Liga dos Campeões 23/24 tem grupos definidos.

Bayern de Munique e Manchester United juntos e PSG no grupo da morte. Confira os resultados do sorteio.
por
João Paulo Di Bella Soma
|
01/09/2023 - 12h

Nesta quinta-feira (31), foram definidos os oitos grupos da Liga dos Campeões 23/24. A cerimônia ocorreu em Mônaco, e reuniu os representantes dos clubes e da organização para o sorteio. Divido em quatro potes entre campeões nacionais, continentais e vagas distribuídas pelo rank de clubes da UEFA, a Liga dos Campeões dessa temporada conta com muitos times diferentes do que de costume. Essa será a última edição no formato atual, já que para a próxima temporada, 24/25, a UEFA passará a adotar um novo modelo de campeonato com 36 clubes e sem a tradicional fase de grupos. Veja como ficaram os grupos:

 

GRUPO A

 

-Bayern de Munique (ALE)

-Manchester United (ING)

-Copenhagen (DIN)

-Galatasaray (TUR)

 

GRUPO B 

 

-Sevilla (ESP)

-Arsenal (ING)

-PSV (HOL)

-RC Lens (FRA)

 

GRUPO C

 

-Napoli (ITA)

-Real Madrid (ESP)

-SC Braga (POR)

-Union Berlin (ALE)

 

GRUPO D

 

-SL Benfica (POR)

-Internazionale (ITA)

-FC Salzburg (AUS)

-Real Sociedad (ESP)

 

GRUPO E

 

-Feyenoord (HOL)

-Atlético de Madrid (ESP)

-Lazio (ITA)

-Celtic (ESC)

 

GRUPO F

 

-Paris Saint Germain (FRA)

-Borussia Dortmund (ALE)

-Milan (ITA)

-Newcastle (ING)

 

GRUPO G

 

-Manchester City (ING)

-RB Leipzig (ALE)

-Estrela Vermelha (SER)

-Young Boys (SUI)

 

GRUPO H

 

-Barcelona (ESP)

-Porto (POR)

-Shakhtar Donetsk (UCR)

-Royal Antuérpia (BEL)

 

Favoritos ao título

 

Campeão da Liga dos Campeões pela primeira vez em sua história na última temporada e atual time a conquistar a tríplice coroa, o Manchester City do renomado Pep Guardiola é um dos favoritos para levantar a taça pela segunda vez. Com o atacante norueguês Erling Haaland, um dos melhores centroavantes do mundo, e com as chegadas dos croatas Joško Gvardiol e Mateo Kovačić para reforçar o já fortíssimo elenco, o time de Manchester tem tudo para construir uma hierarquia nos próximos anos na competição continental.

Rodri comemorando com o seus companheiros o gol da vitória  (DARREN STAPLES / AFP)
Rodri comemorando o gol da vitória com seus companheiros Foto: Darren Staples / AFP

Outro clube que deve chegar como um dos favoritos para a atual edição é o Bayern de Munique. Comandado pelo alemão Thomas Tuchel e atual campeão da Bundesliga, os bávaros são outro time a ser batido. Além de contarem com um elenco muito forte, o time de Munique trouxe a peça que faltava para reforçar o ataque, o centroavante inglês Harry Kane, vindo diretamente do Tottenham Hotspurs. Kane é o segundo maior artilheiro da história da Premier League, maior artilheiro da história da seleção inglesa e do Tottenham. Os alemães já conquistaram seis vezes o torneio e chegam à mais uma edição para levantar a taça pela sétima vez.

Jogadores do Bayern de Munique comemoram após gol.
Jogadores do Bayern de Munique comemorando gol. Foto: Christof Stache/ AFP

Possuindo maior número de títulos do torneio, totalizando quatorze, o Real Madrid nunca decepciona quando o assunto é Liga dos Campeões. Comandado pelo italiano Carlo Ancelotti, os merengues contam com um plantel recheado de jovens craques, como Vinícius Júnior, Rodrygo, Valverde e Camavinga, e outros jogadores experientes, como Toni Kroos, Luka Modrić e Thibaut Courtois. Após a saída de um dos maiores astros da equipe para o Al-Ittihad, o francês Karim Benzema, a equipe madrilenha abriu os cofres para trazer uma das maiores joias do futebol mundial, o inglês Jude Bellingham, por 100 milhões de euros, para repor o lugar que pertencia ao craque francês. Chegando a sua quadragésima segunda participação no torneio, o Real Madrid busca o décimo quinto troféu para colocar em sua galeria.

Jude Bellingham comemorando gol contra Celta de Vigo
Jude Bellingham celebrando vitória em cima do Celta de Vigo. Foto: Miguel Riopa/AFP

 

Podem surpreender

 

Batendo na trave na corrida pelo título inglês da temporada anterior, o Arsenal retorna para a competição após 6 anos. No comando do espanhol Mikel Arteta, que atuou pelo clube em grande parte de sua carreira, os gunners vêm reestruturando o seu elenco ao longo do tempo, com nomes que se consolidaram no futebol mundial como Gabriel Jesus, Ødegaard, Thomas Partey, Bukayo Saka e o ponta Gabriel Martinelli. O time também conta com as chegadas do volante Declan Rice, do meia Kai Havertz e do zagueiro Jurriën Timber nesta janela de início de temporada. Os torcedores londrinos estão com uma grande expectativa de que o time possa chegar longe nessa Liga dos Campeões, tendo em vista a frustração do clube em nunca ter conquistado o título em todo a sua história. O clube participou da final na temporada 2004/05, edição em que acabou ficando com o vice-campeonato para o Barcelona. Caindo em um grupo equilibrado junto de Sevilla, PSV e RC Lens o time chega para tentar ganhar a sua primeira competição continental na história.

Time do Arsenal comemorando após o gol
White, Trossard, Vieira, Marquinhos, Jorginho e Tierney.
Foto: Icon Sport

Campeão quatro vezes da Premier League, um dos times que vem roubando os holofotes desde o ano passado, após ser comprado pelo príncipe saudita Mohamed bin Salman, é o Newcastle da Inglaterra, que retorna a Liga dos Campões depois de 20 anos. Com o investimento do Fundo Soberano da Arábia Saudita, os The Magpies já gastaram milhões em contratações desde a temporada passada, trazendo nomes como o meia Bruno Guimarães, o lateral Kieran Trippier, o centroavante Alexander Isak, o zagueiro Sven Botman e muitos outros. Comandado pelo inglês Eddie Howe, o time teve uma ascensão muito rápida dentro da Premier League, já que em sua primeira temporada após os investimentos árabes conseguiu superar clubes como Liverpool e Tottenham e classificar para a Liga dos Campeões. Mas mesmo com a ótima fase e a chegada do recém-contratado volante Sandro Tonali, os londrinos terão um grande desafio logo na primeira etapa do torneio, pois caíram no grupo da morte junto de PSG, Borussia Dortmund e Milan.

Isak comemorando gol
Alexander Isak comemorando após marcar o terceiro gol contra Aston Villa.
Foto: Peter Powell/EPA

Perto dá à falência em 2001 ao estrelato da maior competição de clubes do mundo, o Union Berlin vem subindo de degrau em degrau desde que chegou na Bundesliga em 19/20. Cativando os amantes de futebol pela sua linda história e por possuir uma renda mais baixa comparado a outros clubes da elite, a equipe vive uma realidade totalmente diferente do bilionário Newcastle, tendo como destaque jogadores que não possuem tanto nome no mercado. Os destaques do elenco são, o alemão Rani Khedira, o surinamês Sheraldo Becker, o português Diogo Leite e o Tunisino Aïssa Laïdouni. Possuindo uma torcida de classe trabalhadora e tendo o seu estádio, An der Alten Försterei, no meio da floresta, o modesto time alemão chega na Liga dos Campeões com a difícil missão de superar Napoli e Real Madrid no grupo C para chegar às oitavas de final.

Union Berlin comemorando gol
Jogadores do Union Berlin comemorando gol contra Darmstadt
Foto: French Football Weekly

A primeira rodada da fase de grupos começa nos dias 19 e 20 de setembro e termina nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023. O mata-mata volta apenas em fevereiro de 2024, e a grande final está marcada para o dia 1 de junho de 2024, no estádio Wembley, em Londres. Lembrando que o terceiro colocado de cada grupo vai direto para o mata-mata da Liga Europa. A Liga dos Campeões será transmitida aqui no Brasil pela TNT Sports na TV fechada e pelo SBT na TV aberta, além da transmissão pelo streaming HBO Max que faz parte da TNT Sports.