Na sexta (11), mais uma rodada da Copa do Mundo de Xadrez foi finalizada e a competição se aproxima cada vez mais de sua grande final. Durante a quarta rodada, apenas seis matches foram encerrados na etapa de clássicas, deixando outros dez confrontos para o desempate nas rápidas. Entre eles, alguns foram emocionantes do início ao fim, como o do Grande Mestre cinco vezes campeão mundial Magnus Carlsen contra o prodígio alemão Vincent Keymer, que levou o GM norueguês a sua primeira derrota no torneio. Enquanto a experiência de Magnus prevaleceu sobre a juventude de Keymer, do outro lado do chaveamento o atual número dois do mundo, Hikaru Nakamura, acabou derrotado pelo indiano Rameshbabu Praggnanandhaa, de apenas 17 anos.
O match de Magnus Carlsen contra o GM alemão Vincent Keymer foi, até aqui, o confronto de maior destaque em todo o torneio. Vale lembrar que Magnus Carlsen disputa a Copa do Mundo pela terceira vez e nunca venceu a competição (No xadrez, existem tanto a Copa do Mundo de Xadrez quanto o Mundial de Xadrez. A Copa do Mundo, embora bastante prestigiada pela participação de tantos enxadristas de destaque, não é a maior premiação da FIDE - Federação Internacional de Xadrez. Os três melhores colocados na Copa do Mundo ganham vaga no Torneio de Candidatos. O vencedor do torneio desafia o campeão mundial pelo Campeonato Mundial de Xadrez, sendo esse o maior título da modalidade. Logo, Magnus é cinco vezes campeão mundial por vencer o campeonato).
Do último ano para cá, a lenda norueguesa demonstrou cada vez mais desânimo com o xadrez clássico (partidas clássicas ou partidas pensadas, que levam horas para terminar), chegando até a renunciar ao direito de defender seu título no Campeonato Mundial. Magnus constantemente afirma considerar as partidas clássicas muito estressantes - inclusive em entrevista durante essa Copa do Mundo - e tem preferido participar de torneios com diferentes controles de tempo. Diante de todos esses acontecimentos, há a expectativa de que essa possa ser a última Copa de Magnus, o que gera uma comoção extra para o torneio.
Apesar de tudo que cerca Magnus Carlsen e as expectativas geradas para essa Copa do Mundo, o Grande Mestre norueguês estava vencendo seus adversários sem muitas dificuldades. Na segunda rodada, conseguiu um 2 a 0 nas clássicas contra o GM georgiano Levan Pantsulaia. Na terceira, Magnus enfrentou o amigo e conterrâneo GM Aryan Tari. O duelo também se encerrou nas clássicas, com uma vitória para Carlsen e um empate. Chegando na quarta rodada, ficou diante do Grande Mestre alemão de apenas 18 anos, sexto melhor enxadrista jovem do mundo com 2701 pontos de rating.
Na primeira partida de clássicas (na Copa do Mundo, as partidas clássicas têm 90 minutos para cada jogador com acréscimo de mais 30 minutos após o lance 40, além de 30 segundos de incremento desde o primeiro lance), Magnus jogou de pretas e Keymer de brancas. O jogo chegou ao período final com um empate à vista, mas teve uma reviravolta: o norueguês, conhecido por ser um dos maiores especialistas em finais no xadrez, cometeu um erro grave, no qual Keymer converteu em uma vitória. A derrota fez Magnus perder sua primeira partida na competição e ficar à beira de uma eliminação. (Por finais, entende-se o estágio do jogo. O xadrez, em geral, conta com três estágios: abertura, meio-jogo e finais. A abertura é marcada pelo desenvolvimento das peças, e entre profissionais, costuma ser equilibrada por conta do rico conhecimento teórico dos jogadores. O meio-jogo acontece após o desenvolvimento das peças e dita o rumo que a partida deve levar, cada jogador tem a sua ideia e busca a iniciativa a fim de ganhar material, vantagem posicional ou conseguir um ataque contra o rei adversário. A etapa final se caracteriza após muitas trocas e poucas peças no tabuleiro. Em geral, o resultado da partida já parece claro, seja ele um empate ou triunfo, mas é necessário ter muito conhecimento nessa área para saber converter vantagens ou conseguir as melhores defesas).
Na segunda partida, jogando de brancas, Magnus tinha a árdua tarefa de vencer Keymer para garantir sua continuidade. A abertura seguiu normalmente, e com a necessidade da vitória, Carlsen precisou tirar o prodígio alemão de sua zona de conforto buscando a iniciativa. Entretanto, ainda no lance 16, o norueguês realizou um movimento errado que abriu uma possibilidade para Keymer aplicar um golpe tático afim de obter vantagem. O golpe consistia em sacrificar o seu cavalo em troca de um peão. Assim, o norueguês iria capturar a peça e Vincent apanharia outro peão com sua torre, ameaçando um cavalo e um bispo ao mesmo tempo, impossibilitando Magnus de defender ambos. Com isso, ao final do golpe, Keymer iria recuperar a peça sacrificada e ainda ficaria com dois peões a mais. A vantagem seria suficiente para assegurar o empate e avançar para a próxima fase. Vincent, no entanto, temeu o sucesso do sacrifício e optou por movimentos mais defensivos, trocando peças. A abordagem escolhida pelo alemão não trouxe a vantagem, mas deu sequência à uma partida muito equilibrada e muito difícil para Magnus contornar. Após muita luta, o norueguês conseguiu uma boa iniciativa e exigiu de seu adversário lances cada vez mais precisos. No lance 52, o alemão enfim cometeu um erro quase imperceptível, mas não para o melhor do mundo. A posição ficou insustentável para Keymer e após dez lances o alemão foi derrotado.
Como de costume, o desempate ocorreu nas partidas rápidas, em que cada jogador tem 25 minutos no relógio e 10 segundos de incremento a cada lance. Em caso de empate, uma nova série de dois jogos será disputada com o tempo reduzido, e assim segue até um dos enxadristas ter a vantagem definitiva.
A primeira série de rápidas foi dramática e certamente deixou o norueguês frustrado. Em ambos os jogos, Magnus obteve vantagem ao final e precisava apenas colocar em prática sua técnica para converter o jogo em vitória, entretanto, não encontrou os melhores lances e viu o alemão se recuperar duas vezes, deixando a oportunidade de avançar escapar, o que deu início a uma nova série de duas partidas.
Dessa vez, com 10 minutos para cada jogador e 10 segundos de acréscimo por lance, Magnus e Keymer fizeram uma partida extremamente precisa do início ao fim e terminaram empatados. Na segunda, o melhor do mundo jogou de brancas e quis a todo o custo dar fim ao match mais desafiador do torneio. A partir de um erro de Keymer, Magnus conquistou a iniciativa e obteve vantagem material para o final. O alemão resistiu e buscou igualar a partida através de ataques ao rei, mas o norueguês forçou uma troca de damas, deixando o tabuleiro com apenas dois peões e rei para as pretas e quatro peões e rei para as brancas. Após a jogada, Vincent Keymer abandonou a partida, deixando Magnus na luta pelo seu primeiro título no campeonato.
Hikaru Nakamura eliminado
Nos últimos meses, o Grande Mestre americano Hikaru Nakamura demonstrou desempenho exemplar no tabuleiro, venceu tanto torneios online quanto presenciais e conquistou o segundo lugar do ranking mundial, com 2787 pontos de rating. No entanto, seu desempenho na Copa do Mundo foi abaixo do esperado. Na segunda rodada, ficou perdido durante seu match contra o GM indiano Karthik Venkataraman e conseguiu a classificação por pouco. Na quarta, o americano enfrentou o indiano prodígio Rameshbabu Praggnanandhaa, 29º colocado no ranking mundial com 2707 pontos.
Nas clássicas, os dois empates entre os Grandes Mestres eram esperados, mas o desenrolar das partidas rápidas surpreendeu. Como dito anteriormente, o estágio de abertura entre profissionais é extremamente equilibrado, pois a maior parte das aberturas seguem linhas teóricas que os Grandes Mestres têm memorizadas. Neste jogo, Nakamura errou a ordem de movimentos e no lance 12 perdeu um cavalo. O americano ainda tentou buscar um contra-jogo, mas o indiano soube se precaver de todas as ameaças de seu adversário e buscou seu próprio ataque. Após 32 lances, Hikaru Nakamura desistiu da partida.
Na segunda rodada, Nakamura tinha a obrigação de buscar uma vitória de pretas. Com as peças brancas, Praggnanandhaa não deu chances para o americano buscar uma iniciativa, e aproveitou da exposição do rei adversário para iniciar um ataque devastador, conquistando a segunda vitória definitiva. Nakamura foi eliminado da competição após um 2 a 0 nas partidas rápidas.
Começam as oitavas de final
Agora, apenas 16 Grandes Mestres seguem na competição. Dentre eles, quatro são GMs Indianos, são eles: Rameshbabu Praggnanandhaa, Arjun Erigaisi, Vidit Gujrathi e Gukesh Dommaraju. Gukesh tem apenas 17 anos e já figura entre o top 10 do ranking mundial. Durante a Copa do Mundo, o jogador fez história ao ultrapassar a maior lenda do xadrez conterrâneo, Viswanathan Anand, no ranking mundial. O ex-campeão mundial reinou como o líder de rating indiano por 36 anos, sua hegemonia foi quebrada pelo garoto, que junto com os outros remanescentes, mostram que o futuro do xadrez indiano tende a ser brilhante.
O duelo em destaque será o match entre Magnus Carlsen e a lenda ucraniana Vasyl Ivanchuk. Embora hoje esteja ranqueado apenas como o número 66 do mundo, o Grande Mestre ucraniano já figurou no top 3 mundial em múltiplos anos e é extremamente respeitado na comunidade. Em partidas clássicas, Magnus e Ivanchuk já se enfrentaram 27 vezes, com oito vitórias para o norueguês, três para o ucraniano e 16 empates. Uma partida famosa entre os dois ocorreu no controle de tempo conhecido como Blitz (três minutos para cada jogador com dois segundos de incremento por lance), no Campeonato Mundial de Blitz de 2015. Os dois se enfrentaram na final do torneio, e após um movimento inesperado do ucraniano, o norueguês reagiu sem perceber a ameaça do adversário. Ivanchuk conseguiu um xeque-mate surpresa e saltou de sua cadeira após o lance. Depois do aperto de mãos, Magnus foi gravado saindo do evento extremamente frustrado com seu desempenho.
O atual campeão da Copa do Mundo, o GM polonês Jan-Krzysztof Duda, enfrenta o número 3 do ranking Fabiano Caruana, em um duelo muito aguardado. O russo Ian Nepomniachtchi, atual vice-campeão mundial, enfrenta o indiano Vidit Santosh Gujrathi. As oitavas de final acontecem entre os dias 12 e 14 de agosto, e é possível acompanhar as partidas ao vivo a partir das 8h tanto no youtube quanto em sites como o lichess e o chess.com, onde é possível ver lance-a-lance junto a uma análise dos computadores.