A diretoria do São Paulo agiu rápido e Luis Zubeldía foi anunciado como novo técnico neste sábado (20), cerca de 48 horas após a demissão de Thiago Carpini. As expectativas são altas para o argentino, que firmou vínculo com o Tricolor até o fim de 2025.
O treinador se mostrou feliz e otimista com a oportunidade e espera corresponder com as expectativas. “Os objetivos do São Paulo coincidem com os objetivos da nossa comissão técnica. Desejamos dar muitas alegrias à torcida tricolor paulista e poder fazer parte da prestigiosa história do clube”, afirmou Zubeldía.
O PERFIL DO TREINADOR
Luís Francisco Zubeldía tem 43 anos e nasceu no município de Santa Rosa, na província de La Pampa, na Argentina. Foi um jogador considerado promissor no país e teve passagem pelo Lanús, time de Buenos Aires. Pela qualidade com a bola nos pés, Zubeldía jogou a Copa do Mundo Sub-17 de 1997 e 1999 pela Seleção Argentina, mas teve sua carreira interrompida após sofrer uma grave lesão no joelho e se aposentou dos gramados aos 23 anos.
Apesar das dificuldades, ele não largou o futebol. Se dedicou na carreira jornalística e também para estar à beira do campo. Sua trajetória como treinador se iniciou em 2008, no Lanús, quando tinha 27 anos e se tornou o técnico mais jovem da história a comandar uma equipe da elite argentina.
No começo de 2024, seu nome chegou a ser cotado para assumir o São Paulo, mas as conversas não avançaram. Agora, o treinador chega com a missão de retomar o bom futebol do clube paulista e atingir as metas estipuladas pela diretoria.
FICHA TÉCNICA
Zubeldía trabalhou como técnico da LDU em 2022 e 2023, e na temporada passada conquistou o título da CONMEBOL Sul-Americana na final contra o Fortaleza. Nessa mesma campanha chegou a eliminar o Tricolor nas quartas de final. No mesmo ano ganhou o Campeonato Equatoriano diante do Independiente del Valle.
Vestindo a camisa do time equatoriano, teve 70 jogos, 40 vitórias, 22 empates e 9 derrotas. Zubeldía deixou o clube com 2 títulos após divergências com os dirigentes.
Além disso, já foi técnico do Lanús, que em uma partida para a Sul-Americana também eliminou o tricolor no último minuto, terminando em 4 a 3. Ao longo da sua carreira, também comandou o Barcelona de Guayaquil-EQU, Club Atlético Racing-ARG, Independiente Medellín-COL, Alavés-ESP, entre outros.