No último dia 10, foi revelado que Luis Rubiales renunciou ao seu cargo de presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF). Ele divulgou em suas redes sociais uma carta aberta ao público, que apontava os motivos.
Na cerimônia de premiação da copa, Rubiales ao cumprimentar Jenni Hermoso, deu-lhe um beijo forçado sem seu consentimento. Horas mais tarde, em live no Instagram, a jogadora afirmou que não gostou do que aconteceu e disse que não havia nada que ela pudesse fazer no momento.
Jenni Hermoso prestou queixa formal pessoalmente na sede do Ministério Público de Madrid. A jogadora tinha um prazo de 15 dias para formalizar a queixa. Além dessa acusação criminal, o ex-presidente está sob investigação por má conduta grave pelo tribunal esportivo espanhol.
“Quero esclarecer que em momento algum consenti o beijo que ele me deu, e em momento algum tentei levantar o presidente. Não tolero que se coloque em dúvida a minha palavra, muito menos que inventem palavras que eu teria dito”, comenta Hermoso
O Ministério Público acatou o depoimento, oficializando a denúncia à Audiência Nacional, no dia 28/08. Ele pode pegar até quatro anos de prisão caso seja julgado via penal. Rubiales está sendo julgado pelos crimes de agressão sexual e coerção contra Jennifer Hermoso. A jogadora afirma ter sofrido, além de seus familiares, pressão do dirigente para que “justifique e aprove o que aconteceu”. Estas denúncias fazem com que o Supremo Tribunal comece a investigação, juntando provas que futuramente servirá para possíveis acusações.
Nesta sexta (15/09), Rubiales compareceu ao Tribunal Nacional de Madrid acompanhado de sua advogada, Olga Tubau, para depor como réu. Apesar de negar as acusações, os promotores do caso pedem que Rubiales compareça pelo menos duas vezes por mês.
Além disso, o réu deve permanecer 500 metros longe de Jenni Hermoso e está proibido de estabelecer qualquer tipo de contato com a jogadora. Veio à tona que Rubiales teve que vender seu apartamento luxuoso para lidar com as despesas legais e a pensão para sua ex-mulher e suas três filhas.
Em Assembleia-Geral Extraordinária, 25/08, Rubiales anunciou que não irá renunciar ao cargo, permanecendo como presidente até o final do mandato em 2024 e que o beijo foi consentido e mútuo, se desculpando apenas pelos gestos obscenos nas tribunas. “Me disseram que o melhor é que renunciasse. Tem que haver um motivo para te tirarem de um lugar. Um selinho consentido é para me tirar daqui? Quem me conhece sabe que iremos até o fim. Espero que a lei seja cumprida” diz Rubiales.
Logo depois de seu pronunciamento, jogadoras e jogadores da seleção espanhola se manifestaram em suas redes sociais.
Pronunciamento dos atletas :
Esto es inaceptable. Se acabó. Contigo compañera @Jennihermoso
— Alexia Putellas (@alexiaputellas) August 25, 2023
“Isso é inadmissível. Acabou. Estou contigo, companheira Jenni Hermoso”
Tendríamos que estar estos 5 días hablando de nuestras chicas! De la alegría que nos dieron a todos! De presumir de un título que no teníamos en el fútbol femenino pero…
— Iker Casillas (@IkerCasillas) August 25, 2023
“Vergonha alheia. Teríamos que estar esses cinco dias falando de nossas meninas! Da alegria que elas deram a todo mundo! De celebrar um título que não tínhamos no futebol feminino, mas…”
Hay límites que no se pueden cruzar y esto no lo podemos tolerar. Estamos contigo compañera.
— Aitana Bonmatí Conca (@AitanaBonmati) August 25, 2023
“Há limites que não podem ser cruzados e isso não podemos tolerar. Estamos contigo, companheira”
Um dia após o pronunciamento, Jorge Ivan Palacio, presidente do Código Disciplinar da FIFA (CDF), decidiu afastar o chefe da federação de todas as atividades relacionadas ao futebol em nível nacional e internacional por 90 dias até conclusão do processo disciplinar. aberto na última quinta-feira (24/08) , depois da jogadora desmentir sua fala dizendo que foi violentada.
Javier Tebas, presidente da Laliga, comparou o caso de Jenni Hermoso ao atentado das torres gêmeas em 11 de setembro de 2001. “O dano de reputação para o futebol espanhol é tremendo. É a maior notícia dos meios digitais na história. Maior que o 11 de setembro”, afirma o presidente. “Havia coisas mais graves pelas quais [Rubiales] deveria ter caído. Uma orgia depois de uma jornada de trabalho, uma paella com amigas… Há coisas que não são normais. Algum dia teria que acontecer, e aconteceu. Leva tudo ao extremo sem saber as consequências que possa ocasionar” ainda ressalta. Vale ressaltar que o mesmo minimizou o caso de racismo sofrido por Vini Jr. no futebol espanhol.
Após todo transtorno que Jenni Hermoso passou nas últimas semanas, a jogadora voltou ao Pachuca, time do México onde atua nesta temporada, recebendo homenagens e sendo ovacionadas pelas colegas de time e torcedores presentes. Colocaram um bandeirão com seu rosto e imagens dela com a camisa da seleção espanhola