Mães periféricas se reinventam após a pandemia

Sem emprego, Maria Bethânia Souza buscou no empreendedorismo uma forma de manter sua casa
por
Lua Beatriz
Pedro Mariutti
|
05/05/2022 - 12h

“Quando se é uma mãe, que não tem babá ou qualquer respaldo financeiro, tudo se torna mais difícil. Minha vida parou, mas as contas ainda chegavam. Eu precisei me virar”, afirma Maria Bethânia Souza, 25, mãe de uma menina de seis anos, e chefe de família na periferia do interior de São Paulo, diretamente afetada ao perder seu emprego durante o período pandêmico.

Com a chegada do vírus Sars-CoV-2, o Brasil enfrentou crises econômicas no que tange a população pobre, a taxa de desemprego esteve em alta e alarmou a todos. Entretanto, para aquelas que carregam a função de mãe solo, as dificuldades perduram sem previsão de melhora.

A busca para conquistar um espaço no mercado é árdua para o sexo feminino, fato que se perpetua ao longo de uma cultura que ainda não possui equidade de salários e, a todo instante, coloca em questionamento a capacidade das mulheres. Dentro do cenário de desespero vivido mundialmente, muitas famílias acabaram nas ruas, sem condições de continuar mantendo um lar.

“Até hoje estou sem emprego fixo, e já estamos em 2022. Precisei me reinventar para sobreviver, e ainda sobrevivo.” Souza conta que em dado momento, chegou ao ponto de não saber como resolver a situação de sua casa, e passou a receber a ajuda da mãe.

“Eu fiz o que pude para ajudar minha filha, pois minha neta estava sem ir para a escola, e além da falta de serviço ainda tem a dificuldade de criar uma criança sozinha. Muitas mulheres não tem a sorte de uma mãe que auxilie” conta Fátima, mãe de Maria Bethânia, ambas moradoras da COHAB (Conjunto habitacional).

Os obstáculos não se restringem ao financeiro para as mães solo. Com a paralização das instituições educacionais, os filhos necessitam de atenção redobrada, as sobrecarregando emocionalmente e fisicamente, com as tarefas diárias. “Ser mãe é um trabalho sem folga e remuneração, muitos não enxergam o peso de ser sozinha nessa caminhada.” Completa Souza.

Os impactos são claros e ainda carregados por quem viveu situações de incertezas, tanto financeiras, como mentais. Maria Bethânia encontrou, após os decretos de saúde mais brandos, uma forma de se reerguer: O empreendedorismo.

“Comecei a fazer decorações de festas pequenas, reuniões. Tudo muito simples, mas é o que tem me salvado agora, já que ainda não consegui ser contratada. Talvez dê certo e seja minha chance de ter meu próprio negócio. Mas confesso que ainda tenho crises de ansiedade e pânico com tudo isso.”

Souza, por sua vez, demonstra um olhar otimista mesmo que as cicatrizes existam. “Estou indo a luta, mesmo que ninguém esteja me dando oportunidade, resolvi cria-la. Mas é triste pensar que muitas mulheres estão passando dificuldade e sem ajuda.”