A Copa do Mundo de Xadrez chegou ao fim com o título de Magnus Carlsen. O norueguês bateu o indiano Rameshbabu Praggnanandhaa na final com uma vitória e um empate na etapa de rápidas, após dois empates nas clássicas. Na disputa pelo terceiro lugar, Fabiano Caruana venceu Nijat Abasov de virada e terminou no pódio da competição.
O azerbaijano Abasov, que no começo do torneio já tinha deixado para trás grandes jogadores como o número 7 do mundo, o holandês Anish Giri, surpreendeu mais uma vez ao ganhar a primeira partida de clássicas contra Caruana. Na segunda, no entanto, Caruana, de brancas, abusou do seu preparo de aberturas e conseguiu uma posição muito confusa para as pretas, dificultando para Abasov encontrar lances bons, o que resultou em uma vitória e levou o match para o desempate nas rápidas, com duas vitórias de Caruana.
Já a final, disputada por Praggnanandhaa e Magnus Carlsen, teve uma etapa de clássicas morna, com dois empates rápidos. Ao final do segundo dia, Magnus afirmou estar jogando com intoxicação alimentar. Chegando na etapa de rápidas e com Magnus recuperado, o norueguês conseguiu aplicar uma grande pressão ao rei do seu adversário, que só poderia ser defendida a curto prazo com o sacrifício de uma peça, levando a um final vencedor para Carlsen. Praggnanandhaa, então, abandonou a partida e foi em busca de empatar o match jogando de pretas na segunda rodada, mas Magnus não deu chances ao indiano e ambos os jogadores concordaram em um empate, sangrando Carlsen como o grande campeão do torneio.
O título da Copa do Mundo era o único que faltava para o norueguês completar sua coleção de grandes conquistas, e considerando as recentes declarações de Magnus sobre como anda desmotivado com o xadrez clássico, com partidas longas que costumam durar horas além de um enorme preparo prévio de aberturas, um possível anúncio de aposentadoria na modalidade é uma possibilidade cada vez mais forte. Entre as principais conquistas, Magnus é quatro vezes campeão mundial de rápidas (2014, 2015, 2019, 2022), cinco vezes campeão mundial de blitz (2014, 2017, 2018, 2019, 2022), campeão do Torneio de Candidatos (2013), campeão da Copa do Mundo de Xadrez e cinco vezes campeão do Campeonato Mundial de Xadrez (2013, 2014, 2016, 2018 e 2021), maior campeonato da FIDE (Federação Internacional de Xadrez). Carlsen também possui mais de uma centena de títulos entre abertos e torneios online.
Magnus já afirmou que não deve exercer seu direito de disputar o Torneio de Candidatos em 2024. Os três primeiros colocados da Copa do Mundo ganham vaga automática no segundo torneio mais importante da FIDE, e com a recusa de Carlsen, a grande campanha de Abasov deve ser premiada com uma classificação ao torneio, que será disputado no Canadá em abril.