, após cruzamento rasteiro de Jack Grealish pela esquerda. Na partida, o argentino foi o substituto do astro Erling Haaland, que era dúvida para a partida por conta de uma lesão na virilha. O primeiro tempo acabou com igualdade no placar.
No segundo tempo, o Manchester City foi avassalador. Logo no primeiro minuto, Mahrez recebeu pela direita e tocou para o belga Kevin De Bruyne, sem goleiro, virar o jogo para o City.
Aos 7 minutos da etapa complementar, Gündogan aproveitou sobra na área e ampliou o placar, 3 a 1. Jack Grealish, confirmando uma grande atuação, fez o quarto gol aos 30 minutos, fechando a goleada a favor da equipe de Manchester, 4 a 1 - fora o passeio.
E a temporada ?
Com o resultado, o Manchester City chegou aos 64 pontos na Premier League e segue na vice-liderança da competição. A equipe não conseguiu reduzir a diferença em relação ao líder Arsenal, mas, com uma partida a menos, mantém viva a esperança do título, faltando dez rodadas para o fim do campeonato. No sábado (01), os Gunners venceram o Leeds United, no Emirates Stadium, também pelo placar de 4 a 1.
Na temporada, o City ainda disputará a semifinal da FA Cup, a Copa da Inglaterra, contra o Sheffield United, e as quartas de final da Liga dos Campeões, em dois jogos contra o Bayern de Munique.
Já o Liverpool vive uma temporada para o torcedor esquecer. A irregularidade toma conta do time de Jürgen Klopp, que soma três derrotas consecutivas – Bournemouth (Premier League), Real Madrid (Liga dos Campeões) e Manchester City (Premier League) – após a goleada histórica de 7 a 0 aplicada no Manchester United, seu maior rival, no início de março.
Os Reds já foram eliminados da FA Cup e da Liga dos Campeões, para Brighton e Real Madrid, respectivamente. A oito pontos do Manchester United, 4º colocado da Premier League, o objetivo do Liverpool na temporada é conseguir uma vaga para a próxima edição da Liga dos Campeões.