Liga dos Campeões: semifinais

Com golaço de Brasileiro e gols recordes na semifinais, partidas de ida pegam fogo na Liga dos Campeões.
por
João Paulo Di Bella Soma
|
15/05/2023 - 12h

Nessa última semana ocorreram os primeiros jogos das semifinais da Liga dos Campeões da Europa. Na terça-feira (09), no Santiago Bernabéu, o Real Madrid encarou o Manchester City e o jogo terminou empatado em 1 a 1. No outro jogo da semifinal, na quarta-feira (10), a Internazionale largou na frente e venceu o Milan por 2 a 0, no primeiro Derby Della Madonnina em fases eliminatórias da competição depois de 18 anos, no estádio San Siro

 

Real Madrid X Manchester City

 

Com a promessa de ser o jogo mais estrelado da semifinais, Real Madrid e Manchester City protagonizaram um show de bola para os amantes de futebol.

 

No primeiro tempo, o time de Pep Guardiola pressionou e não deu brechas para o atual bola de ouro, o atacante francês Karim Benzema, dominando a posse de bola e pressionando o time espanhol. Os merengues tiveram que contar com o brilho da estrela brasileira, Vinícius Junior, para abrir o placar aos 36 minutos da etapa inicial. Em jogada iniciada por Camavinga, o francês encontrou um passe para o brasileiro, da entrada da área, acertar um belo. O gol levou o time de Madrid para o vestiário em vantagem de 1 a 0.

 

No segundo tempo, o time de Carlo Ancelotti passou a pressionar e dominar os Citizens. Mas, aos 22 minutos da segunda etapa, depois de uma tabela de Jack Grealish e Gündogan, o belga Kevin de Bruyne acertou um preciso chute de fora da área e venceu o goleiro Courtois, companheiro de seleção, para empatar o jogo e dar números finais a partida.

 

Milan X Internazionale

 

O outro jogo colocará uma equipe italiana na final da Liga dos Campeões, algo que não acontecia a 6 anos. E não estamos falando de qualquer jogo, o confronto coloca frente a frente Milan e Internazionale. Apesar do show de 95% da torcida do Milan presente no estádio San Siro, foram 5% dos torcedores da Inter que comemoraram a vitória. 

 

Com um primeiro tempo movimentado, o time da Internazionale abriu o placar em menos de 10 minutos com dois gols relâmpagos, sendo esses o terceiro 2 a 0 mais rápidos da história da competição. Nos primeiros 8 minutos de jogo, Hakan Çalhanoglu cobrou escanteio e mandou a bola direto no pé do centroavante bósnio Edin Dzeko, que finalizou com o pé esquerdo e abriu o placar. Não demorou muito, e três minutos depois, com um belo corta luz de Lautaro Martínez, o meia Mkhitaryan ficou com o caminho livre até a área para mandar a bola na rede de Mike Maignan e ampliar para os Nerazzuri.

 

Após um primeiro tempo desastroso e sonolento, os Rossoneri ensaiaram uma reação e passaram a criar mais chances e ocupar mais o campo de ataque no segundo tempo, no entanto, criaram poucas chances de perigo para o goleiro Onana.

 

No começo do segundo tempo, em um ótimo passe de Sandro Tonali, o meia brasileiro Junior Messias saiu cara a cara com o goleiro da Inter e mandou a bola para fora, naquela que foi a melhor chance do time no jogo. Mesmo com o domínio do rival, o time de Simone Inzaghi não se deixou assustar pela pressão e - como fez ao longo da competição - apostou no banco de reservas. O atacante Lukaku e o meio-campo Brozovic, que era cotado para ser titular, entraram para reorganizar o time e fazer com que a Inter voltasse para o jogo.

 

Com ambos os times desperdiçando chances de gol e com os goleiros Onana e Maigan fazendo defesas importantes, o jogo terminou com a vitória para o lado do time preto e azul. A Inter leva vantagem para o jogo de volta, onde contará com a maior parte da sua torcida, por ser mandante. Enquanto isso, o Milan precisará de um milagre e vencer por três gols de diferença para se classificar.

 

HORA DA DECISÃO

 

Os jogos de volta das semifinais acontecem nesta semana, ambas às 16h (horário de Brasília). Na terça-feira (16), no San Siro, em Milão, Internazionale e Milan decidem uma vaga na final. Na quarta-feira (17), no Eithad Stadium, na Inglaterra, Manchester City e Real Madrid jogam pela vaga na grande decisão no dia 10 de junho, em Istambul, na Turquia.